| Autor | 
            Mensagem | 

| 

corista 

Registrado em: 18.07.2008(Sex)13:00 Mensagens: 10 Localização: portugal,lisboa

| 

duvida com musgo  

tenho duas perguntas 1-tanto o musgo, o po de pinheiro xaxim, pelos de coco ou a mistura destes 4 pode ser utilizada na estratificação e germinaçao de semntes de sarracenia???
  2-o musgo de aquario tambem pode ser usado na estratificaçao?? 

| 

| 18.07.2008(Sex)13:45 | 

| 

| 

| 

Edirlessandro Arruda 
				Destaque 

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE

| 

Olá amigo seja bem vindo,estou com sementes de sarras na estratificação e usei musgo sphagnum,pois pude ver que ele retém melhor a água, e eu não preciso ficar borrifando todos dias para que fique úmido,ok. desconheço desse musgo de aquário     .  

| 

| 18.07.2008(Sex)16:24 | 

| 

| 

| 

Bruno Garcia 
				Destaque 

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP

| 

tb desconheço esse musgo de aqurio... para estratificaçoes só pode usar o sphagun(é o mais aconselhado).
  Abraços 

_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
  http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
  Growlist Bruno Garcia:
  viewtopic.php?f=24&t=2907

| 

| 18.07.2008(Sex)17:36 | 

| 

| 

| 

Clayton 
				Destaque 

Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14 Mensagens: 344 Localização: Curitiba, Paraná

| 

1 - Se o musgo for o sphagnum sim, monte um substrato normal. Mas não compre pó de xaxim, o comércio disso é ilegal, agora se tem aí de um bom tempo atrás, veja se não está estragado (decomposto).  2 - Só o sphagnum pode ser usado. 

_________________ Até mais,
  Clayton.
  Growlist e Wishlist

| 

| 18.07.2008(Sex)18:29 | 

| 

| 

| 

corista 

| 

eu esto pretendendo germinar sarracenia purpura como não tenho o musgo aqui em portugal estava a pensar num subs trato de po de pinho misturado com areia, debaixo de fibra de coco para humidificar agua destilada com poucas gotas de acido cloridrico. o que axam??
  o funguicida tbm se vende em lojas de aquarios??(lembrome de ter lido qualquer coisa sobre isso, mas n tenho a certeza) 

| 

| 18.07.2008(Sex)18:31 | 

| 

| 

| 

Bruno Garcia 
				Destaque 

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP

| 

Olha acho que para a estraficação acontecer emsmo tem que usar o sphagnun...
  Abraços 

_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
  http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
  Growlist Bruno Garcia:
  viewtopic.php?f=24&t=2907

| 

| 18.07.2008(Sex)18:36 | 

| 

| 

| 

Clayton 
				Destaque 

Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14 Mensagens: 344 Localização: Curitiba, Paraná

| 

Se for acidificar tem que controlar o pH, eu não sei o pH ideal mas deve ser em torno de 5-6, mas julgo isso desnecessário.
  Quanto ao substrato, você também pode usar turfa, só veja se está livre de adubos. 

_________________ Até mais,
  Clayton.
  Growlist e Wishlist

| 

| 18.07.2008(Sex)18:41 | 

| 

| 

| 

corista 

| 

poderei usar turfa?? 

| 

| 19.07.2008(Sáb)9:17 | 

| 

| 

| 

Carlos Rohrbacher 
				Site Admin 

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil

| 

Saudações.
  O musgo de aquários deve ser uma Vesicularia sp., se não me engano o Miguel utiliza sobre os vasos para manter a umidade, desconheço resultados quanto ao uso disto para estratificação. Utilizo o sphagnum que, com o devido controle de fungos, é uma ótima. Também desconheço o uso de turfa na estratificação. Alguém?
  Um abraço. 

_________________ Droseraholic!!!

| 

| 19.07.2008(Sáb)22:10 | 

| 

| 

| 

Pedro Batalha 
				Destaque 

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ

| 

Acho que o musgo de aquário que o Corista está se referindo possa ser o Musgo de Java... Nesse caso acho que não seria uma boa opção!  Na falta do sphagnum, talvez fosse melhor testar em turfa mesmo (pelo menos uma parte das sementes)... Qual é o substrato para carnívoras que vocês utilizam aí em Portugal? Eu acho que é turfa, acertei? 

| 

| 19.07.2008(Sáb)23:12 | 

| 

| 

|