Projeto de terrarium ( terrário )
Autor |
Mensagem |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Sobre os terrários !
Olá ! tenho um aquário velho aqui em casa, daqueles de 1 metro por 50 cm, em que não pretendo mais colocas peixes. Então, surgiu a vontade de montar um terrário, mas tenho algumas dúvidas:
1. O terrário tem um dreno no fundo para permitir a saída da água acumulada ali, quando estiver com algas ou mesmo quando for necessário troca-la ? 2. Como se pode instalar um sistema de irrigação que seja funcional, dentro de um terrário ? 3. Que tipo de tesmostato pode ser utilizado ? aqueles que usava nos meus aquários funcionam com componentes que ficam submersos, o que não vai poder ser feito num terrário. 4. Finalmente: usa-se lâmpadas frias ou lâmpadas quentes ?
Me desculpem se, eventualmente, faço perguntas que já foram respondidas em outros tópicos, mas, sinceramente, não encontrei as respostas... e agradeço, imensamente, qualquer dica ou ajuda a respeito da sua montagem !
Um grande abraço a todos !
|
22.03.2009(Dom)6:38 |
|
 |
Ranulfojr
Registrado em: 06.12.2007(Qui)16:09 Mensagens: 86 Localização: Fortaleza-CE
|
 Re: Sobre os terrários !
Francisco Eduardo escreveu: Olá ! tenho um aquário velho aqui em casa, daqueles de 1 metro por 50 cm, em que não pretendo mais colocas peixes. Então, surgiu a vontade de montar um terrário, mas tenho algumas dúvidas:
1. O terrário tem um dreno no fundo para permitir a saída da água acumulada ali, quando estiver com algas ou mesmo quando for necessário troca-la ? 2. Como se pode instalar um sistema de irrigação que seja funcional, dentro de um terrário ? 3. Que tipo de tesmostato pode ser utilizado ? aqueles que usava nos meus aquários funcionam com componentes que ficam submersos, o que não vai poder ser feito num terrário. 4. Finalmente: usa-se lâmpadas frias ou lâmpadas quentes ?
Me desculpem se, eventualmente, faço perguntas que já foram respondidas em outros tópicos, mas, sinceramente, não encontrei as respostas... e agradeço, imensamente, qualquer dica ou ajuda a respeito da sua montagem !
Um grande abraço a todos ! Rpz, eu acho que posso te ajudar com suas perguntas, mas logo diante mão digo que um projeto desses pra ficar bem legal sai caro ,porquem precisa de iluminação adequada, umidade,ventilação, filtragem, ... enfim, faz quase um ano que eu planejo fazer o meu de 140x45x50, e d vez em quando esbarro em um detalhe que complica tudo, mas como eu ja sei que o pessoal daqui não cre muito que dê certom, vou postar somente quando iniciar a construção dele. o drno é otimo da pra ligar a saida pro filtro (tipo canister é otimo) Mas, olha só, da pra fazer a irrigação com um desses materiais: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... al-kit-_JMhttp://www.mistking.com/All-Products-p-1-c-256.htmlo do ML é ruim porque ou se liga na torneira (cloro  ) ou então tem que ter um motor potente pra dar pressão, já o segundo é completo, mas olha o preço além do frete que custa em média R$ 100,00. quantoao termostato, eu tenho esse aqui, é um termohigrometro: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ax-min-_JMabraços.
|
23.03.2009(Seg)13:41 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Ranulfo Jr. Na verdade, atualmente o cloro é a menor das minhas preocupações. Instalei um desmineralizador na entrada da irrigação da estufa e a água sai sempre sem cloro e bastante "branda". Só vejo um elemento complicador, que seria justamente o sistema de filtragem e de iluminação, já que, no Rio de Janeiro, e ainda mais em um ambiente fechado, acho que não teria problemas em manter a temperatura alta lá dentro... mas o terrário não poderia estar no quintal ou no jardim, então a iluminação se torna uma necessidade... Obrigado e um grande abraço.
|
23.03.2009(Seg)14:54 |
|
 |
Ranulfojr
|
Francisco Eduardo escreveu: Olá Ranulfo Jr. Na verdade, atualmente o cloro é a menor das minhas preocupações. Instalei um desmineralizador na entrada da irrigação da estufa e a água sai sempre sem cloro e bastante "branda". Só vejo um elemento complicador, que seria justamente o sistema de filtragem e de iluminação, já que, no Rio de Janeiro, e ainda mais em um ambiente fechado, acho que não teria problemas em manter a temperatura alta lá dentro... mas o terrário não poderia estar no quintal ou no jardim, então a iluminação se torna uma necessidade... Obrigado e um grande abraço. Da uma olhada nesse site aki: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... hp?t=12208 ele ensina a fazer um filtro bem legal, no meu caso utilizei uma bomba 520, coloquei dois ralos, um embaixo e outro em cima, e ao inves de canos utilizei mangueiras de 1/4" au acho... e pra sustentar tudo dentro coloquei aneis de cano serrados com 1 cm de espessura colados por dentro. quando eu for limpar a lã de dentro, coloco fotos detalhadas pra te explicar melhor. Antes eu tinha que trocar a agua todo fim de semana e limpar tudo porque sempre tinha alga, depois de colocar o filtro funcionando com um timer analogico por 15 minutos a cada 2 horas, 8 vezes por dia, não precisei mais trocar de agua, so fico completando, fiz ele no dia 05/02/09 flws
|
23.03.2009(Seg)16:05 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Olá Ranulfo ! quando eu tinha um tanque com peixes, improvisei um filtro com uma bomba de aquário sarlo better 500 acoplada a uma garrafa de coca - cola de 2,5 litros cheia de carvão ativado, lã de vidro e cascalho... durava uns quinze dias, mas a bomba ficava ligada o dia inteiro. Mas tive de interromper as experiências porque os bem - te - vis pescaram todos os habitantes do tanque... então, ou passo a manter um apaiari grande, ou deixo pra lá a idéia de manter peixes na área externa da casa. Mas no terrário acho que isso não deve ser necessário. O que vc acha de um nebulizador para criar umidade ? Grande abraço.
|
23.03.2009(Seg)19:05 |
|
 |
Ranulfojr
|
Francisco Eduardo escreveu: Olá Ranulfo ! quando eu tinha um tanque com peixes, improvisei um filtro com uma bomba de aquário sarlo better 500 acoplada a uma garrafa de coca - cola de 2,5 litros cheia de carvão ativado, lã de vidro e cascalho... durava uns quinze dias, mas a bomba ficava ligada o dia inteiro. Mas tive de interromper as experiências porque os bem - te - vis pescaram todos os habitantes do tanque... então, ou passo a manter um apaiari grande, ou deixo pra lá a idéia de manter peixes na área externa da casa. Mas no terrário acho que isso não deve ser necessário. O que vc acha de um nebulizador para criar umidade ? Grande abraço. ahhh rpz, show de bola, eu sabia que tinha esquecido algo, pois eh, é ele mesmo, o nebulizador, já comprei um no ml, saiu ate barato, e testei nas minhas pcs, elas adoraram, eu tava ligando toda noite e quando amanhecia elas estavam com muita muscilgem (droseras) e quanto as demais eu percebi uma melhora no aspecto delas, mas por problemas estruturais do meu atual terrario, eu tive que tirar o nebulizador. vc ja viu um em funcionmento, ele joga muita agua pra cima, o que acaba deixando as droseras por perto todas molhadas e com a muscilagem diluida demais, é algo que tenho que rever ainda. quanto ao filtro, eh necessario, sim. faz um teste, coloca alguma planta com agua ate o meio do vaso, o dia todo no sol ou com muita luz artificial por uma semana, no final por dentro vai estar só o limbo, isso acaba sufocando as plantas, particularmente, no inicio eu já perdi uma dionaea e uma s. psittacina por não saber cuidar delas, quando joguei tudo fora, olhei o vaso por dentro, tu precisava ver pra acreditar, tava uma lama pura por causa das algas. antes de fazer o filtro eu tinha que limpar todo fim de semana o local onde elas estão dentro, depois dele, tem mais de um mês e tudo tranquilo... flws
|
23.03.2009(Seg)21:54 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Olá Ranulfo ! na verdade eu não estava pensando em colocar as plantas com água até metade dos vasos, estava pensando em montar um bog com o fundo do terrário, por isso estou pensando em usar um dreno... assim, acho que a possibilidade de proliferação de algas diminui bastante, porque não tenho algas nos bogs aqui em casa. Quanto ao nebulizador, de que tipo vc usou ? é um daqueles que se usa nos quartos das crianças e dos alérgicos ? se for, como sou alérgico, tenho alguns aqui, que se tornaram defasados, e posso usar no terrário quando montar... mas se for um daqueles especiais para aquários (que soltam uma névoa para dar um efeito visual estranho) nunca usei e achei caríssimo na loja em que vi (cerca de R$ 200,00)... Grande abraço.
|
24.03.2009(Ter)10:43 |
|
 |
Ranulfojr
|
Francisco Eduardo escreveu: Olá Ranulfo ! na verdade eu não estava pensando em colocar as plantas com água até metade dos vasos, estava pensando em montar um bog com o fundo do terrário, por isso estou pensando em usar um dreno... assim, acho que a possibilidade de proliferação de algas diminui bastante, porque não tenho algas nos bogs aqui em casa. Quanto ao nebulizador, de que tipo vc usou ? é um daqueles que se usa nos quartos das crianças e dos alérgicos ? se for, como sou alérgico, tenho alguns aqui, que se tornaram defasados, e posso usar no terrário quando montar... mas se for um daqueles especiais para aquários (que soltam uma névoa para dar um efeito visual estranho) nunca usei e achei caríssimo na loja em que vi (cerca de R$ 200,00)... Grande abraço. Ahh rpz, assim fica mais facil e barato com esses aparelhos defasados, o que utilizaei foi aquele mesmo de aquario, mais especificamente este aqui, da uma olhada: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92030988-_JMaté
|
25.03.2009(Qua)11:39 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Olá Ranulfo ! não conhecia esse aparelho, mas com certeza é mais caro que um umidificador de fumaça quente... só não sei se as plantas gostariam mais da névoa quente ou fria... como ainda não comecei a montagem, acho que posso pensar nisso depois, e apenas se a irrigação já não criar umidade suficiente. É que aqui no Rio, onde moro, já é naturalmente quente. Se conseguir um sistema que borrife água no terrário ao menos duas vezes por dia, não vejo necessidade de maiores complicações, ao menos numa primeira análise. Um abraço. PS - esse aparelho deve ficar legal num espelho d'água num terraço, por exemplo...
|
25.03.2009(Qua)14:54 |
|
 |
Leandro SP
Registrado em: 27.04.2009(Seg)18:14 Mensagens: 87 Localização: São Paulo - SP
|
aproveitando esse tópico de terrario..
eu li, que no fundo do terrario vai argila expandida, e que a água naum cobre toda a argila, ficando o vaso sem contato com a água, e que tbm naum vai prato de água embaixo das pcs, agora naum sei c isso confere... alguem poderia me dar uma ajuda quanto a isso ?
eu pretendo colocar a agila com musgo sphagnum no solo, e uns vasos sem o prato de agua embaixo, so que tenho receito de matar as coitadas... >.<
|
25.05.2009(Seg)22:25 |
|
 |
|