Autor |
Mensagem |
simoes.glauber
Registrado em: 20.10.2008(Seg)2:59 Mensagens: 9 Localização: Porto Velho - RO
|
 Socorro! FUNGO atacando!!!
Pessoal ainda ontem postei aqui no fórum e coloquei fotos de algumas plantas. Estavam todas sadias e sem problemas, mas hoje, me surpreendi com um fungo (bem branco e gelatinoso - parece um creme dental) que está se alastrando muito rápido em todos os vasos de plantas que eu tenho! Impressionante o aparecimento do fungo da noite para o dia e a forma com que vem se espalhando. Não há um único vaso livre do "diabo" do fungo.
Preciso da AJUDA URGENTE de vcs! Alguém poderia me indicar algum fungicida que não danifique as plantas??? Tenho pressa, senão vou acabar perdendo minhas plantas.
Obrigado pela ajuda.
|
06.12.2008(Sáb)3:02 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Se é gelatinoso, então não é fungo, os fungos parecem que são "fofinhos" como um tufo de algodão, o que faz o gelatinoso é bactéria, agora com esse aspecto branco que parece creme dental, isso nunca vi. Talvez se você retirasse essa camada superficial de substrato em que está crescendo e colocasse por cima uma camada de substrato fervido, talvez resolva.
Veja também que não é a água a fonte de contaminação, senão não vai adiantar em nada a remoção da camada superficial.
Abraço.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
06.12.2008(Sáb)6:24 |
|
 |
simoes.glauber
|
Bode, o fungo ou bactéria está na borda do vaso, no substrato, nas folhas das minhas nephs e ainda está matanto os pequenos brotos das sarracenias. Tenho certeza que se remover apenas o sobstrato, de nada vai adiantar. Digo isso porque fiz esse procedimento ontem com um dos vasos, mas o mesmo já está cheio de fungos/bactérias outra vez. Acho que, pela velocidade e forma de proliferação, é mais conveniente taxá-lo de fungo mesmo. Preciso combatê-los com algum tipo de defensivo. Preciso que alguém do fórum me indique o nome de um defensivo que não cause agressão às plantas. A situação tá feia! Tenho que ter muita pressa. Lendo alguns sites, vi alguns defensivos usados em orquídeas: DITHANE, AGRIMICINA 500, QUIMICETINA, KASUMIN, MICOSHIELD e CERCOBIM. Será que eu poderia utilizar algum deles???
Obrigado
|
06.12.2008(Sáb)9:43 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Se for fungo você pode usar algumas coisas como fungicida de aquário, desses comprados em lojas de aquário mesmo, use na diluição que é recomendada na embalagem.
Tente aumentar a exposição ao sol e diminuir a umidade, mais não vai deixar a planta morrer de sede e depois falar que fui eu que mandei, hein?
Acho que com sol e diminuição da umidade o ser que está crescendo aí já vai morrer, e ainda com aplicação do fungicida ajuda.
Nas folhas, tente passar um cotonete umidecido na solução pra limpar, e aí borrife a solução de fungicida pra que não nasçam novamente.
Os outros produtos que você postou os nomes, tome cuidado, pois produtos que tenham cobre e enxofre na composição podem prejudicar as plantas.
Abraço.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
06.12.2008(Sáb)10:31 |
|
 |
simoes.glauber
|
Valeu Bode! Vou hoje mesmo a uma loja de aquarismo... ..tomarei cuidado com enxofre e cobre. Obrigado pelas dicas!
Informo sobre os resultados.
|
06.12.2008(Sáb)11:50 |
|
 |
Lucas Laroc
Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28 Mensagens: 300 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
eu acho que a aplicação de fungicida a melhor solução...aqui em casa eu coloquei em algumas sementes dionae e ate agora so deu fungo no palito de dente...boa sorte
|
07.12.2008(Dom)7:39 |
|
 |
Diana Alcantara
Registrado em: 09.01.2008(Qua)12:40 Mensagens: 182 Localização: sp/sp
|
Olha, já pastei muito com fungos em sarracenias, mas não era nada parecido com esses seus, brancos e gelatinosos... eram brancos sim, mas párecendo uma "espuminha"... tentei de tudo, a única coisa que funcionou foi a famigerado e não recomendado fungicida á base de cobre. Resolvi tentar, pois já tinha feito de tudo, era ou o fungo ou a planta! Funcionou e hoje a planta está linda e cheia de armadilhas novas! Mas não estou dizendo pra vc usar, só estou relatando minha experiência!!!! Tenta tirar umas fotos pra ver se a gente consegue te ajudar melhor....
|
08.12.2008(Seg)8:53 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá rapaz,
eu uso o Dithane para eliminar fungos com bons resultados, a 50% do indicado na embalagem. Em concentração maior o musgo morre e, provavelmente, as plantas mais frágeis serão afetadas (utricularias, genliseas, algumas droseras). As sarras e nephs são mais fortes, creio que podes aumentar a dosagem se for o caso.
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
08.12.2008(Seg)10:03 |
|
 |
simoes.glauber
|
Grande Carlos! Obrigado pela dica!
|
08.12.2008(Seg)12:00 |