Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 06.05.2025(Ter)19:15

Responder  [ 84 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 9  Próximo
 dionaea muito Debilitada!!! 
Autor Mensagem

Mensagem dionaea muito Debilitada!!!
Oi Pessoal!
Acabo de entrar neste forum por motivo de desespero!! Gosto muito de plantas, cultivo orquídeas, bromélias, bonsais, violetas, suculentas,cactus... enfim, me deparei com uma dionaea!!! Acho que ela representa, para muitos, a porta de entrada para o mundo das pcs! Pois foi assim que eu me senti atraido por esse gênero. Bom...como já podem perceber, e como já constatei muitos com o mesmo problema nesse site ( iniciantes ), não sabia nada sobre carnívoras. Quero dizer que gostei muito desse site, e vocês estão de parabéns mesmo!!
Agora vamos ao meu desespero! Já matei uma dionaea. Fiz tudo! Segui tudo direitinho... Tudo o que não podia ter feito!!!! Reguei com a boa água da torneira, Coloquei a pobre coitada a sombra pois o sol estava muito forte, usei fertilizante, testei as mandíbulas só para ver se fechava mesmo, coloquei inseto em todas elas depois... não vou continuar porque acho que já dei motivos de sobra para vocês rirem um bocado!!! Esse foi o fim da primeira.
Agora tenho uma segunda, achei que com o pouco que já tinha lido já desse conta de cuidar dela... Deixe-me dizer como ela se encontra: Ela perdeu quase todas as folhas, só sobraram duas, e mesmo assim uma sem a mandíbula. Tirei todas as partes pretas então, coloquei água em pratinho...já se passaram duas semanas e sairam duas folhas, fiquei feliz mas, elas estão pálidas e para piorar o tempo não está ajudando. Já faz uma semana que está alternando entre chuva e nublado... a dois dias reparei que saiu mais uma folha mas sem aquela bolinha na ponta(boca)... e as folhas mais antigas estão apodrecendo!!! O que fazer?! Vou tentar colocar uma foto, mas não sei ainda como fazer isso. Obrigado, e se alguém puder me ajudar, fico muito grato!

27.03.2009(Sex)9:43
Moderador

Mensagem Minerium
Bom, quanto a sua primeira planta, já morreu, então não repita os mesmos erros com a segunda.

Agora já que ela não está bem, e que você já sabe que precisa colocar o pratinho de água, e o tempo não está ajudando com o sol, você pode optar por uma luz artificial, daquelas fluorescentes, assim você fornece luz e não calor para a sua planta.

Se o tempo não melhorar, talvez seja necessário a iluminação artificial mesmo e o mais rápido possível.

Outra dica, já que está chovendo bastante por aí, tente coletar um pouco de água de chuva e vá colocando aos poucos no substrato, assim você lava o substrato e mantém bem molhado.

Tente não ficar mudando ela de lugar e muito menos fechar as armadilhas dela, deixe sua planta queta, apenas forneça água, mais nada, se a folha está sem a armadilha, não tem problema, muitas plantas sobrevivem e se recuperam com folhas assim "mutantes", acredite, é bem comum acontecer isso.

Boa sorte com ela, abraço.

27.03.2009(Sex)10:20

Mensagem Aqui vão as fotos!!
Oi pessoal!! Aqui estão as fotos da minha dionaea: Lembrando que quando a comprei, ela estava completa e vistosa, inclusive avermelhada e com bocas de 1,5 a 2 centímetros... com essa ainda cometi o erro de alimentar todas de uma vez... por favor não riam, (só quiz ajudar...)

Imagem
Aqui está ela, já depois da limpeza e duas semanas depois.

Imagem
Duas novas folhas, porém, pálidas...

Imagem
Sairam mais duas mas uma está lisa, sem aquela formação na ponta...

Imagem
Aqui, depois de ter lido um post daqui mesmo, proteção para a chuva

27.03.2009(Sex)12:22
Moderador

Mensagem 
Acho que sua planta não está tão ruim quanto você descreveu que estaria, inicialmente, se não estiver chovendo granizo ou aquelas chuvas muito fortes, seria legal deixar sua planta tomar um pouco de chuva sem a proteção, você também poderia colocá-la num lugar onde tenha sol algumas horas na manhã, até umas 9, por exemplo, e aí ir acostumando semana a semana ela a mais e mais sol, até chegar ao ponto de deixá-la o dia todo no sol.

Com esses cuidados ela se recupera rapidamente.

Uma coisa que talvez seja importante aí na sua região se não tiver um período bom de inverno, é colocar sua planta com vaso e tudo na geladeira por algumas semanas, pois as dionaeas necessitam de inverno, caso contrário elas morrem.

Abraço.

27.03.2009(Sex)14:01

Mensagem 
Bode escreveu:
Acho que sua planta não está tão ruim quanto você descreveu que estaria, inicialmente, se não estiver chovendo granizo ou aquelas chuvas muito fortes, seria legal deixar sua planta tomar um pouco de chuva sem a proteção, você também poderia colocá-la num lugar onde tenha sol algumas horas na manhã, até umas 9, por exemplo, e aí ir acostumando semana a semana ela a mais e mais sol, até chegar ao ponto de deixá-la o dia todo no sol.

Com esses cuidados ela se recupera rapidamente.

Uma coisa que talvez seja importante aí na sua região se não tiver um período bom de inverno, é colocar sua planta com vaso e tudo na geladeira por algumas semanas, pois as dionaeas necessitam de inverno, caso contrário elas morrem.

Abraço.

Bode.
Fico mais tranquilo em saber que ela não está de todo mal, muito obrigado pelas dicas, como eu já tinha visto a outra definhar , fiquei com medo de perder essa também... já tirei a proteção na hora que li seu tópico, pois está chovendo... já posicionei num lugar de acordo.
Agora, geladeira? Há algum tópico mais detalhado sobre esse assunto? Temperaturas ideais? etc...?

27.03.2009(Sex)18:52
Moderador

Mensagem 
Na realidade, sobre deixar ela na geladeira, não existe nada muito específico, a intenção de deixar ela na geladeira é proporcionar um frio pra ela, só que tem alguns poréns. O primeiro é que ainda não é época de colocar ela no frio, isso seria feito no inverno, o segundo é o problema da falta de luz/claridade pra planta durante a estadia na geladeira, o terceiro é a umidade, que na geladeira diminuiria bastante, então talvez fosse o caso de deixar sua planta se recuperar primeiro, produzir armadilhas e folhas novas e mais pra frente quando o inverno se aproximasse, aí sim pensar em colocar ela na geladeira.

A temperatura idela é a da gaveta de frutas e verduras, na realidade não existe uma temperatura idela, mais sim uma faixa, que é atinginda na gaveta de frutas.

Abraço.

27.03.2009(Sex)21:00

Mensagem 
Bode escreveu:
Na realidade, sobre deixar ela na geladeira, não existe nada muito específico, a intenção de deixar ela na geladeira é proporcionar um frio pra ela, só que tem alguns poréns. O primeiro é que ainda não é época de colocar ela no frio, isso seria feito no inverno, o segundo é o problema da falta de luz/claridade pra planta durante a estadia na geladeira, o terceiro é a umidade, que na geladeira diminuiria bastante, então talvez fosse o caso de deixar sua planta se recuperar primeiro, produzir armadilhas e folhas novas e mais pra frente quando o inverno se aproximasse, aí sim pensar em colocar ela na geladeira.

A temperatura idela é a da gaveta de frutas e verduras, na realidade não existe uma temperatura idela, mais sim uma faixa, que é atinginda na gaveta de frutas.

Abraço.

Muito obrigado pelas dicas, fico mais tranquilo, sabe como é né? Estou começando com as pcs agora e realmente, ela é diferente de tudo que cultivo. Estou gostando do desafio. Felizmente, temos a internet para amenizar os danos!! Bom para quem cultiva e bom para a planta!!!
Vou postar as fotos conforme ela for recuperando.

28.03.2009(Sáb)9:33

Mensagem 
Via de regra dionaeas sao quase a prova de bala eheheheh. Cuibe bem dela cara, em poucos meses ele vai estar 100% e comendo varios insetos :D. Mantenha o nivel da agua dela alto, e tente expor ela de forma gradativa ao sol pleno :D.

28.03.2009(Sáb)14:49

Mensagem 
balbinow escreveu:
Via de regra dionaeas sao quase a prova de bala eheheheh. Cuibe bem dela cara, em poucos meses ele vai estar 100% e comendo varios insetos :D. Mantenha o nivel da agua dela alto, e tente expor ela de forma gradativa ao sol pleno :D.

Obrigado pela dica.
Como aqui em BH. tá chovendo muito, coloquei ela exposta como o Bode tinha me indicado, para que lavasse o substrato. Notei que a água do pratinho ficou verde turva.... Seriam algas ou só restos de substratos em decomposição?
De toda forma, como ainda continua chovendo, assim que enche o pratinho eu jogo a água fora e deixo enxer denovo.
Gostei muito desse site!! É bom converçar com pessoas que gostam da mesma coisa!!
Ainda não sei como funciona um forum direito,mas estou gostando muito!
Obrigado!!!

28.03.2009(Sáb)15:29
Moderador

Mensagem 
Acredito que o que esteja dando a cor na água que está escorrendo aí seja alga misturado com material do substrato, por isos a importância de se lavar bem o substrato e deixar toda essa sujeirada escorrer.

Realmente é bom conversar com pessoas que gostam da mesma coisa que a gente, por isso, precisando é só falar que a gente sempre ajuda com que pode.

Boa sorte com sua Dionaea.

Abraço.

28.03.2009(Sáb)21:14
Responder   [ 84 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 9  Próximo