Daniel Souza escreveu:
:o valeu,
ela entrou em periodo de dormencia???
Ui ui, aí vem a confissão do novato... Bom... esta é a história...
Lá por maio-junho eu estava pensando, bom, Curitiba não é tão quente, talvez a Dionaea vai entrar em dormência lá fora no jardim...
...e menos de um mês depois, apareceu uma haste de flores. Pensei, putz, ela não pescou o inverno mesmo. Se não entrar em dormência morre, se fazer flor morre, então, vamos deixar a coitada fazer sexo e experimentar a maternidade antes de morrer.
Aí veio que as hastes eram duas, e não uma... eu deixei... Até numa das hastes apareceram umas duas armadilhas, e quando a haste secou plantei tudo no sphagnum: agora virou uma plantinha bem bonitinha e já caça as primeiras presas minúsculas dela.
Em Agosto, quando ela estava prestes a dar sementes, eu tive que viajar por 15 dias - quando voltei as sementes já tinham caído... mas lá estava vindo a terceira haste... (uma das sementes caiu no pote e germinou em seguida).
Desta terceira haste cuidei melhor, e recuperei 10 sementes, 5 por flor. No total das trés hastes, poucas das flores maduraram até dar semente, as outras flores simplesmente murcharam. Desta última haste, recuperei 10 sementes de 2 flores, enquanto 3 flores murcharam. Duas sementes plantei no sphagnum e nunca mais vi; oito coloquei no algodão e viraram plantinhas.
Assim, de junho até agora, a planta foi fazendo flores em vez de entrar em dormência... Sei lá... Se ela morrer, eu sei por que, coitadinha. Porquê o dono dela não presta... :?