Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 13.05.2025(Ter)14:31

Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 Nepenthes na parede :) 
Autor Mensagem

Mensagem 
Muito bom Liza!
Mas como vc prendeu o arame na parece? Vc deixou algum espaço entre eles?

No outro dia, eu tive a impressão de que uma nepenthes minha tinha o fototropismo negativo, mas não tenho certeza si era isso ou o peso do jarro que entortou a planta. O fototropismo negativo, talvez, significaria que a planta está em busca de sombra, que em habitat, seria a sombra de uma outra árvore e poder subir nela! Faz sentido? :roll:

26.11.2008(Qua)21:09
Site Admin

Mensagem 
garcia bonsai escreveu:
E tb a alata é a unica que precisa se enrrolar pra começar a formar o jarro, a N. arakawae e a N. gracilis nem precisam formam sem se enrrolar :D

Num sei Garcia... acho que dependendo da idade todas formam gavinhas e se enrolam...

Dion, estou preocupada tambem, quando a minha chegar ao telhado não saberei o que fazer :roll:

Lucas, parabéns pelas aquisições :)

Douglas, eu prendi com uns preguinhos que usamos pra prender fios na parede...

Esses:
Imagem

Sobre o fototropismo negativo não sei... talvéz dependa da espécie... as espécies que tenho têm fototropismo positivo :wink:
Qual é a espécie?

Um abraço,

26.11.2008(Qua)22:41
Destaque

Mensagem 
Excelente mesmo Liza! Parabéns pela idéia!

Aqui em casa tenho uma situação um tanto sarcástica quanto a isso...
Todas as minhas plantas ficam na minha sacada, que é um local onde tenho mais acesso de noite, quando tenho a chance de cuidar da coleção. Essa sacada é protegida com uma grade, perfeita para que as neps possam se enroscar (outras trepadeiras sobem sem problemas)... o melhor de tudo é que ela sempre esteve lá...
O caso é que é bem antiga, muito antes de eu nascer, então já está bem enferrujada e já tive casos de neps que ao entrarem em contato com a grade secaram a folha...

Resultado, tenho a grade, mas não posso usar... e minhas plantas tem que cair...

Olha a grade aí no fundo...
Imagem

27.11.2008(Qui)1:01
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
agora meu agora apareceu uma ideia:idea: ...de colocar as minhas neps...a que eu tenho e as duas que vao chegar...na minha janela tambem...so que la não bate muito sol, o bate por volta das 11 hrs e dura ate umas 11:30 meio dia...sera que pode dar certo?
nessa janela que eu quero fazer que fica no meu quarto!
Imagem

27.11.2008(Qui)6:21
Destaque

Mensagem 
Douglas Abrantes escreveu:
... No outro dia, eu tive a impressão de que uma nepenthes minha tinha o fototropismo negativo, mas não tenho certeza si era isso ou o peso do jarro que entortou a planta. O fototropismo negativo, talvez, significaria que a planta está em busca de sombra, que em habitat, seria a sombra de uma outra árvore e poder subir nela! Faz sentido? :roll:
Olá!
Acho pouco provável que uma planta corra atrás de sombra... Mas, em se tratando de natureza, penso que nada pode ser descartado!
Vou passar a observar isso nas minhas neps aqui! :wink:

garcia bonsai escreveu:
... E tb a alata é a unica que precisa se enrolar pra começar a formar o jarro, a N. arakawae e a N. gracilis nem precisam formam sem se enrrolar...
Outra situação que merece atenção! :wink:
Há alguns anos, antes que estar aqui no forum, eu encontrei uma página na net, de um italiano que mostrava um "truque" para induzir a neps na fase de parreira (com "upper") a produzir os jarros. Mas, o "maledetto" escreveu o texto explicativo num dialeto local, bem diferente do italiano padrão que eu conheço, e deu para entender pouca coisa, infelizmente. Porém, ele se referia a algo sobre "enganar a planta", colocando alguma coisa para ela se enrolar... Foi uma pena eu não ter conseguido traduzir tudo...
Agora, com essa observação do Garcia, isso me voltou à lembrança. Certas neps às vezes são meio duras na queda para colocar jarros, principalmente na fase dos "upper"...
É importante que outros aqui passem a observar isso também!
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

27.11.2008(Qui)7:42
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin

Mensagem 
Pedro, é uma pena não poder usar a grade... tenta pintá-la :wink:

Lucas, pode dar certo sim, mas vc tem que tomar alguns cuidados. As nepenthes não conseguirão se enrolar na grade por que ela é muito "espaçada"... deveriam haver mais grades na horizontal... Vale a pena passar um arame de 10 em 10cm na sua grade. você também pode colocar uma prateleira na parte de baixo e prender direitinho pra evitar quedas.... Acho que dá certo :)

Miguel, se vc achar esse texto me manda?

Eu observo uma coisa mas não sei se aplica ao contexto: algumas das minhas neps não acham lugar pra se enrolar e a gavinha morre. Pra evitar isso, eu fico de olho nas gavinhas e vou ajudando todos os dias até elas se enrolarem.

27.11.2008(Qui)9:36

Mensagem 
Liza, qual é que crescer mais a N. Gracillis, N. Arakawaen ou a híbrido N. gracilis x mirabilis? a Hibrida eu ja tenho aqui em casa as outras duas devem chegam quinta ou sexta da semana que vem! so queria uma dica para começa bem :D

27.11.2008(Qui)16:30
Destaque

Mensagem 
Liza escreveu:
Miguel, se vc achar esse texto me manda?

Miguelito meu querido!
Se puder me envie esse texto tbm! Tenho muitos parentes que falam italiano fluente e que tenho certeza tentariam traduzir esse texto com o maior prazer!

Abraços

Minha Grow List

27.11.2008(Qui)16:43
Site Admin

Mensagem 
Olá Lucas!

A minha N. gracilis cresceu um pouquinho mais rápido...

Mas para ter mais certeza, melhor preguntar pro Marcos Ono :wink:

PHD e Miguel eu quero! :D hehehe Tenho um amigo italiano que também pode conseguir...

27.11.2008(Qui)16:47
Mensagem 
movido

28.11.2008(Sex)17:12
Responder   [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3