Pueblo, eis aqui umas fotos das minhas plantas.

Heliamphora minor - com o primeiro ascídeo de forma adulta que nasceu comigo.

São plantas muito delicadas, quebradiças, diferentes de sarracenias. Tem que manipula-las com cuidado. E também são facilmente atacadas por fungos.
Outras heliamphoras, ainda bem pequenas.

H. hispida

H. chimantensis

H. tatei var. tatei

mais uma H. minor

Utricularia humboldtii, a afamada possuidora das maiores flores e utrículos do genero. Cresceu bem e rapido desde que chegou aqui a 2 meses.

Uma característica interessante delas é apresentar dimorfismo da parte vegetativa, com folhas aéreas, e estas folhas plurilobadas que são aquáticas.

Aqui uma visão da parte da frente da minha caixa - bog. As carnivoras estão plantadas em uma mistura de areia e sphagnum. Aqui podem ver Cephalotus follicularis, Drosera paradoxa, cocciocaulis e sp. "south africa". Podem ver também algumas orquideas, melastomataceae e varias outras não carnivoras que eu deixo crescer junto. Eu gosto de tentar simular ambientezinhos parecidos com os habitats que ja passei, e não sei como alguém consegue achar bonito aquelas coleções com vasos um do lado do outro como se fosse linha de produção XD hehehe.

Nesta foto: Drosera ascendens, e ao fundo U. reniformis, com a forma de folhas pequenas.

Num dos lados da caixa, U. longifolia e reniformis. A longifolia cresce rapido e domina tudo.

Alguém sabe que drosera é esta? Sei apenas que é lá dos Tepuis.

Me digam quantas carnivoras voces conseguem achar nesta foto?

O musgo e os restos das plantas vão aos poucos formando uma camada habitavel por cima da areia inerte, fazendo um ambiente ótimo pra elas.

Cephalotus, se recuperando da mudança pra nova estufa.

utricularia alpina, um dos meus xodózinhos

Flor. realmente é bem grande pra uma utricularia, mas achava que fosse maior. É mais ou menos do tamanho de uma U. reniformis, e como o Paulo ja havia dito, demora séculos pra abrir a flor. A sua textura é muito delicada e sedosa, quase transparente, tem que ter muito cuidado ao manipular senão a flor se danifica. a planta ja náo, aguenta seca, é muito carnosa e não morre por nada deste mundo!

Ela possui um calcar bastante avantajado e eu me pergunto que tipo de inseto poliniza uma flor destas.
Bem, por enquanto é isto ai. Tenho mais plantas interessantes (especialmente utricularias) mas vamos deixar crescer um pouquinho mais pra mostrar.
Abraços
Adilson