Oi Carlos,
Citação:
Eu tenho uma duvida tambem sobre as sementes das dionaeas, eu tive uma planta que deu duas astes florais, po um acaso eu tenho que polemizar de uma haste para outra? ou não ten nada haver são duas hastes diferentes??
Se vai ou não haver "polêmica" se vc "polinizar" flores de hastes diferentes, eu vou deixar p/ as Dionaea discutirem, hehehe! Tudo bem, essa tá perdoada pois aí no Brasil não são nem 5 da manhã de sábado e vc deve estar chegando de alguma balada doida e babando em cima do teclado!

Bom, a questão é a seguinte: quando vc poliniza flores de uma mesma planta (independente se estão na mesma haste ou não) vc está fazendo uma auto-fecundação. No caso de Dionaea isso funciona, mas p/ mtas plantas isso não funciona não e nem é possível (por exemplo quando os sexos estão separados por planta).
Já se vc polinizar flores de plantas diferentes uma com a outra, aí vc estará fazendo polinização cruzada. Em teoria os descendentes de sementes obtidas desta maneira possuem mais variação genética, são mais fortes. Mas como falei acima, p/ Dionaea isso não é essencial.
Abs, Fernando
P.S. Vai dormir que já tá tarde! -- Isto é, cedo! ;)