Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)1:22

Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Inseto roubando presas em droseras. 
Autor Mensagem

Mensagem Inseto roubando presas em droseras.
Esses dias minha pequena spatulata capturou uma aranha, ja era noite e as luzes do terrario estavam apagadas, eu pude notar quando um inseto marrom com antenas arrancou literalmente a aranha da folha da spatulata, fiquei cismada mas não consegui pegar o inseto pq ele correu para o fundo do substrato.
passou o tempo eu esqueci disso...

Porem esses dias ao regar o terrario eu vi uma criatura parecida, com uma pinça removi e coloquei num potinho, removi cuidadosamente uma parte do substrato onde ele se escondia e para minha surpresa sairam + 2.
Consegui remover todos, não achei mais nenhum.

Criatura de habto noturno / remove insetos capturados pela planta.
População de aproximadamente 3 ou 4 num terrario pequeno.
As fotos mostraram que parece uma barata ou algo assim, mas prefiro a opinião dos amigos.

Tenho um pequeno terrario composto 1 camada de pedras de rio ph neutro 1 grossa camada de xaxim ( antigo e tratado ) e por fim sphagnum.

POR FAVOR ALGUEM IDENTIFICA???

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

22.01.2009(Qui)8:16

Mensagem 
(Terrario maravilhoso!)

Sim, parece mesmo barata. Será que é uma Blatta orientalis? Qual o tamanho do bicho?

Veja aqui:
http://entweb.clemson.edu/cuentres/cesh ... /ce181.htm

22.01.2009(Qui)9:21

Mensagem 
Fernanda, realmente isto parece uma barata. Como você encontrou 3 indivíduos, mantenha sempre atenção, pois pode conter ovos, e em questão de dias os filhotes podem aparecer.

22.01.2009(Qui)10:14

Mensagem 
Barata! Sem dúvida.

Mas fique ligada. você encontrou só tres. Há com certeza mais delas no seu terrário. Pior que isso, se houver ovos uma super-população se instala em poucos meses. Já tive problemas com isso em um dos meus terrários, tive que trocar tudo pois tinha barata de todas idades e tamanhos, a espécie era a comunzona mesmo, Periplaneta americana, espécie cosmopolita. Se quiser preservar o substrato vai dar uma trabalheira danada se livrar delas, aqui eu deixei o terrário dias com água até a boca, depois sequei completamente e deixei ele fechado no sol por vários dias. Ainda assim, sobraram alguns filhotes...que matei na pinça mesmo. Enfim, bichinha é praga mesmo!

não entendo muito da taxonomia de baratas, mas acho que você pegou ninfas de Periplaneta americana.

Abração

22.01.2009(Qui)10:23

Mensagem 
Obrigado amigos, eu notei elas durante a rega, oq aconteceu foi que quando o terrario idundou elas foram para a superficie, são pequenas, tem o cumprimento de uma azeitona, é menor que uma chave caseira e maior que um alfinete.
tem a coloração marrom escura.

meu terrario fica com uma tampa de vidro por cima + a calha com luz, a abertuda para entrar um ar é de aproximadamente 1 dedo.

notei que durante a fuga elas não subiram no vidro.

tenho 2 palpites ou vieram ovos no substrato em um tronco de arvore que coloquei no terrario.

Alguem tem + alguma dica de como acabar com elas?

22.01.2009(Qui)12:36
Destaque

Mensagem 
Barata é um inferno mesmo ! talvez se vc usar SBP Casa e Jardim, ou Combat elas morram... mas não sei se isso seria adequado para um espaço como um terrário... é melhor ouvir quem tenha experiência neles.
Aqui em casa tenho uma aranha que fez uma teia extraordinária e disputa os insetos com as nepenthes da estufa... mas ainda não teve a luminar idéia de entrar nos jarros... se e quando tiver essa idéia, acho que a brincadeira dela termina.

22.01.2009(Qui)12:56
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Pode ser que o Raid Casa & Jardim resolva o problema com as baratas, mais dependendo as plantas que tiver no terrário é bom não borrifar direto sobre as plantas, aqui já borrifei direto sobre N. alta e a planta não sentiu nada, em compensação, borrifei sem querer numa Drosera intermedia e quase matei a planta, perdi a haste floral e morreram mais 3 mudas de Drosera tokaiensis por uma bobeira.

Então muito cuidado com o veneno sobre as plantas.

Abraço.

22.01.2009(Qui)15:30
Destaque

Mensagem 
Sua D. capensis está muito bonita. É uma forma diferente de folhas largas? Ou ela ficou assim devido as condições do terrário?

Como alternativa você poderia usar aqueles inseticidas em forma de isca (já vi das marcas Raid, Baygon e SBP). As baratas precisam entrar dentro daquela caixinha preta para se envenenarem, portanto não deve haver contato do veneno com as plantas ou substrato.

22.01.2009(Qui)18:08

Mensagem 
Minha capensi ficou com as folhas + largas devido as condições do terrario, como não recebe luz solar, elas alargam suas folhas para captar + luz.
ela se desenvolveu super bem, ja lançou 3 hastes florais.

Imagem

Sobre as baratas, vou comprar aquelas iscas que elas entram para se contaminar.

22.01.2009(Qui)20:12

Mensagem 
Lindo terrário, o desenvolvimento das plantas está um espetáculo!

Acho que uma armadilha (tipo Matox) resolverá o problema das baratas.

22.01.2009(Qui)20:44
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo