Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 17.06.2025(Ter)5:25

Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Aiuruoca Julho de 2008 Primeira parte - Retiro dos Pedros 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Aiuruoca Julho de 2008 Primeira parte - Retiro dos Pedros
Depois de enrolar o Fernando até onde foi possível, cá esta o meu relato de viagem sobre minhas andanças pela Serra do Papagaio novamente, desta vez durante o inverno de 2008. Foi uma viagem bastante proveitosa como irão ver abaixo, a primeira parte dela mostra meu acampamento de 5 dias no Retiro dos Pedros, uma planície onírica pendurada a 2.250 metros perto do topo da Serra. Nunca passei tanto frio na minha vida, com geadas e -4 graus em um dos dias. Fora o blablablá e as fotos de sempre, resolvi adicionar uns videos também, que mostrarão as paisagens e alguns habitats. Para quem não tem o DiviX mais atualizado para ver os Videos, podem baixa-lo e instala-lo aqui

http://baixaki.ig.com.br/download/DivX.htm

A primeira coisa da viagem foi Esta fotografia, tirada a uns 40 km de distância de Ibitipoca, ja que a estrada pra Aiuruoca passava pela frente. Mesmo de longe me deu saudades de ver esse lugar tão especial para mim e para todos or carnivorófilos (se não for melhor desistir da coisa!)

Imagem

Depois de chegar e conseguir carona para vencer os módicos 1.200 metros de desnível entre a cidade e o Retiro dos pedros (cuja ultima parte foi uma dolorosa subica com mochila, mantimentos e barraca nas costas), estes foram os visuais que me deparei:

Imagem

Vista lateral da serra, com o vale dos garcias no meio. O flanco pelo qual subi é chamado por muitos lá de "Serra dos Garcias ou também Serra do Gamarra.

Imagem

Uma parada em uma chacara no meio do caminho onde o dono deixa fazer acampamento também.

Imagem

Vista geral do Vale dos garcias, até onde a estrada permite chegar de carro. a partir dai é só subida a pé.

Imagem

Na entrada do Retiro dos pedros, um dos famosos "Muros dos escravos" que dividiam as propriedades que cortavam a serra.

Imagem

Uma visão geral do Retiro dos pedros com o pico do Canjica ao fundo, e o pico do bandeira (2.350 mts) a esquerda.

O Retiro dos pedros é um grande campo de altitude, com uma variedade impressionante de paisagens. Areas arenosas onde sedimentos se acumulam com a chuva, afloramentos de rochas graníticas, pantanos e areas alagadas, campos sujos, bosques e matas de galeria. A flora de lá é igualmente diversificada, com Orchidaceae, Melastomataceae, Solanaceae em abundancia (não falei de arvore porque não entendo lhufas hahah). E é claro, Droseraceae e Lentiburiaceae também:

Uma visão panoramica do Retiro dos pedros, do pico do bandeira e até de itatiaia ao longe pode ser visto neste video aqui:

http://s162.photobucket.com/albums/t275 ... gaio00.flv

Drosera montana é o que não falta por lá, em sua forma bem típica. Elas geralmente vegetam em solo arenoso entre capim ralo, as vezes em encostas em solo mais turfoso. Achei somente um par de individuos que nascia sobre sphagnum a beira de um rio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fico impressionado como são resistentes a secura, e ao frio, sofrendo geadas por varios dias seguidos e mesmo assim se mantendo vivas e saudáveis.

Imagem

Mas claro, nem todas escapavam......

Achei interessante uma coisa: A maior parte dos individuos grandes não apresentavam hastes florais secas. Alguns individuos de tamanho menor apresentavam hastes secas geralmente portando 1 ou 2 restos de flor. Ja foi observado antes uma mesma população apresentar duas epocas de floração e frutificação distintas?

Imagem

Imagem

Imagem

Achei estranho outra coisa, pois nunca vi Drosera montana formar caule alongado com uma coluna de folhas antigas mortas como estas formavam. Mas não era algo geral, vi em poucos indivíduos isso acontecer.

Outras carnivoras lá presentes foram Utricularia pubescens e Utricularia Reniformis. As pubescens ocorriam na periferia de regiões alagadas, geralmente em turfa. não estavam floridas esta epoca. As reniformis da Serra do papagaio geralmente são da forma que possui folhas pequenas, vegetando sobre pedras, inclusive submersas, sobre sphagnum e sobre materia organica acumulada em frestas a beira dágua.

Imagem

Imagem

Imagem

(não consegui imagem melhor das reniformis, pois ja estava muito escuro e no fim da tarde para isto)

não achei lá por cima, Genlisea violacea e Drosera tomentosa que havia visto no começo do ano em regiões mais baixas da Serra. Utricularia ametisthina deveriam estar em dormencia, pois delas eu vi no retiro dos pedros em janeiro.

A maior surpresa foi encontrada ja em uma região periferica do retiro, em uma encosta turfosa ingreme acompanhando um rio, com a presença de capim bastante denso e alto. Começei a ver Genlisea aurea para todos os lados, um mar delas com suas tipicas rosetas grandes cobertas de mucilagem.

Imagem

Imagem

Até ai nada demais. mas junto as Genlisea começaram a aparecer Droseras que meu olho na hora identificou: D. ascendens! O Fernando havia me dito que não era possivel não ter destas plantas em uma serra como aquela, e ele estava certo.

Imagem

Imagem

Mas ao lado destas tipicas D. ascendens começaram a aparecer individuos bastante avantajados.

Imagem

Até que encontrei algumas realmente grandes, com um tipo de morfologia que eu nunca havia visto antes. Me lembraram drosera villosa, mas aparentemente não possuiam as vilosidades tipicas nos pecíolos. Foram algumas das Droseras mais belas que eu ja encontrei na natureza, pareciam umas estrelonas do mar e imagino que fossem bastante antigas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui um video do habitat e das Drosera ascendens:

http://s162.photobucket.com/albums/t275 ... dens00.flv

O resto da flora do Retiro dos pedros, mesmo sendo uma época de seca e frio, também foi um espetáculo a parte:

Imagem

Asteraceae

Imagem

Uma espécie pequena e delicada de flor de maio, habitando as matas galeria.

Imagem

Solanaceae como sempre com um aspecto venenoso

Imagem

Imagem

Hippeastrum

Imagem

outra lilliaceae

Imagem

Orchidaceae Maxillaria consanguinea e bromélias crescendo como rupícolas perto de rios.

Imagem

não faço idéia do que é isso....

Imagem

uma coisa aparentada do amendoim,

Imagem

Ervilhas

Imagem

Imagem

Paepalamptus que suponho ser o bromelióides pela quantidade de agua acumulada nas folhas.

Imagem

Imagem

Soprhonitis brevipedunculata florida e vegetando como rupicola.

Fora as plantas eu pude contemplar pores do sol fantásticos lá de cima

Imagem

Imagem

Conseguimos marcar para acampar la encima coincidindo com a lua cheia. Então foi fantástico o visual do Retiro iluminado com a luz da lua nascendo por trás do Pico do Bandeira como podem ver neste video:

http://s162.photobucket.com/albums/t275 ... eira00.flv

Pegamos geadas em quase todos os dias que lá estivemos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tinha gelo até encima de sphagnum

Imagem

Por enquanto é isto. Depois postarei o relato das pcs que encontrei no Vale do Matutu, que fica do outro lado da serra.

Gostaria de Agradecer ao meu amigo e companheiro de perrengues, o Tercio de Paula por algumas das fotos e por ter feito os videos com sua camera.

Abraços a todos

Adilson

04.10.2008(Sáb)18:26
Site Admin

Mensagem 
Olá Adilson,

essas imagens custaram a ser postadas, mas valeram a espera.

Drosera montana com coluna de folhas :shock: , bem estranho mesmo as que já vi sempre foram 'achatadas'.
Utricularia pubescens tem folhas interessantes, pena não ter uma florzinha para ver.
Eu simplesmente adorei essas Drosera ascendens que encontrastes em meio a Genlisea aurea, eu nunca as vi crescendo assim tão próximas (ou uma ou outra, nunca juntas).
A Sophronitis brevipedunculata é uma planta à parte, me anima a aumentar minha pequena coleção de orquídeas (S. coccinea eu tenho, já pretendia adquirir a S. cernua, agora também quero a S. brevipedunculata 8-) )
Aliás, todas esssas espécies são interessantes por viverem em locais frios, tal qual o local onde mantenho a maioria das plantas. Por esses dias achei um site sobre heliamphoras e os campos onde algumas delas crescem se parecem em muito com os que temos aqui no Brasil ... ... mas aqui crescem outras plantas também muito legais, como essas que você mostrou. :wink:
Agora é aguardar as outras imagens.

Um abraço.

P.S. Adooooro geada :D

04.10.2008(Sáb)22:36
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
FINALMENTE!!!!! :D

Que vistas lindas! As geadas deram um toque especial ao lugar. Achei mto legal q vcs coincidiram a viagem c/ a lua cheia!

Estou tentando descobrir por onde vc subiu a serra. Na outra viagem vc havia acompanhado uma estrada q sai de Airuoca e vai p/ o SW e no final (já lá no alto) em direção S, como mostra teu mapa (em azul):

Imagem

Dessa vez vcs fizeram caminho diferente, ou não?

Bom, vamos às plantas. Quando vcs estiveram lá mesmo? Mtas D.montana ainda pela serra, então já deve fazer um bom tempinho, hehehe. Se fosse agora acho não iria encontrar mtas.

Citação:
Achei interessante uma coisa: A maior parte dos individuos grandes não apresentavam hastes florais secas. Alguns individuos de tamanho menor apresentavam hastes secas geralmente portando 1 ou 2 restos de flor. Ja foi observado antes uma mesma população apresentar duas epocas de floração e frutificação distintas?

D.montana geralmente floresce no verão/outono. Mas nem todas as plantas numa população tem energia p/ gastar c/ floração num ano qq. Estas plantas continuam produzindo folhas p/ capturar insetos e juntar energia p/ sobreviver a próxima época de seca/inverno e quem sabe florescer no ano seguinte. E as plantas que florescem frequentemente ficam bastante enfraquecidas, por isso as plantinhas menores q vc viu com restos de hastes florais.

Os caules levemente alongados não sao tao raros p/ mtas droseras anuais (ou q entram em dormencia) quando o inverno está se aproximando. Me surpreende mais vc ter visto D.montana crescendo sobre sphagnum! Tem certeza q não era D.tomentosa??

Legal q vc achou G.aurea, mas pelo jeito nada de flores, né?

Sobre D.ascendens, gostei da comparação das plantas maiores com estrelas do mar, hehehe! Pore, tanto as pequenas como as grandes me pareceram bastante típicas. Aliás as tuas "grandes" me parecem médias em tamanho. Parecem ter uns 4-5cm de diâmetro, certo? Veja as duas fotos abaixo tiradas perto de Salesópolis (SP), onde crescem umas D.ascendens meio grandinhas.

Imagem

Imagem

Estas devem ter uns 7-8cm de diâmetro -- grande, mas não tão incomum. A maior planta q já vi nesta população tinha 12cm. E a maior D.ascendens q já vi na vida tinha 15cm de diâmetro, na Serra do Cabral, MG.

Espero q desta vez tenha feito herbario de tudo!! :wink:

E ai, qual a próxima viagem legal q vc tá planejando?????

Parabens pelas fotos e pelas descobertas legais nesta serra pouco explorada!

Abs, Fernando Rivadavia

05.10.2008(Dom)2:39
Destaque

Mensagem 
Poxa! muito lindas as fotos, valeu o passeio!

05.10.2008(Dom)20:19
Moderador

Mensagem 
E aí Adilson? Kd vc? :)

Abs, Fernando Rivadavia

16.10.2008(Qui)16:45
Destaque

Mensagem 
Caramba, que show hein Adilson!
As plantas estão muito bonitas! Fiquei impressionado com essa geada. Nunca fui em nenhum lugar tão frio. Tenho que fazer essa viagem com vc nos próximos anos! :D

Abração,
Vitor Albuquerque

Ah sim, como está aquela floração?

17.10.2008(Sex)9:02

Mensagem 
Adilson,
Estive em Aiuruoca em julho também e só de ver suas fotos fiquei com frio..rs
Até minha barraca ficou coberta de gelo.

Parabéns pelos achados.
Maravilha a S. brevipedunculata.
abraços

31.10.2008(Sex)17:31
Moderador

Mensagem 
E ai Leo, não tirou fotos das PCs?? Mostra pra gente! :)

Abs, Fernando Rivadavia

31.10.2008(Sex)17:32

Mensagem 
Fala Fernando,
Infelizmente não consegui explorar Aiuruoca como gostaria e não achei carnívoras lá.
A próxima vez que for lá vou pedir umas dicas pra vc e pro Adilson,
abraços

31.10.2008(Sex)17:45
Destaque

Mensagem 
Finalmente respondendo o fernando (na vespera de viajar, amanhâ estou em Aiuru de novo!)

O caminho que segui na ultima viagem foi este:

Imagem

Em amarelo subida e acampamento pelo flanco da serra do outro lado do vale dos garcias.
A - acampamento a 2.250 mts

X - local onde achei as D. ascendens.

Em laranja - Andanças pela Pedra do Papagaio e Vale do matutu.
X - local onde achei D. montana no pé da serra a 1.000 mts
Circulo - Utric. Reniformis de folhas pequenas
Triangulo - mais utric Reniformis

Como era seca e agora é epoca de chuva, com certeza devo achar mais plantas que estavam escondidas, tais como outras utrics e genliseas (as aureas devem estar em flor) e talvez mais D. montana. Ou ainda D. tomentosa crescendo a altitudes mais baixas também. TALVEZ com sorte, achar utric. geminiloba em locais com pedras que descobri nesta ultima vez. Por lá não vi até o momento paredões com bromélias pra tentar achar nelumbifolia.

Arghnnnn não acho a foto da montana em sphagnum, mas eu sei que tirei e vi bem que era montana, pois eu ja não me engano mais com elas e as tomentosas (diferente de certos publicadores de floras que eu agora tenho em mãos e não acredito que até hirtela foi sinonimizada com as montanas.........)

A próxima viagem é justamente de novo pra Aiuru pra terminar o levantamento na serra, e curtir os lugares novos que estive e ainda achar outros. Espere mais noticias hehehe

Me disseram que você vai estar aqui no começo do ano. Qual será seu roteiro? Vai passar por aqui por Brasília?

um abraço

Adilson

03.01.2009(Sáb)22:15
Responder   [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo