Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)19:11

Responder  [ 5 mensagens ] 
 ''Estufa'' ou ''terrario'' com sistema de circulaçao ar. 
Autor Mensagem

Mensagem ''Estufa'' ou ''terrario'' com sistema de circulaçao ar.
bom decidi postar aqui oq começou em outro tópico espero ajudar alguem com isso!!

eu tinha um vivarium montado antes de ter canivoras, entao quando comecei a mexer com elas desmontei o vivarim para usar como ''estufa'' para as plantas novas que iam chegando! so que alguma gostaram muito ate mais do que imaginei, o retorno foi rapido apos eu ter colocado elas la!

o sistema e simple! aquario com vidro cortado na frente onde deixei 5mm de espaço de um para outro para fazer a entrada de ar!
em cima uso uma tampada de madeira com um furo atraz de 5 cm +/-
ante eu usava um cooler onde esta esse furo mas como o aquario não e muito grande a umidade caia d+++ a menos de 60% com essa ''circulação forçada'' entao retirei o cooler, e deixei so o buraco mesmo!

agora ele funciona apenas basiado no ar mais quente que e leve e no ar mais frio que e mais pesado! as lapdas(2 de 23w) que estao na tampa esquentam o ar que sai pelo orificio de 5 cm, o ar quente ao sair puxa ar mais frio pela abertura do vidro em baixo, desta forma a temperatura não passa de 32 graus, mesmo nos dias mais quentes aqui nunca passou disso a umidade de dia fica em trono de 80%
anoite ao apagar as lapadas o calor para de ser gerado conceguentemente para a cirulaçao de ar tb ai a umidade sobe para 100% a temperatura cai pra 25 em media!

as medidas sao 54x54x26 (e pequeno mas morar em ap e @#$%! agora que concegui um espaço vou montar um bem maior! ) ja não esta cabendo as plantas mais!

essa foto e de quando ele era vivarium ainda, eu deu uma editada meketrefe na foto mas da pra ver! hehehehhehe

Imagem

essa outra e de como ele esta agora:

Imagem

essa e do orificio na tampa :

Imagem

e essa e a do corte com os orificios para que o ar mais frio entre!

Imagem

bom e isso ae! não reparem na bagunça que ta, mas e que não tive tempo pra ajeitar esse negocio. o grande que estou preste a fazer sera bem organizado posto fotos posteriomente! abraço a todos!

22.12.2008(Seg)16:26

Mensagem 
Muito bem explicado Luiz... massa... parabens pelo projeto, desejo sucesso nno cultivo de neps

Tb achei mais interessante mesmo abrir um novo tópico, porque a gente acabou invadindo o o tópico alheio, neh?

Fico devendo as fotos mais detalhadas do meu terrario

Ah, como ehque vc mtroca a agua ?? tem algum filtro???

22.12.2008(Seg)18:07

Mensagem 
eu sinfono como em aquarios pelo cantinho da grade!! não uso filtro nem nada não!!! a agua fica la em baixo so pra manter a umidade mesmo!!

22.12.2008(Seg)18:15

Mensagem 
Ei, muito legal o esquema, heim?
Dá até pra por uns Rivulus no esquema... hehe
abraço!!

22.12.2008(Seg)18:30
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Ficou bem legal!!
no proximo "vivarium" maior colocar algumas neps e algumas utricularia, vai fica bem legal!
Abraços!

22.12.2008(Seg)19:53
Responder   [ 5 mensagens ]