Carramanchão e proteção dos bogs.
Olá !
Como havia prometido, seguem as primeiras fotos do esqueleto do carramanchão... como vcs podem facilmente perceber, ainda falta muito, embora tenha levado um dia inteiro de trabalho e custado uma tremenda dor nas costas... mas, de grão em grão a galinha enche o papo...
Isso se fez necessário porque o deck frontal, onde o carramanchão foi construído, recebe muito sol, o que impede que ali fiquemos confortavelmente no verão (aqui faz mais de 40 graus facilmente).
A idéia é plantar umas trepadeiras para fornecerem certa sombra sob a estrutura, onde possamos colocar uma mesa e cadeiras para um bate papo, e estou pensando em: maracujá (li em algum lugar que há dúvidas a respeito de um de seus tipos ser protocarnívoro, além de as flores serem lindas), bouganvilles e, é claro, neps. madagascariensis, quando já houver alguma sombra para elas poderem crescer sem problemas...

A outra idéia, é uma tela de proteção para o bog das dionaeas e droseras, necessária por causa dos constantes ataques dos Bem - te - vis de rapina que residem por aqui pela reserva, bem como dos micos e macacos - pregos, que simplesmente já escavaram até um vaso de cactos (mas espetaram as mãos - hehehehehehehehe)... além das maritacas e outros pássaros com aqueles bicos em forma de alicate, extremamente hábeis...
Estou postando as imagens porque acho que aqueles que tenham bogs devem tomar essa mesma precaução... e, assim, essa idéia pode ser útil.

Tenho umas fotos da montagem do carramanchão, mas depois que as vi, e pude notar a minha andrajosa figura, sinceramente, fiquei com vergonha de colocar no forum... mas se alguém quiser saber como se monta, posso tentar elaborar um passo a passo (sem fotos, é claro).
Grande abraço a todos.