Autor |
Mensagem |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Então Fernando!
Acredito que as Droseras e sarras (incluindo as Darlingtonias) não se deram muito bem com a umidade do ar. Elas demonstraram que preferem o solo encharcado mesmo, e que ficam muito fracas se dependerem somente de névoas e da umidade do ar. já as neps adoraram, elas tem uma capacidade impressionante de captar umidade pelas folhas! As Utricularias, nem melhoraram nem pioraram....
Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
21.02.2009(Sáb)15:37 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
É verdade, PHD ! eu tenho notado isso aqui na estufa ! para as nepenthes, acho que o mais importante é terem as folhas molhadas em forma de aspersão do tipo "neblina". Não que deixe de ser importante o substrato estar sempre úmido, mas acho que, nesse quesito - até mesmo por não usarmos pratinhos de água sob os vasos - elas são muito diferentes das demais. Quando a irrigação aqui estava ligada na água que vinha direto da rua, às vezes a pressão era demais, e em vez de parecer neblina, parecia chuva. Notava que as nepenthes não gostavam tanto assim. Também acho que as nepenthes possuem uma capacidade maior de retirar a umidade do ar do que as demais PCs... então, se a umidade estiver sempre acima de 80%, dificilmente elas desidratarão. Outra coisa: uma dionaea que coloquei junto com as neps, sem prato por baixo, está lá há mais de 15 dias, só com a irrigação, e vai indo muito bem... já com droseras e sarracenias não testei - ainda ! Grande abraço.
|
22.02.2009(Dom)8:32 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Hello PHD,
Se o solo não secou, não tem pq elas terem morrido -- a umidade do ar estando alta ou baixa. Pela tua descricao parece ter sido calor mesmo que as matou. Afinal eh o famoso efeito estufa, hahaha! Vc precisa abrir mais tua estufa, deixar circular o ar e de repente ligar os aspersores com mais frequencia, especialmente de dia quando esta muito calor.
Abs, Fernando
|
22.02.2009(Dom)17:00 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá PHD ! eu já tive experiências desagradáveis de perder droseras por causa do calor excessivo, mesmo com bandejas de água sob os vasos... com os bogs isso melhorou, porque, muito embora tomem sol, a água sob o substrato se mantém sempre mais fria do que sob o sol. Outra coisa: as dionaeas tem um desses dois problemas (ou os dois): a) forçosamente devem ter um período de dormência, ainda que numa geladeira, porque as minhas "dormiram" e não voltaram; e/ou b) não suportam mesmo o sol do Rio de Janeiro direto sobre elas, mesmo estando em bogs. As que eu tinha nos bogs simplesmente sumiram, mas uma que mantenho, num vaso individual, na estufa (portanto sob sombrite), nas mesmas condições das nepenthes, sem bandeja de água nem nada, está indo muito bem só com a irrigação. Outra coisa que aprendi na marra: quando coloquei o filme especial para estufas no teto e em dois lados da minnha estufa das neps, o calor interno aumentou imensamente, e a umidade - pasme - caiu vertiginosamente. Tanto que tirei o plástico em menos de dez dias e mantive o sombrite... e isso tudo mesmo com a irrigação. Elas gostam de uma temperatura por volta de 25 a 30 graus e umidade superior a 70% pelo que pude perceber por aqui. Eu tenho conseguido isso com sombrite duplo no teto e simples em todas as laterais da estufa e irrigação de 15 minutos quatro a seis vezes por dia... Grande abraço.
|
22.02.2009(Dom)20:58 |
|
 |
Carlos E. Teixeira
Registrado em: 22.07.2007(Dom)2:44 Mensagens: 67 Localização: Rio de Janeiro
|
Parabéns PHD muito legal sua estufa! Foi muito legal ver este tópico para tirar uma boa noção das coisas, por cima do meu prédio na minha varanda um vez botaram uma especie de sombrite para reformas de fachadas, cara as minhas pantas aceitaram muito bem, as DIONAEA ficaram vermelhas e a miha nenps.. Nem se fala, valeu vou tentar improvisar algo!!!
Abraço a todos Cadu.
Editado pela moderação - PCBR - De acordo com as regras deste fórum, "2º Pede-se não usar textos integralmente grafados em maiúsculas".
_________________ Grato Sempre! Cadu Teixeira http://www.flickr.com/photos/11749395@N05/
|
23.02.2009(Seg)4:07 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Opa!
Bem na verdade o substrato se desidratou, ou seja, ficou seco nas raizes. Pensei que a umidade do ar bastaria, mas foi um engano. Confiei em um sistema sem testa-lo. E não fiquei por perto para avalia-lo e dar suporte, quando fui conferir já era tarde para muitas pcs.
No inicio fiquei chateado, mas depois lembrei que praticamento todos sofrem alguma tragedia em relação a coleção e levantam a cabeça e seguem em frente. É essa capacidade de lidar com a "tragedia" que separa as crianças de gente grande. Se vc superar vc é gente grande e consegue se recuperar e aumentar a sua coleção, se vc desistir, vc não tá pronto para a responsabilidade!
Esse é o batismo de fogo!
E eu estou pronto para seguir em frente!
¿Hasta quando? Hasta la vitória, Siempre!
Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
23.02.2009(Seg)21:26 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Olá PHD ! não se sinta um incompetente por isso, até acertar o sistema de minha estufa levei bem quase um ano. É o tipo da coisa que se faz com experimentação e erro. Minha sorte é que eu estava por aqui para avaliar as consequências das mudanças. Uma sugestão é vc aumentar o tempo de irrigação, com os aspersores de neblina (acho que vc usa esses). Com mais tempo funcionando, eles acabam molhando o substrato também. Um grande abraço, Francisco
|
24.02.2009(Ter)13:21 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
|
Então Francisco.
O projeto era evitar que a os aspersores atingissem diretamente as droseras, pois elas ficavam com aspecto feio quando isso acontecia, as D. indica e Binatas se embolavam todas... mas antes o aspecto feio, do que o aspecto morto!
Agora a cagada foi consertada e as Droseras vão ter que se contentar em levar chuva ao menos duas vezes ao dia!
Abraços
|
25.02.2009(Qua)18:17 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Olá PHD ! e vc já pensou em pendurar as nepenthes sobre as droseras ? assim o substrato das primeiras seria encharcado mais rápido, e a quantidade de água sobre as segundas seria menor... Grande abraço.
|
26.02.2009(Qui)10:34 |
|
 |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
É isso aí PHD, siga em frente...
não sei se serve, mas saiba que ainda virão outros tombos...é assim mesmo, pra que as plantas morram basta que elas estejam vivas! hehehe. Já perdi a conta de quantos pequenos desastres tive aqui e, ainda estao na mente, quantos grandes desastres já ocorreram também...faz parte.
Abração
27.02.2009(Sex)14:29 |
|
 |
|