Re: Todas as minhas Nepenthes - O retrospecto
Olá, povo "nepentheiro"!
Vamos por partes, começando pelo mais simples:
Alex Moura escreveu:
...
Francisco Eduardo escreveu:
... me diz uma coisa: com que tipo de caneta vc consegue escrever nessas plaquinhas de identificação ? tem alguma cuja legibilidade consiga se mantes ? aqui as letras apagam rapidamente !
Eu uso uma caneta marcadora de CD's mesmo, não estou com ela aqui agora... não sei te dizer a marca, as primeiras que identifiquei há mais de 8 meses já não estão perfeitas mas ainda está bem legível, aguenta mais alguns meses.
Conheço uns orquidófilos antigos daqui da minha terra que usam lápis com grafite HB sobre plaquetas de PVC lixadas... Dizem eles que o grafite "petrifica" com o tempo e não sai jamais!
Alex Moura escreveu:
...
N. x arakawae [alata*(maxima*northiana)]...

...

Olá, Alex!
N. x arakawae ???
Essa variedade eu ainda não conhecia... Tem certeza que é essa planta mesmo?? De onde ela veio? Ficou atento para não haver troca das plaquinhas de identificação?
Os jarros dela são "a cara" dos da minha
N. gracilis "spotted", só que de folhas bem diferentes... E a tampa também tem formato diferente...
Não deixe de mostrar imagens dos jarros maiores, quando ela os produzir!
Alex Moura escreveu:
...
N. x chelsonii [(rafflesiana*hirsuta)*(rafflesiana*ampullaria)]Adquirida em 07/06/2007:
A cada jarro que ela desenvolve, eu acredito cada vez mais não se tratar de uma
N. x chelsonii. Creio que seja a mesma planta que o Marcos Ono recebeu como
N. alata e o Miguel Pandini postou aqui no fórum para uma possível identificação, está na sala “Identifique a sua planta!” em Galeria, foi postada no dia 15/11/2007 (desculpem-me, mas não sei como colocar um link direto para o post dele, já que este tópico já está com mais de 60 páginas). Mas olhando fotos por aí a fora, encontrei esta
N. x superba postada no sarracenia.com, é idêntica à minha:
Clique para ver a foto . Muito parecida também com a Nepenthes da USP que o Paulo Minatel mostra no tópico:
Carnívoras da USP e é identificada como
N. x superba Para finalizar acredito então se tratar de uma
N. x superba [(gracilis*khasiana)*(rafflesiana*ampullaria), se analisarmos a composição deste híbrido, veremos que 50% é idêntica à
N. chelsonii, daí essa confusão...

9 meses depois, está com 5 jarros:

O maior tem 12cm:

Xiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!
Isso ainda vai dar muito "pano pra manga"!!!!
Essa tal
N. x chelsonii continua dando muita dor de cabeça... E não é pra menos!
Alex, posso dizer, com certeza, que essa aí não é a mesma planta que veio para mim como
Nepenthes x
chelsonii... E mais, ainda: eu tenho essas duas plantas aqui nomeu cultivo...
Eu já tinha discutido isso em outro tópico, mas trago de volta...
Veja essas duas plantas:

...

Ambas são classificadas como: "
Nepenthes x edinensis = [rafflesiana x ((rafflesiana x hirsuta) x (rafflesiana x ampullaria))]", ou seja, cruzamento de
N. rafflesiana com
N. x chelsonii... A primeira, da esquerda, é procedente da "greenhouse" da Humboldt State University, EUA. Por isso, acredito que esteja bem identificada.
Fica a incógnita da segunda...
A imagem da N. x superba do site "sarracenia.com', que vc citou:

E a imagem da
N. x superba [(gracilis*khasiana)*(rafflesiana*ampullaria) da USP, feita pelo nosso colega Paulo Minatel:

Acho que não resta dúvida que se trata da mesma planta...
E tem uma coisa curiosa, bem visível nessa última foto: há
dois padrões diferentes de "salpicado" sobrepostos no corpo do jarro "lower"... Um que consiste no vermelho quase homogêneo alternado pelo verde-amarelado do fundo, e um outro, de manchas grandes, marron-púrpura.
Agora, observe a imagem que é apresentada no site da Humboldt como "lower" da
N. x chelsonii:

E a imagem da que eu tenho aqui em cultivo, que adquiri do Prof. Dennis Saridakis:

Acredito que as duas sejam da mesma espécie... O que acham?
Observem que há um
único padrão de "salpicado": o vermelho com o fundo verde-amarelado! O peristômio tem formato diferenciado do da planta anterior, mais no estilo da
N. ampullaria... Tampa em formato "V"... E o jarro é bem mais achatado, lembrando o formato da
N. rafflesiana, de novo a herança da
N. ampullaria nesse cruzamento complexo...
De duas, uma: ou comprei uma planta com o nome errado, ou sou o feliz proprietário de uma das neps mais raras no Brasil!!!
Permanece a incógnita da primeira planta... Depois das imagens que o Alex indicou, passo a acreditar que seja mesmo esse híbrido
N. x superba =[(gracilis*khasiana)*(rafflesiana*ampullaria)Mas, ainda aguardo a informação definitiva!
Abraços a todos!