Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)20:52

Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Desmineralizador de água - novo modelo pag 2 ! 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Ponderações
Olá a todos ! na verdade, estou tendo de ponderar o seguinte: o sistema de irrigação da minha estufa está ligado à caixa de água da casa. O cano desce até uma bomba centrífuga de 1/4 de HP, onde está instalada uma válvula solenóide acionada pelo timmer... quando o timmer libera o funcionamento da bomba e da válvula, a água entra direta nos tubos de irrigação... para instalar um sistema como esse, das duas uma: ou ele terá de poder ser ligado depois da válvula solenóide (e aí não pode retardar a saída da água, senão os ittigadores não funcionam), ou vou ter de instala-lo no percurso da descida da água da caixa, o que vai demandar a instalação de uma outra caixa d'água - e isso foge à razão do meu projeto... enfim, uma situação complicada...

20.01.2009(Ter)5:42
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem By the way...
Olá vhsg ! vi que as instruções vem de um forum chamado "faça em casa". Tentei acessar a página inicial, mas não consegui e gostaria de participar para conhecer melhor as engenhocas de cada um ! vc poderia me dar o link da página de acesso ?

20.01.2009(Ter)5:53

Mensagem 
Olá Francisco Eduardo!

A saída de água do deionizador pode ser lenta, sim... Depende muito do modelo. Considere que a água tem que passar pelas resinas que são tipo uma areia muito grossa, assim cria pressão na entrada (e por isto a torneira não pode ser muito aberta), e também você quer a água passe devagar para que haja boa troca iônica. Geralmente nos modelos em venda é indicada a vazão máxima, assim, você poderia ter uma idéia. Um valor típico para deionizadores de pequeno porte é de 50 litros por hora, ou seja, menos de um litro por minuto. De quantos l/h você precisaria?

20.01.2009(Ter)8:30

Mensagem 
Citação:
Olá vhsg ! vi que as instruções vem de um forum chamado "faça em casa". Tentei acessar a página inicial, mas não consegui e gostaria de participar para conhecer melhor as engenhocas de cada um ! vc poderia me dar o link da página de acesso ?

Infelizmente também não consegui acessar a este fórum.
Quanto a vazão da água, varia muito, existem N fatores que influenciam, em mecânica existe um método para calcular vazão de fluidos que chama-se coeficiente de Reynolds, e ele leva em consideração:

v - velocidade média do fluído
D - longitude característica do fluxo, o diâmetro para o fluxo no tubo
μ - viscosidade dinâmica do fluído
ρ - massa específica do fluído

Caso você queira construir um, dê uma pesquisada (Máquinas térmicas, Máquinas de fluxo, Bombas), você irá encontrar muita teoria sobre este tema. Acredito eu que com um pouco de cálculo e muitos ajustes você pode conseguir uma vazão próxima da sua torneira (como é o caso daqui de casa).

Citação:
Francisco Eduardo, eu penso que o fluxo de água que você terá na saída do deionizador será maior se vc tiver uma pressão maior na torneira (lógico isso neh? )

Esse é um erro comum, principalmente quando começamos a estudar mecânica de fluidos. Lembra das parábolas? Equações do segundo grau ? É muito parecido no caso da vazão, você tem um ponto ideal, para que seu sistema não fique sobrecarregado, nem abaixo do seu sistema máximo. Infelizmente o que ocorre é que a maioria das equações foram encontradas de forma empírica assim sua margem de erro fica sendo grande, e o seu "ponto ideal" deixa de ser preciso.

Espero ter ajudado
Abraços

20.01.2009(Ter)10:09
Destaque

Mensagem 
Citação:
Caso você queira construir um, dê uma pesquisada (Máquinas térmicas, Máquinas de fluxo, Bombas), você irá encontrar muita teoria sobre este tema. Acredito eu que com um pouco de cálculo e muitos ajustes você pode conseguir uma vazão próxima da sua torneira (como é o caso daqui de casa).

Desculpe ser chato, mas onde posso encontrar essas instruções de forma que um leigo (sou advogado) nesse assunto possa entender ?????
Grande abraço.

20.01.2009(Ter)12:46

Mensagem 
Sabe Francisco Eduardo... eu estava num >outro tópico<(sobre água mineral) e pensei que vc poderia ligar (para a >CEDAE< acho?) e perguntar detalhes sobre a sua água "torneiral". Se o resíduo fixo for, digamos, 50 mg/l, aí você poderia nem precisar de deionizador. Só teria que tirar o cloro. Afinal, você já está usando água "torneiral", certo? O periodo de "descanso" na caixa d'água poderia até estar removendo alguma parte do cloro.
Abraços!

20.01.2009(Ter)15:33

Mensagem 
Não sei se irá ajudar muito, mas no CEFET-MG, onde estudo nos utilizamos a seguinte apostila: http://www.4shared.com/file/75810112/2e ... OMBAS.html

Ela fala um pouco sobre como escolher uma bomba.
O deionizador é so pesquisar um pouco no google:
http://tutomania.com.br/tutorial/projet ... eionizador //Existe um arquivo para baixar
http://br.geocities.com/franzrotter/filtro.htm //Dimensionamento de um

Quase tudo, sempre terá algum termo técnico, mas se pesquisar um pouquinho encontrará o significa, e pode me perguntar também, dentro do possível, estamos aí para ajudar !!

Abraços

20.01.2009(Ter)16:58
Destaque

Mensagem 
Olá RobertoR ! obrigado pela sugestão. Ainda no início de 2008, estava conversando, por e-mail, com o Marcos Ono, quando ele me deu essa sugestão (pedir à concessionária os níveis de elementos da água) - que, aliás, levei para aquele tópico. De acordo com ele, a água pode ser usada normalmente (e quem sou eu para discutir !)... daí fiquei mais tranquilo !
Mas aquele aparelho, por um custo razoável, sinceramente despertou meu interesse, muito embora minhas plantas estejam se desenvolvendo muito bem sem nenhum tratamento na água que vem da caixa ! é que gosto dessas engenhocas e sempre quis saber como um desses funciona - como disse anteriormente, a minha formação é inteiramente diversa, embora seja curioso.
A propósito: antes de usar a água da caixa, a irrigação da estufa esteve ligada diretamente à água que vem da rua - e as plantas se desenvolveram sem qualquer tipo de problema. Também fiz, mas isso em 2007, quando efetivamente iniciei o cultivo - os testes de "dureza" da água, e a que aqui chega é "extremamente branda", segundo a tabela...
Olá vhsg13 ! obrigado pelas dicas de sítios. Vou entrar, imprimir (detesto ler em tela de computador) e tentar compreender ! qualquer coisa peço ajuda, com certeza, e sem nenhuma vergonha por isso.
By the way, se alguém tiver alguma dúvida em áreas humanas, por favor esteja à vontade para perguntar - afinal, nesse nosso forum eu estou sempre em franca vantagem ! só aprendo ! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

21.01.2009(Qua)7:27
Destaque

Mensagem Uma nova proposta para quantidades menores !
Para quem deseje apenas pequenas quantidades:

http://www.alergohouse.com.br/lojanova/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=669

23.01.2009(Sex)6:50
Destaque

Mensagem 
quem procura outro modelo, tem esse link do mercado livre onde ele vende tanto o filtro quento os materias para troca.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87948542-_JM

23.01.2009(Sex)8:28
Responder   [ 25 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo