sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4
Autor |
Mensagem |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Sobre o bog jardineira !
Olá Alex ! me desculpe pela demora na resposta, fazia muito tempo que eu não conseguia parar para entrar no forum (na verdade, muito mais tempo do que eu mesmo gostaria) ! fiz os furos com uma furadeira comum, usando broca para concreto, mas dois furos são suficientes - lembre-se de faze-los do lado oposto àquele por onde entra a água, como no projeto do Pedro. Nunca tive nenhum problema de vazamento, porque usei argamassa cimentcola quartzolit para vedar o fundo e as laterais da jardineira, além do que tive o cuidado de comprar uma que não estivesse furada por baixo (o cara da loja ficou cismado, pensando que eu estava procurando uma peça com defeito, então aproveitei e pedi um desconto... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs). Grande abraço e, uma vez mais, me desculpe pela demora na resposta !
|
01.10.2008(Qua)17:59 |
|
 |
Ian
Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18 Mensagens: 298 Localização: são pedro rj
|
 Pedro
Gostei muito do seu projeto, vou montar aqui também. Parabéns pela criatividade!
|
01.10.2008(Qua)23:48 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
 Re: Fotos do Bog "Jardineira"...
Francisco Eduardo escreveu: ... Vantagens do Bog sobre as bandejas (que eu tenha notado):
1. A água, sob o substrato, não esquenta como esquenta nas bandejas sob o sol; 2. Não é necessário limpar as bandejas; 3. Não há risco de criação de mosquitos e outros animais indesejáveis que as plantas não consigam capturar; 4. Não propicia o aparecimento das algas fedorentas; 5. É mais fácil manter; 6. Aqui em casa, é uma forma de as plantas poderem ficar expostas ao sol sem a preocupação com a evaporação da água no verão.
Detalhes importantes:
1. Deixei o substrato com uma camada de mais ou menos 25 cm de profundidade; 2. Esperei que ficasse úmido por igual antes de transferir as plantas para lá; 3. Parece melhor que fazer o bog no jardim, porque, ali, acho que as plantas sumiriam, já que são muito pequenas... Excelente!!! Eu ainda não havia visto esse tópico... Acho que finalmente tenho um jeito de me livrar daquelas bandejas nojentas, que dão péssimos resultados, e só servem para atrair mosquitos e fiscais da saúde pública! Valeu pela ótima sugestão! [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
02.10.2008(Qui)9:54 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Melhor mesmo
Olá Miguel ! sem dúvida, o bog é a melhor opção. Também sempre achei as bandejas nojentas ! mas com o bog esse problema desaparece !
|
02.10.2008(Qui)10:07 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Fico muito feliz de ver todas as idéias e sugestões que surgiram aqui... só estou sentindo falta de fotos!!! Assim que puder eu colocarei algumas... abraços!
05.11.2008(Qua)21:42 |
|
 |
Ian
|
 Fiz e deu certo!
Passei aqui só para dizer que experimentei esse projeto do Pedro (e do Alex, rs) há mais ou menos 1 mês (com pequenas modificações) e obtive sucesso na germinação de carnívoras (a maioria Drosera, vindas de gentis doações dos membros do fórum). Mas claro que não foi nada assim no vapt-vupt: - Demorou até conseguir os materiais necessários. Por isso não plantei as sementes imediatamente, ficaram armazenadas na geladeira em vidro vedado, com um pedaço de giz como dessecante. Foi uma bênção encontrar este tópico! - O substrato foi o que deu mais trabalho, na falta de Sphagnum tive de preparar uma mistura que satisfizesse os requerimentos de cultivo (leveza, permeabilidade, drenagem e pobreza de nutrientes). - Semeei em linhas, assim quando germinassem daria um efeito bonito (não que vá acontecer exatemente como imaginei, mas a idéia foi essa). - De início coloquei em logal bem iluminado, pegando o sol da tarde. Depois li que não precisava tanto  e fiquei com muito receio de ter cozido as sementes, mas mesmo assim não desisti. - Observando fotos dos colegas do Fórum percebi que o substrato usado na germinação era bem empapado (alagado), diferente do meu apenas úmido/molhado, outro choque. Tratei de fechar o furo de drenagem com fita adesiva e ajustei o nível da água (de chuva, coletada) quase igual ao do substrato (pântano mesmo). - Mudei para uma área mais protegida, com boa luminosidade, mas sem sol direto e ao abrigo da chuva. Quando estava quase desistindo, depois de mais de 1 mês de expectativa e frustração, finalmente apareceram os primeiros pontinhos verdes, estão brotando! As modificações feitas foram: - Pote escuro (azul) em vez de branco. - Pedaço de conduíte em vez de tudo de desodorante (aproveitamento de espaço). - Pedaços de carvão (virgem e lavado) em vez de argila expandida. - Todo o substrato foi semi-esterilizado (em outro recipiente) com água fervente antes do uso. - Proteção adicional feita de garrafa PET aberta, associada a uma camada dupla de papel celofane vermelho (luz vermelha estimula a germinação; não, eu não fiz grupo controle, não tenho sementes sobrando, rs). Por ser a primeira vez que cultivo carnívoras é provável que encontre ainda alguns percalços no caminho, mas com certeza os ensinamentos dos colegas do Fórum foram vitais para esse pequeno sucesso. Para quem está começando agora fica a dica: não desista! Grande abraço. 
|
19.12.2008(Sex)20:17 |
|
 |
Lucas Laroc
Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28 Mensagens: 300 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Ian, tem como você explica melhor esse "giz como dessecante"?!?! Tente postar algumas fotos tambem! 
|
20.12.2008(Sáb)11:13 |
|
 |
Ian
|
 Lucas
Rss, entendo a curiosidade, mas ainda acho muito cedo para tirar fotos e também não tem nenhuma diferença gritante comparado ao projeto original. Quanto ao uso de giz como dessecante, achei uma ótima explicação na Wikipedia: Dessecante http://pt.wikipedia.org/wiki/Dessecante
Dessecante ou agente dessecante são substâncias químicas capazes de absorver ou adsorver água, assim como outras substâncias, como, dependendo do caso, álcool (etanol), por exemplo, usadas na secagem de fluidos, tanto líquidos quanto gasosos, tanto em laboratório quanto na indústria, em inúmeros outras aplicações.
Os dessecantes comumente encontrados pré-embalados são sólidos, e usados para absorção ou absorção de água (umidade), ou uma combinação das duas, e normalmente usados quando há o risco de danos a produtos sensíveis à umidade. Dessecantes para propósitos especiais podem ser em outras formas que não sólidas, e podem atuar por outros princípios, tal como as ligações químicas a moléculas de água.
Exemplos de dessecantes mais comuns: sílica gel, sulfato de cálcio, cloreto de cálcio, argila de montmorillonita, argila diatomácea (argila moler, da Dinamarca) e peneiras moleculares.
O arroz é uma alternativa "low-tech", frequentemente usadas por exemplo em saleiros para manter o sal de cozinha com escoamento eficaz e impedindo a formação de grumos. O arroz, entretanto, não é um bom dessecante, por ter capacidade de adsorção muito baixa, e porque é susceptível ao ataque de microorganismos. Quando usado no saleiro, o sal atua limitando o desenvolvimento de bactérias e mofos. O próprio sal é outro dessecante efetivo, usado por milênios para conservação de alimentos, como por exemplo a carne vermelha e os peixes.
Toxicidade
Um dessecante deve ser escolhido não somente por sua eficiência na secagem, mas também por outros efeito desejados, como antibiótico/fungicida/pesticida natural, ou por não serem nocivos aos seres vivos, ou ainda ao meio ambiente. Também é importante que não cause danos ao produto em dessecação ou a ser protegido. Como exemplo, o sal é uma substância com efeito antibióticos e fungicida natural e não nocivo quando consumido em quantidade moderadas, de onde seu uso popular como agente de secagem em alimentos.
Dessecantes podem também ter incorporadas substâncias secundárias de maneira a adquirir propriedades antibióticas e outras. Elas podem ter origem minerais, sintéticas, ou herbácea, e variar sua toxicidade em relação à humanos e outros.
Reatividade química
Por causa de seu uso comum em preservação, usualmente é desejável para um dessecante ser substancialmente quimicamente estável ou inerte, e um número de dessecantes usuais com estas propriedades tem sido identificados e estão em uso comum, tal como a sílica gel, os dessecantes baseados em argilas diatomáceas ou bentoníticas, e mesmo o giz (um dessecante de baixa capacidade de retenção).
Outros dessecantes podem ser corrosivos, como o cloreto de cálcio, na forma de sal. Usualmente, o cloreto de cálcio é embalado de modo a evitar o contato com os objetos que deve proteger, e fica neutralizado depois de combinar-se com a umidade do ar.
O indicador azul contido na sílica-gel indicadora é baseado no cloreto de cobalto, que é classificado como tóxico, segundo a diretriz européia (Diretiva da Comissão Européia 98/98/EC - aditivo à 67/548/EEC). Ainda que a sílica-gel indicadora seja usada em pequenas quantidades, esta diretriz da Comissão Européia exige que ela seja etiquetada como "tóxica". Atualmente está sendo substituída por outros corantes (amarelos ou laranja), de origem orgânica e atóxicos.
É de se observar que alguns dessecantes que são reativos em determinados meios, como o sódio metálico em etanol, não o são em outros, como nas parafinas, preenchendo as características necessárias acima, pelo menos nestes solventes.Espero ter ajudado.
|
20.12.2008(Sáb)21:31 |
|
 |
Lucas Laroc
Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28 Mensagens: 300 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Ian, valeu pela resposta...mas ha esse necessidade de tirar a umidade?!?!
|
21.12.2008(Dom)0:04 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Como a questão nesse caso é a armazenagem de sementes, eu diria que não é essencial que a umidade seja diminuída, mas ao menos ajuda para evitar fungos...
Ian, mostre fotos do seu projeto, ajudará e muito para enriquecer o tópico!
21.12.2008(Dom)3:07 |
|
 |
|