
Passo-a-passo: Fazendo alporquia (airlayering) em Nepenthes.
Pessoal! Relendo esse tópico(
http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-3885.html), que mostra um post no CPUK, ensinando os passos para a realização dessa técnica alternativa para multiplicação assexuada de nepenthes, chamada lá de Airlayering, e aqui de “Alporquia”, tive uma idéia.
Entrei em contato com o Stephen (Gardenofeden), lá no CPUK, pedindo permissão pára traduzir e adaptar o seu post, utilizar suas imagens e postá-los aqui no PCBR, e ele permitiu sem rodeios. Portanto antes de tudo quero deixar claro que todos os créditos com relação às informações e imagens publicadas nesse tópico são dele e também queria aproveitar para deixar um agradecimento à ele pela gentileza (“Thank’s very much for the help, Stephen!”). Esse link leva ao tópico original dele no CPUK:
http://www.cpukforum.com/forum/index.php?showtopic=8130Também vale uma menção ao Fábio (CapitainF-Fábio), por ter introduzido o assunto aqui através do primeiro tópico e ao Miguel Pandini, por estar testando esse método na prática!
Vamos ao procedimento:
1) Em sua planta, escolha o galho que queira trabalhar e corte a folha no ponto em que quiser fazer a alporquia, como mostrado na foto:

2) Então, faça um corte angular, de baixo para cima, através do local onde a folha se junta ao galho, usando uma faca afiada (o corte não deve ser feito de modo a destacar o galho , pois nesse caso seria estaquia), como a seguir:

3) Pressione alguns ramos de musgo Sphagnum dentro do corte, de modo a mantê-lo aberto e assim evitar que cicatrize. O uso de hormônios de enraizamento não é essencial, e varia dentre os cultivadores que utilizam dessa técnica (é citado que o uso de pó de enraizamento parece ter um efeito melhor em cortes feitos mais próximos ao ápice do galho, e parece ter alguma relação com balanceamento hormonal nessa região do galho):

4) Depois envolva o corte com sphagnum úmido (não é necessária uma grande quantidade, um volume equivalente a uma bola de ping-pong é mais que o suficiente). Embrulhe o musgo com plástico transparente e amarre as extremidades de modo a segurar bem o musgo. Pode-se deixar a parte de cima um pouco mais solta para ajudar na rega (nunca se deve deixar o musgo secar, e para isso pode-se utilizar de uma seringa peguena para adicionar a água, e mantê-lo molhado):

5) Depois de algumas semanas, pode-se observar o crescimento de raízes através do plástico. As raízes das nepenthes são pretas (nessa foto pode-se ver raízes crescendo no topo do plástico e abaixo da amarra). Uma vez confirmado que o alporque enraizou, pode-se cortá-lo e destacá-lo da planta-mãe:

6) A nova planta está pronta para ser envazada.
É bom citar que eu mesmo cheguei a perguntar se é possível fazer mais de um alporque no mesmo galho, em diferentes alturas... O autor do tópico responderu ser possível sim, e que ele mesmo já fez isso...
Abração a todos! Espero que seja útil! Qualquer adição ou correção é dizer!