Ajuda - Seria um híbrido?
Alô pessoal. To com uma dúvida aqui que gostaria de contar com a ajuda de voces.
Há um ano e meio atrás, mais ou menos, eu recebi umas sementes de D. natalensis, plantei elas separadamente, bonitinho como sempre, na estufa de germinação. Tudo como manda o figurino. Porém essas plantas já cresceram, floriram, deram sementes, novas germinações...enfim...espalhou! Com a minha falta de tempo no ano passado, principalmente no final do ano, a coisa saiu do controle.

Dá pra ver que este bog está meio abandonado, né? Isso vai ser resolvido depois da minha defesa, dia 17 agora. Pois bem, como não poderia deixar de ser, a spatulata se meteu aí no meio.

Agora, com um pouco mais de tempo livre, comecei a reparar umas coisas diferentes. Veja tem uma Drosera entre as spatulata e a natalensis que é um pouco diferente e um pouco igual as duas.
A spatulata (abaixo) tem o pecíolo mais alongado e projetado pra cima, o centro da planta tem bastante pelos e, por mais que pegue sol, as folhas continuam verdes. A natalensis (em cima, a direita) tem os peciolos um pouco peludos, folhas baixas e bem vermelhas.

Já a Drosera que cresceu entre/junto com a natalensis e a spatulata tem o peciolo mais largo, as folhas sao baixas e um pouco avermelhadas e com pelos pouco desenvolvidos, tanto no centro quanto no pecílo.

[/list]
Olhei aquele cladograma que você fez Fernando, não encontrei a spatulata lá, como tem um milhao de coisas consideradas variedades de spatulatas....
Enfim, isso aí pode ser só variação, ou há um híbrido em potencial nessa mistureba?
Conto com a ajuda de voces.
Abração