Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 22.06.2025(Dom)6:17

Responder  [ 120 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ... 12  Próximo
 sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Re: Sobre o bog jardineira !
Francisco Eduardo escreveu:
Olá Alex ! me desculpe pela demora na resposta, fazia muito tempo que eu não conseguia parar para entrar no forum (na verdade, muito mais tempo do que eu mesmo gostaria) ! fiz os furos com uma furadeira comum, usando broca para concreto, mas dois furos são suficientes - lembre-se de faze-los do lado oposto àquele por onde entra a água, como no projeto do Pedro. Nunca tive nenhum problema de vazamento, porque usei argamassa cimentcola quartzolit para vedar o fundo e as laterais da jardineira, além do que tive o cuidado de comprar uma que não estivesse furada por baixo (o cara da loja ficou cismado, pensando que eu estava procurando uma peça com defeito, então aproveitei e pedi um desconto... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs).
Grande abraço e, uma vez mais, me desculpe pela demora na resposta !

Puxa... agora sou eu quem devo desculpas rsrs, só agora fui ver a sua resposta. Francisco, interessante que o cimentcola tenha sido eficiente, isso ficará para a minha próxima jardineira, porque essa eu fiz com lona plástica, da mesma forma que fiz com meu mini-bog. Se eu tivesse lido a sua resposta antes, teria ficado mais tranquilo na hora que peguei a furadeira, sinceramente pensei que ele iria rachar, mas deu tudo certo.

Seguem duas fotos que tirei logo que o bog ficou pronto, usei turfa e areia grossa. Como essa turfa não é a da Dimmy, a qual eu já testei com sucesso aqui, ficarei atento a qualquer mudança na aparência delas.

S. purpurea x leucophylla, S. alata x flava (?), S. purpurea x rubra, S. leucophylla, S. minor e S. x areolata.
Imagem
Imagem

22.12.2008(Seg)18:27
Destaque

Mensagem 
Se eu for semear algumas sementes, vcs acham que devo cobrir com plástico até que elas nascerem ??????

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO

23.12.2008(Ter)10:40
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Ficou ótimo Alex!

Francisco, semeei diversas espécies de droseras nesses bogs que eu fiz (D. capensis "típica", D. intermedia, D. indica, D. capillaris, D. hirtella var lutecens) e nasceram sem problemas... Não utilizei plástico, mas acho que seria uma medida de segurança boa, então se puder utilize sim (nem que seja um filme plástico por cima, com alguns furos)... E uma dica que aprendi no meu cultivo, se for semear droseras (não sei bem quanto as outras), acomode uma camada de sphagnum na superfície do substrato e semeie nela (aqui notei que a taxa foi maior, do que quando foram semeadas direto na mistura)... Abração!

23.12.2008(Ter)11:49
Destaque

Mensagem 
Obrigado Pedro,
vou tentar fazer neste feriado de Natal.
Abraços

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO

23.12.2008(Ter)18:28

Mensagem Pedro
Pode deixar que mais para a frente colocarei fotos, com elas já grandinhas, hehe.

Alex, seu bog ficou um espetáculo!

25.12.2008(Qui)23:43
Destaque

Mensagem 
CAros Colegas,
resolvi tbém montar uma jardineira, com seguem as fotos abaixo.
Imagem
Imagem

Agora eu não entendi muito bem, onde devo furar para caso chover não leve todo meu substrato, como se fosse um ladrão de caixa d´água ???

Abraços

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO

29.12.2008(Seg)18:50
Destaque

Mensagem 
Oi Francisco! Fico feliz por estar experimentando aí também... quanto mais pessoas tentarem, melhor poderemos aperfeiçoar o projeto...
O objetivo, no caso, é manter o substrato bem úmido (quase encharcado), sem que para isso seja necessária a utilização de bandejas e exposição de água... Para isso o recipiente (no teu caso, a jardineira), não deve conter furos no fundo (no caso vi que você utilizou um plástico para impermeabilizar)...
Aqui, utilizo argila expandida no fundo, com a função de sustentar o substrato e acumular a água. Acomodo o substrato acima da argila... Eu faço o furo um pouco acima da camada de argila, na lateral (mais ou menos 1 dedo)... desse modo não é necessária a preocupação de dosar a quantidade de água que se deve colocar no sistema, pois qualquer excesso é retirado, e portanto é ótimo para o caso de chuvas...
Espero ter ajudado!

Editado pela última vez por Pedro Batalha em 29.12.2008(Seg)21:48, em um total de 1 vez.

29.12.2008(Seg)19:25
Destaque

Mensagem 
Pedro,
não quiz postar todas as fotos, mais fiz mais ou menos assim:
- saco de lixo para tapar os furos no fundo
- uma camada de argila expandida
- uma camada de areia + vermiculita (acho que é isso, comprei aqui no fórum junto com o pessoal)
- uma camada de musgo.
Agora quanto ao furo que vc falou, não fica muito em baixo? Será que vai ficar água acumulada aí ?
talves tenha que fazer o furo acima da areia que acha?
Obrigado!

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO

29.12.2008(Seg)20:32
Destaque

Mensagem 
Acho que não tem problema nenhum em fazer o furo mais acima da argila, pegando a camada de vermiculita/areia. Não aconselharia, caso nessa camada tivesse quantidade grande de sphagnum, que poderia apodrecer em contato direto com a água empoçada...

29.12.2008(Seg)21:52
Destaque

Mensagem 
Olá ! eu fiz os furos bem na altura do final do substrato, para que ele fique inundado. Como os bogs ficam sob o sol o dia todo, não tenho problemas quanto ao substrato permanecer encharcado... mas, se os furos ficarem antes do final do substrato, há o risco de a camada superior ficar sempre seca...
Finalmente, um novo dispositivo que fiz para o sistema: redes de tela para uso na entrada dos canos de água, com a intenção de impedir a entrada de mosquitos... quando conseguir, posto umas fotos !

30.12.2008(Ter)6:39
Responder   [ 120 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ... 12  Próximo