Como armazenar a água da chuva ?
Autor |
Mensagem |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Bode ! obrigado pelas dicas, vou fazer isso ! quanto a captar água dos telhados, acho que é necessário algum cuidado - para quem vai lidar com ela. No telhado os pombos defecam, urinam, etc... além de outros animais, tais como ratos, pássaros... é bom colocar um filtro na saída dessa água, se for para manusea-la... senão, eu deixaria ir para as águas pluviais mesmo...
|
25.01.2009(Dom)7:23 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Francisco Eduardo escreveu: Olá Bode ! obrigado pelas dicas, vou fazer isso ! quanto a captar água dos telhados, acho que é necessário algum cuidado - para quem vai lidar com ela. No telhado os pombos defecam, urinam, etc... além de outros animais, tais como ratos, pássaros... é bom colocar um filtro na saída dessa água, se for para manusea-la... senão, eu deixaria ir para as águas pluviais mesmo... Por isso que sempre que dizemos para esperar uns 15 minutos de chuva antes de começar a coletar a água do telhado, pois nesse tempo o telhado é lavado e a água que desce depois é limpa. E um filtro para a água do telhado teria que ser alguma coisa que matasse bactérias, pois um filtro mecânico pouco adiantaria no caso de urina de rato, se é essa sua preocupação. Quanto aos pássaros, os 15 minutos já são suficiente para limpar a sujeira deles. Abraço.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
25.01.2009(Dom)8:53 |
|
 |
Matheus
Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP
|
Bode escreveu: Francisco Eduardo escreveu: Olá Bode ! obrigado pelas dicas, vou fazer isso ! quanto a captar água dos telhados, acho que é necessário algum cuidado - para quem vai lidar com ela. No telhado os pombos defecam, urinam, etc... além de outros animais, tais como ratos, pássaros... é bom colocar um filtro na saída dessa água, se for para manusea-la... senão, eu deixaria ir para as águas pluviais mesmo... Por isso que sempre que dizemos para esperar uns 15 minutos de chuva antes de começar a coletar a água do telhado, pois nesse tempo o telhado é lavado e a água que desce depois é limpa. E um filtro para a água do telhado teria que ser alguma coisa que matasse bactérias, pois um filtro mecânico pouco adiantaria no caso de urina de rato, se é essa sua preocupação. Quanto aos pássaros, os 15 minutos já são suficiente para limpar a sujeira deles. Abraço. Ai a preocupaçao sao pombos e ratos, mais o 'negócio' aqui é gato Sim tenho 6 gatos e eles amam o telhado, dai sempre tem pelo talves até urina e em que lugar não tem cocô de passarinho?? Quanto tempo espero depois da chuva começar com estes problemas??
|
28.01.2009(Qua)1:31 |
|
 |
Bode
Moderador
|
Cara, com os gatos eu não tenho idéia, talvez você deva esperar a água do telhado começar a descer incolor, mais o mínimo que deve esperar são 15 minutos, e para resolver os pelos, use um tecido para filtrar a água antes de colocar no reservatório definitivo.
Abraço
|
28.01.2009(Qua)7:51 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Bode ! não tenho um local escuro para colocar os galões, tenho apenas um local onde não bate sol diretamente... eles estão com as respectivas bocas tampadas por plástico... nessa posição:  Será que podem aparecer algas ? o que vc acha ? Grande abraço. PS - pelo que entendi de nossa conversa, vc capta água da chuva ! como vc faz isso ? é uma calha no telhado ? me desculpe por estar perguntando, mas tenho esse projeto e gostaria de obter informações de quem já utilize um sistema desses !
|
28.01.2009(Qua)9:18 |
|
 |
alexandre rieper
Registrado em: 24.12.2008(Qua)11:11 Mensagens: 232 Localização: joinville, santa catarina
|
vcs pegão direto do telhado.... meu vcs nãoi sab a quentidade de sugeira que tem ali.... porque vcs achão que ele fica preto com o tempo????? eu ja não pego uma lona plastica de 2x2 metros amarro em cada ponta e fasso cair em um filtro de algodão pra tirar aquele sujeira preta q acumula no nundo do balde quendo não é filtrada
_________________ droseras, dionaeas, sarracenias, utricularias logo logo ja vou poder fazer a minha Growlist
|
28.01.2009(Qua)10:21 |
|
 |
Bode
Moderador
|
Francisco Eduardo, vamos por partes, como diria o esquartejador....brincadeira
Do jeito que você está armazenando a sua água, acredito que vá surgir algas verdes, mesmo não tendo sol diretamente, então o que pode fazer é colocar um plástico preto sobre os galões, que assim evita não só a alga como o ressecamento dos galões a longo prazo.
Eu coleto água diretamente do telhado, como aqui na casa não tem calha, eu simplesmente coloco o balde debaixo de onde cai a água, e depois armazeno num tambor plástico de 200 litros.
alexandre rieper, o telhado fica preto com o tempo, não só pela sujeira, mais pelo crescimento de algas e fungos sobre cerâmica, e quando chove, não coleto imediatamente a água, eu espero de 15 a 30 minutos de chuva pra dar uma lavada no telhado, e só depois começo a coletar a água.
Seu sistema com a lona, é interessante, mais também é importante esperar pelo menos uns 15 minutos para que a chuva lave o ar, retirando poeira e outras sujeiras que estejam em suspensão no ar, aí você pode coletar a água e armazenar sem problema nenhum.
Abraços.
|
28.01.2009(Qua)10:39 |
|
 |
alexandre rieper
Registrado em: 24.12.2008(Qua)11:11 Mensagens: 232 Localização: joinville, santa catarina
|
sim, quando eu vejo uma nuvel na serra ja é sinal de chuva... ja armo meu aparato de captação e espera a chuva vim até dar or 15 minutos a agua ja lava a lona tambem.... eu prefiro armazenar a agua em garrafas pet de 2 litros ou 2 e meio e completar totalmente para quen não haja ar dentro ai eu as enterro mantendo assim a temperatura baixa, não resseca o plastico da garrafa e não prolifera algas porque não ha luz esse filtro que eu havia falado de algodão pode ser substituido por um simples filtro de café que tem a função de reter as micro palticulas de fujeiras que possa ter na agua 
_________________ droseras, dionaeas, sarracenias, utricularias logo logo ja vou poder fazer a minha Growlist
|
28.01.2009(Qua)11:37 |
|
 |
Bode
Moderador
|
alexandre rieper, a idéia de enterrar as garrafas é boa, mais pra garrafa pet acho que não é necessário o cuidado com o ressecamento desse tipo de plástico, que é resistente pra caramba, mias acho que vale pra manter a temperatura da água baixa.
Abraço.
PS: completa seus dados pra gente saber de que cidade/estado você é.
|
28.01.2009(Qua)15:06 |
|
 |
alexandre rieper
|
ja fis isso.... mais mesmo assim..... eu sou de joinville santa catarina a famosa cidade das flores mais só orquideas não tem carnivoras nenhuma mais eu vou ver nas nacentes aki se acho alguma drosera...... eu moro bem perto da serra do mar 500 metros +/- tem orquideas pra caramba mais carnivoras que é bom não tem nada
tem bastante q todo mundo procura que são as micro orquideas
|
28.01.2009(Qua)15:14 |
|
 |
|