Olá amigos!
Quando as Nepenthes passam para a fase adulta, a tendência é que elas comecem a emitir as folhas para cima, enrolando as gavinhas dos jarros e crescendo loucamente
As minhas "filhas" ficavam aqui:

Sempre quis fazer algo assim: colocar as minhas nepenthes crescendo uma ao lado da outra e subindo pela parede

Então, vi esta mensagem da Leoninha e resolvi fazer algo parecido
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... _s-20.html1º colocando a tela na parede:

2º Fui retirar as plantas do suporte antigo e percebi que o vaso de uma N. alata quase não tinha substrato, isso era o substrato, o resto eram pedras!

4º Então resolvi coloca-la num vaso maior e com mais sphagnum. No lugar das pedras, algumas bolinhas de argila expandida

A quantidade de substrato era pouquissima em relação a altura da planta... tadinha...

3º Depois da tela e de reenvasar a N. alata, suportes foram presos ao chão para que os vasos não fiquem diretamente sobre o piso. E depois as plantas foram colocadas no novo local

Mais tarde eu posto a foto da N. alata reenvasada, ela ficou em 3º lugar da esquerda para a direita (onde tem esse espço vazio).
Sou 100% a favor de deixarmos as Nepenthes crescerem para o alto

Um abraço,