Autor |
Mensagem |
edson dp
Registrado em: 20.01.2008(Dom)13:57 Mensagens: 14 Localização: Pato Branco - Parana - Brasil
|
 Iluminação noturna?
bom dia Alex, bem fiz uma caixa semelhante a sua, e ja esta lotada com droseras BURMANNII, CAPENSIS, INTERMEDIA, SPATULATA, e DIONAEA MUSCIPULA. gostaria de saber: a temperatura media de sua caixa, se você deixa as sementes com iluminação o dia e a noite tambem? ou quantas horas? muito obrigado.
|
01.02.2008(Sex)6:17 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
 Re: Iluminação noturna?
edson dp escreveu: bom dia Alex, bem fiz uma caixa semelhante a sua, e ja esta lotada com droseras BURMANNII, CAPENSIS, INTERMEDIA, SPATULATA, e DIONAEA MUSCIPULA. gostaria de saber: a temperatura media de sua caixa, se você deixa as sementes com iluminação o dia e a noite tambem? ou quantas horas? muito obrigado. Olá Edson, a temperatura durante o inverno ficava entre 30 - 35ºC, então eu deixava uma pequena passagem para ventilação na tampa superior para não aquecer mais. Quando chegou a primavera/verão a temperatura só ficava nessa faixa se eu deixasse totalmente aberta, sem tampa nenhuma... Deixe a lâmpada ligada no mínimo 10 horas por dia e no máximo 16, o escuro e a queda na temperatura simula o período noturno, isso também é importante. Boa sorte
|
01.02.2008(Sex)8:33 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
|
No final do outono resolvi colocar a caixinha para trabalhar novamente, porque nessa época do ano meu quintal não recebe uma quantidade adequada de sol.
Dessa vez comprei uma lâmpada de 25W (a outra era de 15W) e coloquei D. communis, D. sessilifolia, D. hirtella var. lutescens e D. tomentosa var. tomentosa.
Demoraram muito mais que o normal para germinarem... se não me engano um pouco mais de 1 mês. A única que se saiu bem foi a D. sessilifolia, onde muitas germinaram ao mesmo tempo. Já as outras - com excessão da D. communis que até hoje não deu as caras - germinaram 1 ou 2 e ainda morreram depois de ficarem um pouco marrons! Acreditei que poderia ser por causa da lâmpada mais forte, então coloquei novamente uma de 15W, aí o resultado me surpreendeu, pouco tempo depois ocorreu um "boom" na germinação, vários seedlings apareceram ao mesmo tempo!
Agora coloquei algumas D. viridis e ainda aguardo as D. communis...
Bom, é isso... só queria mesmo atualizar o tópico para dizer que este método está mais do que recomendado!
Abraços, Alex de Moura.
|
30.07.2008(Qua)14:23 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
Boa ideia essa da caixa Alex!!! Aqui acho qeu vou usar aquelas de ovos de galinha sabe??? pra semear algumas especies
Abraços
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
30.07.2008(Qua)14:36 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
A dois anos eu uso caixas de ovos, e é muito eficiente.
|
30.07.2008(Qua)15:02 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
Agora ta decidido hehehe Vou semear aquelas sementes de capillaris que vc me mandou Cristiano.
Abraços
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
30.07.2008(Qua)15:03 |
|
 |
Lucas Laroc
Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28 Mensagens: 300 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
achei bem lega essa ideia!! eu vou tentar fazer tambem  Se você quizer aquecer tente usar um lampada halogenas que elas esquentam bem, mas eu acho melhor você testar sem pcs primeiro Lampada halogena, com bocal E27, você so vai precisar troca a lampada! 
Editado pela última vez por Lucas Laroc em 01.11.2008(Sáb)11:15, em um total de 1 vez.
|
01.11.2008(Sáb)8:54 |
|
 |
Lucas Laroc
Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28 Mensagens: 300 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
depois de montar tudo, ficou um pouco diferente, mas apareceu um duvida, quantos furos eu tenho que fazer? e aonde é o melhor lugar para faze os furos, sendo que eu coloquei a lampada e o cooler do mesmo lado, depois eu posto um foto aqui!
|
01.11.2008(Sáb)11:09 |
|
 |
Lucas Laroc
|
tambem achei bem criativo, ja ate fiz a minha...com os furos em cima e do lado oposto o do ventilador! =D, depois eu post algumas fotos!
|
01.11.2008(Sáb)12:50 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
|
Olá Lucas, já fiz um comentário lá no seu post também. Olha, não é necessário essa lâmpada halógena, o reator da própria fluorescente compacta gera calor suficiente para uma caixa desse tamanho. A última caixa que estou usando, nem furos fiz, tem somente o espaço do cooler para ventilação (eu troquei por um maior, o atual mede 80x80mm) e estou usando uma tampa original, sem nenhum furo, janela ou cortes, eu a deixo entreaberta, assim posso regular o tamanho da abertura dependendo da temperatura do dia. Em dias muito frios, ela fica praticamente fechada e a temperatura se estabiliza aos 27ºC, já em dias muito quentes é necessário deixar quase metade aberta... Estou testando outra caixa, esta, refrigerada durante a noite com garrafinhas de água congelada. É para baixar a temperatura à casa dos 10ºC, ou seja, condições highlanders. 
|
03.11.2008(Seg)13:49 |
|
 |
|