gercino_satiro escreveu:
Rafael, estou bastante contente com a germinação!!
Entendi que o melhor seria fazer um "pó" do substrato, o que não fiz com as Droseras... coloquei o substrato só desfiado, e não picado, dai acredito que as sementes terminaram "caindo nas valas" de alguns talos do substrato

Talvés até tenham iniciado o "nascimento"... este final de semana vou dá uma olhada no substrato. Valeu o alerta para o replantil.
Edirlessandro, minhas Byblis coloquei em pó de xaxim fervido no pequeno vaso de barro, em um aquário "beteira" servindo de estufa... sempre bem úmido mas não encharcado ...
É o garoto tá animado
Engraçado é que alguns erros foram semelhante aos meus. Eu gosto de usar um substrato "misto" no meio (mistura de areia, sphagnum e pó de xaxim) e na parte de cima, fasso tipo uma caminha de sphagnum, uma camada fina, onde coloco as sementes justamente para evitar essas "valas".
O sphagnum da foto serve, mas acho desnecessário replantar d. intermedia e d. burmannii, são plantas bastante valentes e não duram muito (são anuais). Já as byblis, estão muito coladas, acho que seria legal replantar senão vai ser meio chato para coler as sementes. Mas, é como foi dito, cuidado ao replantar byblis, dizem que as raízes são bem frágeis.
Sua máquina tem a opção macro?
@Zemeczak
Germinar o que?
Germinar na geladeira?
A geladeira, serve para guardar as sementes ou fazer a estratificação de sementes como das sarracenias.