Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 08.06.2025(Dom)4:58

Responder  [ 39 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4
 Plantas - Adilson 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Mauricio - As dimensões ja dei em mensagens anteriores no tópico. O Substrato é uma mistura de Areia de construção, areia de quartzo, terra vermelha, e na parte mais de cima uma camada de turfa por baixo do substrato.

Igor - não sei dizer, o mais seguro é que se reproduzem por divisões de rizoma e dos tuberculos que formam para armazenar nutrientes e agua.

Carlos - sinto discordar mas ja vi muita carnivora nascendo em terra vermelha que é um solo rico em ferro e acido como D. cayennensis, montana, hirtella, communis, sp.corumbá, Utricularia amethistina, subulata, triloba, neottioides bem como genlisea filiformis. Eja vi muitas outras crescendo em turfa que é um solo muito rico em nutrientes e alcalino. Com relação a os vasos para preencher o bog acho que cada caso é um caso, pois aqui, por causa do periodo forte de seca no meio do ano, quanto mais substrato melhor porque aumenta o tempo de retenção de umidade do mesmo (e faz o bog pesar toneladas heheh).

15.12.2008(Seg)21:56

Mensagem 
Carlos, eu vo da uma olhada la...bem que o meu ingles podia ser melhori...
eu vo continuar com os vasos/pet, pois eu to com pouco dinheiro! :D

15.12.2008(Seg)22:34
Mensagem 
lindas plantas. gostei do bog!

16.12.2008(Ter)9:37
Site Admin

Mensagem 
Samoied (Adilson Peres) escreveu:
Carlos - sinto discordar mas ja vi muita carnivora nascendo em terra vermelha que é um solo rico em ferro e acido como D. cayennensis, montana, hirtella, communis, sp.corumbá, Utricularia amethistina, subulata, triloba, neottioides bem como genlisea filiformis. Eja vi muitas outras crescendo em turfa que é um solo muito rico em nutrientes e alcalino. Com relação a os vasos para preencher o bog acho que cada caso é um caso, pois aqui, por causa do periodo forte de seca no meio do ano, quanto mais substrato melhor porque aumenta o tempo de retenção de umidade do mesmo (e faz o bog pesar toneladas heheh).

Sim, claro, quem quiser um 'bog' com drosophyllum teria dificuldade de manter a planta viva com excesso de água ou acidez elevada, mas é uma exceção. Darlingtonia cresce em solo muito frio, outra exceção ...
... me parece, pelo que tenho visto nos tópicos, que a idéia é montar 'bogs' para sarracenias e droseras que são cultivadas em sphagnum, areia, turfa ...

As D. communis e D. ascendens já encontrei crescendo em substratos que não indicaríamos para montar substrato de vasos, como a 'terra vermelha' (argila 'pobre' em nutrientes, que não o ferro, com muita areia).
O problema é que, os 'bogs' geralmente são reproduções de habitats pantanosos, onde a sedimentação sobre o material 'nutritivo' lá embaixo, coberto por material em decomposição que acidifica a água.

O fato das plantas que conseguiam aprisionar fontes de alimento que não se encontravam no substrato por terem sido selecionadas pelo ambiente pobre em nutrientes é um tanto auto-explicativo, concordas?

Segue a argumentação.

P.S. Turfa é solo rico em nutrientes e alcalino?

16.12.2008(Ter)14:04
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Carlos

ah sim, Drosophillum cresce em solo alcalino e seco, e darlingtonia em turfeiras na beirada de florestas de coniferas até onde me lembro de ver fotos. Até eu me pergunto se aquele monte de folhas e resguícios de coniferas cheios de tanino tb não influencia no balanço do solo das Darlingtonias (alguma ideia sobre isto, Fernando?)

Existe muita diferença de solos daqui para o sul. Aqui a terra vermelha é bem mais argilosa, com menos presença de areia mas bastante presença de cascalho de grande diametro em sua composição. E nele as carnivoras crescem em profusão. Quando falamos de solo turfoso eu me refiro aquele solo bastante compacto e preto geralmente associado a areas pantanosas. Aqui no centro oeste é muito comum, e muitas carnivoras crescem sobre ele. Quem me deu os dados sobre ele foi um engenheiro agronomo amigo meu, e eu fiquei surpreso dele dizer que tal tipo de solo é muito rico e alcalino, bom para o cultivo de hortaliças, desde que satisfatoriamente drenado.

Sim, é claro que estas plantas evoluiram a partir das deficiencias minerais presentes nos solos onde cresciam. Mas é bem estranho que ja as vi crescendo em solos não muito pobres e cercadas por vegetação exuberante e diversificada, o quanto isto é indicativo de riqueza ou pobreza da constituição do solo eu não sei, mas pelas minhas observações vi que elas são bastante adaptaveis, vegetando desde areas realmente muito pobres, rasas e muito acidas onde elas dominam a paisagem (como em ibitipoca) até lugares onde elas ocorrem conjuntamente a muitas outras espécies como vemos aqui no centro oeste.

Bogs como os gringos geralmente constroem são bem especificos para as espécies geralmente subtropicais ou temperadas, ou tropicais de altitude. Acho que para espécies nacionais por exemplo que crescem em variados tipos de solo, podemos experimentar combinações de substrato diferentes e regionais. Estou ja construindo um segundo bog que vai ficar ao céu aberto e nele vou tentar fazer umas experiencias com composição do solo a ser utilizado. vou mandando com o tempo os relatos das experiencias

um abraço

Adilson

16.12.2008(Ter)17:58
Site Admin

Mensagem 
Opa, finalmente uma discussão produtiva por aqui :wink:

Concordo contigo quanto à necessidade de testar novas formar de montar jardins externos para as plantas características da tua região,
ainda estou estranhando a turfa ser alcalina, a turfa 'daqui' em dois locais é ácida e necessita ser 'corrigida' além de drenada.

Minha preocupação é com a gurizada que vai querer montar jardins externo com 'qualquer terra' e destruir várias sarracenias e droseras no processo.

Um abraço.

16.12.2008(Ter)21:23
Destaque

Mensagem 
Concordo com você Carlos, finalmente uma discussão produtiva por aqui!

Posso dar uns pitacos?

Ultimamente com a falta de sphagnum seco na minha região, eu tenho brincado com o substratos de algumas pcs.
É logico que tenho utilizado especies mais comuns como D. capensis,D. intermedia,Byblis lininflora entre outras. Tenho feito experiencias com a adição de mais areia, casca de pinus, argila, carvão e outros componente no substrato, as Byblis, por exemplo, gostaram muito do substrato areia/pó de fibra de coco. Esses testes são muito validos para entendermos melhor o comportamento real das pcs nestes meios. Hoje tirei minhas U. praelonga do vaso, e notei que o Ono utilizou aqueles substratos compostos de terra/areia/húmus, e a planta resiste muito bem...

Também acredito que não podemos indicar isso pra "gurizada" sem avisa-los do risco, já tem um bom tempo que pra toda pergunta tipo "posso usar isso como substrato" eu venho respondendo "porque você não testa e nos responde?".

Mas fica a dica, quem tem sementes sobrando e pode se arriscar, porque não tentar??

Abraços

Minha Grow List

16.12.2008(Ter)22:09
Destaque

Mensagem 
Bom, estamos num pais bem grande e é claro que temos uma diversidade de solos fantástica. vou perguntar e conseguir dados mais tecnicos com o Thiago, que é engenheiro agronomo (e meu vizinho) e ver o que posso conseguir de útil pra nós.

hahah sinto discordar again de voces dois, mas temos ja um monte de experiencias boas e ruins e ja alguns resultados no fórum, então não acho que devamos ser tão protecionistas com a gurizada ou continuarão uma geração que tem preguiça de ler. Sou bem skinneriano neste sentido de que comportamento tem que ser fruto das contingencias, então nada melhor do que quebrar a cara pra aprender, até porque (de novo) como este país é muito grande e muito diverso climaticamente, não da pra fazermos muitas receitas de bolo genéricas.

16.12.2008(Ter)23:16
Site Admin

Mensagem 
Samoied (Adilson Peres) escreveu:
não acho que devamos ser tão protecionistas com a gurizada ou continuarão uma geração que tem preguiça de ler. Sou bem skinneriano neste sentido de que comportamento tem que ser fruto das contingências, então nada melhor do que quebrar a cara pra aprender, até porque (de novo) como este país é muito grande e muito diverso climaticamente, não dá pra fazermos muitas receitas de bolo genéricas.

Realmente, o fato do procedimento ou técnica ser uma 'receita' ou seja, não poder ser generalizado para qualquer situação é fato. Isso deve ser muito bem explicitado. Avaliar que é necessário para montar um ambiente muito mais complexo que um vaso, tanto pela dimensão quanto pelas interações entre as plantas é algo muito mais sofisticado, é necessário antes ter acesso a informações sobre fisiologia vegetal das plantas carnívoras e, antes disso, de cada uma dessas plantas. Eu não sou biólogo nem botânico, meu grau de conhecimento sobre esse tema é irrisório (um mero cultivador com sucesso a partir de alguns procedimentos), mas vejo situções onde 'saber' é algo totalmente desconsiderado, ao menos é o que indicam os relatos de alguns usuários.

Corremos o risco de errar sim, e isso faz parte do 'processo de conhecer' que chamamos Ciência, porém o empirismo pelo empirismo, sem avaliar o conhecimento produzido sobre o assunto pode resultar em desastre. Vejo pessoas querendo 'descobrir a lâmpada' sem antes verificar se lâmpada já existe, se esse modelo de lâmpada é adequado às necessidades que quero suprir com o procedimento. Exemplo desse 'empirismo raso' é o plantio em pó-de-café que presenciamos não faz muito tempo. Enfim, temos muitas aprendizagens complexas, que dependem de informações e da transformação dessas informações em 'comportamentos de cultivador' (o conjunto de situações do ambiente, que corrrer e tem relações entre si e em relação à ações desse cultivador) que em grande parte dos usuários não estão implementados/estabelecidos.

Precisamos de mais fichas de cultivo e da troca de informações relevantes sobre procedimentos que deram certo, baseados em empirismo realizado de maneira o mais controlada possível. Poderíamos colocar alguns ítens essenciais às divulgações de imagens como o substrato utilizado, dimensões das plantas, tipo de água fornecida, temperatura, insolação e umidade do local de cultivo, além da origem da planta para avaliar possíveis variações genéticas. Acredito que isso nos ajudaria a avaliar melhor os procedimentos.

Enfim, para construir um ambiente mais complexo que um vaso é necessária uma certa 'erudição', similar ao que ocorre no aquarismo quando inicia-se com ambientes menos complexos para depois se aventurar em aquaários plantados ou marinhos.

Um abraço.

17.12.2008(Qua)9:44
Responder   [ 39 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4