Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 08.06.2025(Dom)4:52

Responder  [ 39 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Plantas - Adilson 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Muito legal! EStou tentando fazer um habitat selvagem com minhas plantas também, só que eu uso aqueles pratos bem grandes de sustentar xaxins.

De onde vieram essas plantas, penso que já as recebeu um pouco grandes ou já adultas, certo?

22.11.2008(Sáb)16:02
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
caramba, que demais!
adorei o seu bog, cara!
acredito que todo mundo aqui ta morrendo de inveja, parabéns!
ahh, explica pra gente como você fez, por favor!

parabéns, denovo (:
até mais

23.11.2008(Dom)0:09
Destaque

Mensagem 
Carlos - Quis dizer que elas tem uma consistencia diferente das Sarracenias, que sao mais delgadas e flexiveis. As Helis me parecem ser bastante menos flexiveis e você machuca os ascídeos com facilidade de manipular eles sem cuidado. Mas pode ser só as minhas plantas também, que estão pequenas e sem vigor por enquanto. Elas naõ estão em caixas frias não, Carlos, aliás parei de mexer com elas porque estavam me dando muito trabalho de manutenção. Agora estão em caixas "Semi frias" dentro da estufa nova, onde pegam sol filtrado uma parte do dia e tem complementação com luz artificial. Então fica bastante iluminado mas sem o sol inclemente bater sobre elas. Dentro das caixas costuma ficar uns 3 graus a menos do que fora, e quando uso umidificadores, a temperatura tende a cair até mais de 5 graus. Tenho conseguido mantê-las (junto com as outras utricularias mais raras) entre 30 e 16 graus nesta época, mas em outubro ja pegaram bem mais do que isto.

PHD - Meu bog tem aproximadamente 50X70X50 CM e é basicamente uma caixa de isopor preenchida com pedra, areia, terra vermelha, turfa e sphagnum. Ela pega sol direto por 2 horas diarias e eu complemento com iluminação artificial e neblina de umidificador durante a noite. Minha Alpina chegou aqui faz mais ou menos 1 ano, e eram duas folhas ja adultas e dois tubers. Desde lá cresceu rapido e sem parar nas minhas condições até virar praticamente um pé de repolho! São plantas muito generosas e faceis, logo você não deve ter problema com elas também.

Igor - Sim, eu tentarei reproduzi-las por cultura de tecidos assim que elas crescerem e se estabilizarem, até lá é esperar e tentar mantê-las vivas. Felizmente são bem menos lentas para crescer do que os Cephalotus.

Rodolfo - Eu pensei também nos pratos mas não utilizei por uma unica razão: Eles secam mais rapido. A caixa de isopor que eu utilizo tem 50 cm de profundidade então demora semanas para secar por inteiro, o que é util quando você depende de gente incompetente pra cuidar das suas plantas quando você sai de viagem. As utricularias eu peguei e ganhei a maioria como seedlingzinhos, com poucas folhas. Em 8 meses elas ja se espalharam por quase toda a area da caixa (utricularia pubescens sendo a recordista de velocidade) Apenas algumas droseras eu ja botei lá grandes, mas a maioria ficou grande crescendo lá mesmo.

Povo, preciso da ajuda dos mais experientes e rapido: O que faço com as flores da Alpina? Ela aceita auto-polinização? Polinizo com U. calycifida que esta com flores também? Ou elas são incompativeis? não queria perder esta chance.

Aqui, atendendo a pedidos, umas panorâmicas do Bog.

Imagem

Aqui como podem ver, eu complemento a iluminação delas com 6 lampadas de 40 watts, por 14 horas diárias.

Imagem

Uma geral do bog visto de frente (na parte da frente tem mais droseras e plantas não carnivoras, no fundo tem mais utricularias)

Imagem

Aqui a outra caixa onde tenho as plantas mais delicadas. Estas estão (para meu desgosto) em vasos individualizados. Tb complementada com a mesma iluminação artificial.

Mais fotos da utricularia Alpina. A segunda flor abriu, e tirei a foto da planta com a minha mão para verem o tamanho das flores.

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto é só

Abraços

Adilson

23.11.2008(Dom)18:11
Site Admin

Mensagem 
Fala Adilson,

agora entendi, realmente são plantas com folhas bem diferentes e estão bem pelas temperaturas
que que você relatou. As minhas pegam máximas de 25 graus, raras vezes por ano.

Um abraço.

23.11.2008(Dom)22:08
Moderador

Mensagem 
Mto legal Adilson, parabens!!!

Tua U.alpina é impressionante mesmo, espero que consiga sementes. Quanto a cruzamentos, acho que só consegue com outras epífitas do mesmo grupo ou as espécies do grupo Iperua. Aliás, mto bom ver. U.humboldtii se espalhando, eu nunca tive sorte com ela em cultivo, não sei pq. Aliás, nas minhas andanças pela Venezuela vi q as flores de U.humboldtii não sao lá tao grande e algumas formas de U.alpina ganham dela.

Abs, Fernando Rivadavia

P.S. Tua drosera tepuiana é nfelizmente uma praguinha sulafricana... sorry!

P.P.S. Ainda tô aguardando uma resposta tua no teu tópico de Airuoca!!! :)

24.11.2008(Seg)2:10
Destaque

Mensagem 
Nesse tópico tem fotos do cruzamento Utricularia alpina x campbelliana. Agora com U. calycifida nunca ouvi falar...

Boa sorte

Minha Grow List

24.11.2008(Seg)9:58
Destaque

Mensagem 
Fala Adilson,
Parabéns pelas flores da U. alpina! Gostaría imensamente de ter podido vê-las ao vivo... :roll:
Acho que aquelas Droserinhas não identificadas são as D. biflora (cappillaris) de Amajari-RR.
As Helis têm produzido ascídios com frequência?
Parabéns pelo cultivo e pelas novas aquisições. Bons contatos, hein... :lol:

Editado pela última vez por Vitor Albuquerque em 28.11.2008(Sex)7:31, em um total de 1 vez.

27.11.2008(Qui)21:15
Destaque

Mensagem 
Belas plantas. Realmente muito bem cuidadas. O bog trouxe um ambiente excelente para as PC's mesmo parabéns.

02.12.2008(Ter)23:19

Mensagem 
Olá!!
Parabéns!!

Belas plantas Adílson!!

abraços

02.12.2008(Ter)23:39

Mensagem 
belas plantas

06.12.2008(Sáb)15:11
Responder   [ 39 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo