Diário de Viagem - Norte de Minas
Autor |
Mensagem |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Paulo, antes de soltar as respostas, e após algumas pessoas chutarem, sugiro vc 1o dizer de onde são as plantas (Cipó ou Diamantina), dando assim uma pequena dica a todos nos! ;)
Abs, Fernando Rivadavia
P.S. Aaah, se apenas pudessemos ver as sépalas melhor nestas fotos! ;) Bom, mesmo assim ainda seria difícil diferenciar D.schwackei, D.graminifolia, D.camporupestris e D.chrysolepis...
|
02.08.2008(Sáb)14:47 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Ahhh... você quer moleza, hein, Fernando? Tudo bem, mas há um custo... 4 novas fotos foram adicionadas! As fotos 5, 9, 10 e 13 são de Diamantina, as demais, do Cipó... Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
02.08.2008(Sáb)15:20 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Paulo Minatel escreveu: Excelente, Carlos! Quem diria, hein!? Carlos 1 Demais 0  Piis, estava com flores dessas abertas por aqui há uns 15 dias, pensei que poderia errar em função de alguma D. chrysolepis, mas achei difícil que vocês as encontrassem com flores. A propósito, em que horário foi tirada a foto da D. camporupestris? Vou arriscar novamente: 07) Drosera tomentosa var. tomentosa11) Drosera montana var. montanaFiquei muito curioso quanto à imagem seis e se haveria uma D. schwakei entre essas flores, eu aguardo ansiosamente pela floração aqui, mas até agora nada. Um abraço e obrigado pelas imagens. 
_________________ Droseraholic!!!
|
03.08.2008(Dom)18:33 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Ihhhh, Carlos... não foi dessa vez... Encontramos flores abertas de D. camporupestris e de quase todas as outras até umas 2 horas da terde, mas a foto foi tirada ao meio dia... Citação: Fiquei muito curioso quanto à imagem seis e se haveria uma D. schwakei entre essas flores, eu aguardo ansiosamente pela floração aqui, mas até agora nada. Caramba! Qual o tamanho das suas plantas? Elas não florescem muito pequenas... Citação: pensei que poderia errar em função de alguma D. chrysolepis, mas achei difícil que vocês as encontrassem com flores. Eu não acharia tão difícil... Abs,
Growlist e Wishlist
|
03.08.2008(Dom)19:21 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Opa, cadê as imagens das fabulosas droseras mineiras 'de corpo inteiro'? Tem que postar!! Humm ... ... será que as D. camporupestris são as que mantêm flores abertas por mais tempo? Ah, minhas D. schwakei já estão com um tamanho razoável, vou tentar tira fotos com uma régua para te mostrar, são muito simpáticas essas únicas 'amarelinhas' dentre as verdes e as vermelhas.
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
04.08.2008(Seg)21:25 |
|
 |
yuri
|
gostei das fotos
|
05.08.2008(Ter)10:28 |
|
 |
Paulo, Nílber e Vitor A.
|
Holy Darwin!
Nem eu que tava lá arrisco!
As minhas fotos aqui eu só consigo relacionar flor-planta pq logo antes da flor tem a foto da planta toda.
E o Paulo pegou pesado!
Abraços.
Nílber
_________________ Paulo Minatel, Nílber e Vitor Batista, direto do norte de Minas...
|
05.08.2008(Ter)20:49 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Bom, vamos lá, vou chutar! ;)
1.) D.tomentosa var.glabrata 2.) D.camporupestris (thanks Carlos! ;) ) 3.) D.hirtella var.hirtella 4.) D.chrysolepis 5.) D.graminifolia 6.) D.communis 7.) D.chrysolepis 8.) D.chrysolepis 9.) D.schwackei 10.) D.graminifolia 11.) D.camporupestris 12.) D.montana 13.) D.graminifolia 14.) Essa vc já me falou... ;)
Abs, Fernando Rivadavia
|
05.08.2008(Ter)23:54 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
|
Ótimo chute, Fernando! Mas ainda não foi 100%! 1.) D.tomentosa var.glabrata 2.) D.camporupestris (thanks Carlos! ;) ) 3.) D.hirtella var.hirtella 4.) D.chrysolepis 5.) D.graminifolia 6.) D.communis 7.) D.chrysolepis 8.) D.chrysolepis 9.) D.schwackei 10.) D.graminifolia 11.) D.camporupestris 12.) D.montana 13.) D.graminifolia 14.) Pois é, essa vc sabia... continuo esperando alguém chutar... Notei que as flores de D. chrysolepis tendem a ser mais claras, pálidas, ao passo que as flores de D. camporupestris são de um rosa mais forte, escuro. Mas seria isso ecológico já que todas as flores que vi de chrysolepis eram de plantas em solos secos e as de comporupestris, de plantas em solos muito úmidos ou seria genético....? mais uma grande dúvida... Well, vou facilitar pra aquelas que não foram determinadas ainda... tanto a 3 quanto 12 são de plantas com rosetas achatadas, mas não tem nada a ver com D. hirtella var. hirtella, a 7 não tem nada a ver com D. chrysolepis e a última eu continuo aguardando resposta... Abs,
Growlist e Wishlist
|
06.08.2008(Qua)1:22 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Hello Paulo, Até q não errei tantas, pensei q seria pior, hehehe!  Sobre as flores, eu tbm não sei direito se é genético ou ambiental. Teria q revisar minhas fotos antigas, mas se me lembro bem mesmo em cultivo isso se mantia. Portanto é possível q a diferença na cor das flores seja genética mesmo. Bom, vamos ver se acerto agora: 3.) D.tentaculata 7.) D.tomentosa var.tomentosa 12.) D.tentaculata Abs, Fernando Rivadavia
|
06.08.2008(Qua)1:36 |
|
 |
|