Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)1:27

Responder  [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Aiuruoca - jan 09 Levantamento de Pcs da Serra do Papagaio 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Realmente um paraíso de Utrics, pena não ser o meu gênero preferido.

Minha Growlist

13.02.2009(Sex)11:29
Destaque

Mensagem 
Continuando com os posts aqui é a vez de U. amethystina.

Depois de U. pubescens, U. amethystina era a lentiburiaceae mais abundante do parque, Mas ocupava nichos ecológicos distintos do da U. pubescens: Habitava solos umidos mas que durante o periodo de seca, se tornavam de levemente umidos até totalmente secos (diferentes das U. pubescens que habitam solos umidos o ano inteiro). Isto as fazia bastante abundantes nos campos rupestres do retiro dos pedros (2.250 mts) e nas escarpas rochosas dos picos, crescendo sobre acumulos rasos de matéria organica ou sobre tapetes finos de musgo que secavam completamente no inverno. Fiquei me perguntando se ela realmente possui alguma estrutura de hibernáculo durante o inverno ou se ela é uma planta anual.
Ela era frequente, em populações continuas no retiro dos pedros mas se apresentava em populações menores disjuntas pelo resto da serra, geralmente em altitudes superiores a 1.500 mts. Ela raramente formava aglomerados de plantas tão grandes como U.pubescens, mas em um lugar achei "clusters" delas de cair o queixo. Ela geralmente dividia espaço com D. montana e por vezes com U.subulata nos campos rupestres e nos habitats rupicolas em escarpas de pedra, com Genlisea Violácea. A forma de colorido era bastante escura, o formato das flores era bem tipico sem nada de especial, e o disco do labelo tinha colorido bastante timido perto do colorido das U.amethystinas aqui de Brasília.

Imagem

Aparencia tipica das amethystinas da Serra do Papagaio. Ultra macro com lente conta-ponto do Tércio.

Imagem

Imagem

Imagem

Achei interessante a presença de algumas flores apresentando peloria (aberrações na apresentação das peças florais)

Imagem

Outra pelórica.

Imagem

Aqui um pequeno aglomerado delas.

Imagem

E aqui o maior aglomerado que achei delas.

13.02.2009(Sex)20:39
Moderador

Mensagem 
Wow que lindas!!! U.amethystina é uma das minhas Utrics favoritas, apesar de comum. É uma das espécies mais variáveis de Utrics e talvez seja na verdade várias espécies sob um mesmo nome. Há mta variação de cores, formatos e tamanhos e frequentemente se encontram grandes numeros em flor na época de chuvas. Essa sim eu já vi cobrindo campos imensos com flores! :)

Parabens pelas fotos!

Abs, Fernando

13.02.2009(Sex)20:55
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
São plantas adoráveis e muito bonitas, ainda estou aprendendo a cultiva-las. Dai retifico minha pergunta, são anuais ou perenes? Ou ambas, depentendo da condição ambiental?
Até hoje pelo que ja vi da morfologia delas não vejo nada que justifique uma separação. Talvez tenham diferenças nas sementes ou nas partes subterraneas, mas em folhas e em flores acho que podem se caracterizar em formas distintas, e talvez em alguns casos variedades geográficas. As unicas que acho que poderiam TALVEZ ser, são as formas brancas - amarelas que encontramos por ai, que apresentam diferenças na morfometria dos lobulos do labelo. fora isto acho que é checar sementes e talvez dna pra ver se poderiam se constituir em algo separado ou talvez só em uma simples forma de colorido.

Abraços

Adilson

A seguir: As genliseas de Aiuruoca.

13.02.2009(Sex)21:03

Mensagem 
Samoied (Adilson Peres) escreveu:
Cleo, vou te mandar por MP os detalhes que eu tenho aqui sobre como ir e onde ficar. :)

Graaande Samoied!! Brigadao cara! Valeu mesmo! Lá pra Março ou Abril vou pra lá também. Eu queria ir agora, pra relaxar após a defesa da dissertação, mas calhou do "após a defesa" ser justamente no carnaval e lá deve estar cheio. Enfim, é só eu controlar a ansiedade por 1 ou 2 meses...hehehe

Abração

13.02.2009(Sex)22:20
Moderador

Mensagem 
É isso mesmo Adilson, a forma pequena /branca e a amarela do centroeste que sao as mais gritantes. No geral U.amethystina parece crescer como anual na natureza, mas em lugares mais umidos eu acho q ela aguenta mais tempo, inclusive em cultivo. não se descobriu tuberculos nestas plantas ainda... Mas depois daquela G.pygmaea que achei com o Vitor, eu não duvido NADA!! hahaha!

Abs, Fernando

14.02.2009(Sáb)2:46
Moderador

Mensagem 
Olá de novo Adilson,

Eu fiquei surpreso quando vc me falou que havia uma tal Serra do Papagaio nesta região. E pelo jeito tuas fotos anterioes de Airuoca são todas nesta Serra do Papagaio, certo?

Como falamos por e-mail, este deve então ser o local tipo de D.montana, isto é, onde as D.montana originais foram coletadas por Auguste de Saint-Hilaire que publicou D.montana em 1824 (junto com quase todas as droseras brasileiras conhecidas até hoje).

Nossa, muito legal desvendar mais este mistério, estou mto feliz!! :)

Agora só falta vc dizer que fez herbário e que temos material amplo para poder comparar as D.montana do local tipo com as demais D.montana espalhadas pelo Brasil (e Bolivia!). ;)

Abs, Fernando

14.02.2009(Sáb)16:55
Destaque

Mensagem 
Procurando coisas do Saint Hillare na net descobri que ele realmente passou por Aiuruoca em 1822, nas vésperas de ir embora para a França. Ele andou pela serra o papagaio e foi até o pico do papagaio. Então é provavel que Aiuruoca seja o local tipo. Ainda que seja estranho, pois ele andou por varios outros locais onde em tese existiria a ocorrencia de D. montana, não? Em Aiuruoca as montana são bastante dominantes, ocorrendo em grandes quantidades. D. tomentosa ocorre raramente em aiuruoca.

Em homenagem a este fato que me deixa muito feliz eu vou mudar o post de hoje, que iria ser das genliseas para um sobre Drosera montana (bem como umas fotos a mais de espécies anteriormente ja postadas)

D. montana

Aiuruoca é o local tipico onde Auguste Saint Hillare coletou as plantas que ele viria a descrever como D. montana em 1834, sendo ela uma das mais importantes espécies de Droseraceae brasileira. Na serra do papagaio ela ocorre desde a base da serra (1.000 mts) até o topo dos picos mais altos (2.350mts), em populações a primeira vista disjuntas, que ocorrem em ambientes diferenciados. Nas partes mais altas da serra ela ocorre sempre que existe solo arenoso ou vermelho exposto a luz solar, em campos de altitude, afloramentos rochosos e encostas de barrancos. Nestas altitudes forma populações contínuas muito grandes e que são adaptadas para enfrentar seca e geada no inverno. Elas ocorrem quase sempre em conjunto com U. amethystina e U.subulata que preferem ambientes semelhantes. Nas altitudes intermediarias da serra ela ocorre geralmente sobre solo vermelho, por vezes em ambientes mais sombreados e com uma umidade mais constante (mas jamais em ambientes alagados), por vezes ocorrendo conjuntamente com D. tomentosa e U. amethystina.

Imagem

Tipica D. montana da Serra do Papagaio

Imagem

Imagem

Imagem

Tipicos ambientes de altitude onde D. montana ocorre com grande frequência.

Imagem

Imagem

Colonias com bastante individuos

Imagem

Um individuo bastante robusto.

Por sua ocorrencia muito frequente, ela dividia o espaço com varias outras plantas

Imagem

com Orchidaceae Habenaria sp.

Imagem

Com composaceae?

Imagem

Com a pouco frequente U. subulata

Imagem

Imagem

Com a muito frequente U. amethystina

Tivemos sorte em uma manhâ presenciar a floração sincronica de centenas de individuos, um verdadeiro espetáculo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abaixo são imagens de uma população de montanas a menor altitude, na base da serra a aproximadamente 1.000 metros. Tal população até onde consegui ver, não tinha contado com as de maior altitude, habitava um local mais sombrreado e de umidade constante durante o ano inteiro, em um barrando na beira da estrada que dava acesso ao povoado da pedra do papagaio.

Imagem

Imagem

Apesar de formarem uma população bem uniforme, alguns individuos me deixaram com duvidas. Isto abaixo é montana ou tomentosa?

Imagem

De montana foi isto. Aqui abaixo algumas imagens complementares dos posts anteriores.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

os 4 subidores de serra com 30kg de mochila nas costas....

Por hoje é só, na proxima as genliseas.

14.02.2009(Sáb)22:53
Moderador

Mensagem 
Olá Adilson,

Belas fotos e interessantes observações!

Acabo de voltar de S. Gonçalo e Diamantina e também vi muitas amethystinas anormais. Mas no meu caso foi algo realmente muito estranho.... depois eu mostro. :wink:

Interessantes essas montanas com hastes curtas. Decerto eram plantas sujeitas a condições mais extremas de temperaturas e estresse hídrico, não?

Citação:
Com composaceae?

Opa! :lol:
Por isso eu não gosto dos nomes alternativos... geram muita confusão.
Por convenção, a terminação para nomes de famílias botânicas é aceae, mas, por serem tradicionais, alguns nomes alternativos são tbm aceitos, como Leguminosae (Fabaceae), Graminae (Poaceae), Gutiferae (Clusiaceae), Cruciferae (Brassicaceae), Labiatae (Lamiaceae), Palmae (Arecaceae) e mais alguns outros.
Nesse caso, o correto seria Compositae ou Asteraceae - mas não confirmo que a planta em questão seja dessa família... difícil chutar sem ver flores.

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

15.02.2009(Dom)0:14
Moderador

Mensagem 
Hello Adilson!!

Mais um post fantastico, que saudades das serrinhas brasileiras e nossas PCs! :)

Citação:
Procurando coisas do Saint Hillare na net descobri que ele realmente passou por Aiuruoca em 1822, nas vésperas de ir embora para a França. Ele andou pela serra o papagaio e foi até o pico do papagaio.

Nossa, entao acho q vc matou a charada, hahaha! :) Airuoca deve entao ser o local tipo de D.montana.

Citação:
Então é provavel que Aiuruoca seja o local tipo. Ainda que seja estranho, pois ele andou por varios outros locais onde em tese existiria a ocorrencia de D. montana, não?

Pq estranho? Ele tinha que escolher uma coleta de D.montana como o holotipo, entao pq não uma do final de suas viagens, uma que talvez estivesse melhor preservada q as primeiras feitas anos antes quando começou a viajar pelo Brasil?

Adorei as fotos todas, vc é um ótimo fotógrafo! E teve sorte ainda de pegar floração em massa de D.montana. Engraçado como as droseras podem passar vários dias sem abrir flores quando o tempo tá feio, e de repente florescem sincronicamente aos montes no memso dia. O dificil é estar lá no dia certo...

Abraços e brigadão pelas fotos e ótimo relato de viagem!!
Fernando

P.S. Ah, quem é quem na ultima foto?

15.02.2009(Dom)0:54
Responder   [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo