Fala galera,
Aí vai mais um tópico in Habitat.
Em Dezembro do ano passado fui com um amigo da Faculdade, Rodrigo, e o irmão dele, Gustavo, conhecer a Serra do Caparaó. A Serra fica protegida em um Parque Nacional onde a vegetação é bastante interessante e as paisagens são realmente incríveis. Foi um dos lugares mais bonitos que já visitei! Nessa Serra ficam o Pico da Bandeira e outros quatro picos entre os dez mais altos do Brasil. Apesar da intenção principal ser encarar a subida dessas montanhas, não pude deixar de fotografar as PCs que encontrei pelo caminho! ;)
Nós passamos a semana no abrigo do Parque a 2393 metros debaixo de chuva e muita neblina. Ficamos presos vários dias por causa do mau tempo. Já estávamos agoniados!

No 4 dia ainda não tínhamos saído de casa e resolvemos aproveitar uma ligeira trégua da chuva pra tentar subir pelo menos o Pico da Bandeira. Mas a neblina caprichou...

Seriema, Cariama cristata passeando na frente do abrigo.

Conseguimos subir o Pico da Bandeira e naquelas condições já estavamos super realizados com a viagem. Tanto é que nem nos importamos em ficar "trancafiados" também no quinto dia por causa da chuva. A viagem já tinha valido à pena. Só que no fim do dia...

Uma brecha de esperança se abriu no horizonte. Dormimos sonhando com um céu azul e raios de Sol aquecendo as montanhas.
E a nossa expectativa se confirmou com o grito eufórico do Rodrigo na manhã seguinte ao abrir a janela: Uhuuuuuuuuuuul!

Era um dia lindo!!!! Eu e o Gustavo pulamos da cama, colocamos a água no fogo e em 15 minutos estávamos na trilha. Essa foi a primeira vez que vi esse morro a poucos metros da nossa janela... rs

Refizemos a trilha do Pico da Bandeira. Confesso que a caminhada ficou bem mais difícil quando vi onde tínhamos que chegar! hahahaha

A vista da subida:

O Pico do Cristal (9° do Brasil) visto do P. da Bandeira. Era o último do percurso e o mais difícil porque não tem trilha e a subida é bem íngeme.

Havia algumas flores bem bonitas no caminho.

Havia dezenas, milhares de Oncidium gracilis florindo por todo o parque. (ID Adilson Peres)

Outra espécie?

Muitas Asteraceas.

E finalmente as Carnívoras!!! A espécie mais abundante era D. montana va. montana.

Havia também U. reniformis mas em menor quantidade e sem flores.

A espécie que eu mais queria encontrar era a G. lobata, característica dessa região mas nem sinal. Provavelmente não era época de floração e eu não fazia a menor idéia de onde procurar...
Infelizmente não pude tirar muitas fotos por causa da chuva mas espero que tenham gostado!
Pra finalizar, Rodrigo, Gustavo e Eu durante primeira subida.

Valeu!!!