Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 06.05.2025(Ter)17:49

Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 [Help] Dionaea "Fraca" 
Autor Mensagem

Mensagem 
Olá Fernando Rivadavia,

Muito obrigado pelas dicas, eu realmente estou em dúvida se devo muda-la de vaso ou não.

Mais em relação a cor dela, é a mudança de lugar, vivem colocando ela na sombra. Quando eu estou em casa, deixo ela no sol e nunca deu problema, na verdade até percebo que ela fica mais "feliz", mais meu pai teima em colocar ela na sombra -.-

E as armadilhas dela estão fechadas pois ela esta bem fraquinha, faz um bom tempo que não alimento ela. O problema é que elas estão fechando apenas uma vez e demorando dias para abrir (quando abrem).

Estou realmente preocupado com o bem estar dela, achei que poderia ser o substrato por isso a ideia de madança, mais sei lá...

de qualquer forma agradeço a informação :)

23.03.2009(Seg)13:34
Moderador

Mensagem 
Hello Pinguim,

Deve ser falta de sol mesmo entao. E se o pior acontecer e ela morrer, vc compra outra! ;) Eu matei um montao delas (literalmente, algumas dezenas acho!) durante uns 2 anos até que descobri que elas precisavam de sol e não podiam ficar dentro de casa, hehehe! Em 1986-87 eu não tinha internet nem ninguem p/ perguntar, fazer o que?? :)

Abs, Fernando

23.03.2009(Seg)14:13
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Citação:
Eu matei um montao delas (literalmente, algumas dezenas acho!) durante uns 2 anos até que descobri que elas precisavam de sol e não podiam ficar dentro de casa, hehehe! Em 1986-87 eu não tinha internet nem ninguem p/ perguntar, fazer o que??

Olá Fernando ! isso me lembra da minha primeira experiência com uma dionaea, nos idos de 1990, em que o vendedor me orientou a deixa-la sempre à sombra e com pouca água... dá pra imaginar o que ocorreu então... só muito tempo depois, já em 2007, tive contato com o forum, e renovei o interesse pelas PC´s. Até então, achava que eram plantas destinadas à morte rápida !

Grande abraço.

23.03.2009(Seg)15:15

Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Hello Pinguim,

A tua planta não tá tao feia não, hehehe! Mas tá meio verdinha, acho que ta recebendo pouco sol. Tbm me pareceu que ela está super-alimentada ou talvez alguem anda brincando demais com ela, fechando as armadilhas com mta frequencia. :)

Em geral Dionaea sao plantas bem resistentes e não deveriam sofrer com mudanças de local. Lembrem-se que na natureza o tempo tbm muda rápido, sol/chuva, nuvens passageiras cobrem o sol, etc. Eu mudava as minhas de lugar com frequencia e nunca tive problemas. O Marcos Ono tbm deve mudar mto as plantas que ele vende e não imagino que tenha problemas. E lá no sitio dele faz um bruta calor em dias ensolarados, a agua tbm chega a ferver ao redor dos vasos.

O que eu não recomendaria é vc replantá-la! Se a planta já tá fraca, replantar **não É** uma boa idéia! Especialmente agora no outono, quando as plantas estao desacelerando. O ideal é replantar na primavera, quando estao em pleno crescimento. Mas mesmo assim, não vejo motivo nenhum p/ replantar tua Dionaea. O vaso não é pequeno demais e trocar xaxim por sphagnum é trocar alhos por bugalhos (no caso da Dionaea!).

Abs, Fernando Rivadavia

Falha minha. não falei de forma clara, obvio que na natureza existem tempos nublados e tempestades repentinas ... o que eu estou dizendo e que:
Se você mudar ela de lugar, e consequentemente, de posicao em relacao ao sol ... sim, você vai expor partes da planta que não estavam "de cara" para o sol. Sempre que adquirimos uma insetivora nova, temos que acostuma-la ao sol aos poucos ... mesmo a dionaea sendo uma planta que gosta de sol, colocar ela de cara para o sol de forma brusca pode não ser nada bom para ela. ( o planeta não muda sua orbita "do nada" ao redor do sol, esse e o ponto que eu tentei deixar claro)
Com relacao a mudar ela de vaso, tente "desenformar" ela do vaso e encaixar ela em meio ao substrato novo no vaso novo. Sem duvida não e seguro fazer isso com a planta fraca, mas se tratando de uma dionaea (a prova de balas quase hehe) não acho que tenha problemas ... De qualquer forma, concordo com o Fernando, deixe ela quieta um tempo que ela provavelmente vai voltar com forca total heheeh.
Espero ter esclarecido as coisas :D.

23.03.2009(Seg)17:01

Mensagem 
Muito obrigado a todos pelas dicas, pena que meu pai não intende isso.

Acabo de chegar do trabalho e adivinha? A Dionaea estava no funda da garagem!

Vou imprimir esse tópico e dar para ele ler, quem sabe ele se toca. Mais se não der certo vou amarrar ela no chão!

23.03.2009(Seg)18:29
Moderador

Mensagem 
não dá pra amarrar ele? Algemar? :)

Abs, Fernando

23.03.2009(Seg)19:06
Destaque

Mensagem 
Acho que em Maringá vc não vai ter o problema que tenho aqui no Rio com o sol. Pode deixar a dionaea sob sol o dia inteiro, que ela vai se desenvolver melhor. Concordo com o Fernando, ela está meio verdinha por causa da falta de sol !

23.03.2009(Seg)19:07
Destaque

Mensagem 
Citação:
não dá pra amarrar ele? Algemar?

Só não esqueça do pratinho de água embaixo... :twisted:

23.03.2009(Seg)19:11

Mensagem 
Francisco Eduardo escreveu:
Citação:
não dá pra amarrar ele? Algemar?

Só não esqueça do pratinho de água embaixo... :twisted:

IAUHSIUAhsiuhASIUHauishiUSH

Eu brigei com ele e depois dei uma folha com tudo que foi discutido aqui pra ele ler, espero que resolva... :roll:

23.03.2009(Seg)23:36

Mensagem 
por sorte minha mãe nunca gostou d eplantas, moramos em cidade pequena e ela é bem conhecida aki, então no aniversario dela ela sempre ganha uma orkidea ou duas, q se foce por ela deixaria morrer, mas eu as pego e levo pro sitio do meu avô, que lá minha tia q adora elas cuida bem....

e bem, meu pai já não mora mais comigo, então umproblema a menos pra resolver

abraços ai e boa sorte, espero q seu pai intenda....

24.03.2009(Ter)3:38
Responder   [ 34 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo