Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)20:52

Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Desenvolvimento do meu Cephalotus follicularis! 
Autor Mensagem

Mensagem 
creio que seja so falta de luz mesmo!! se conseguir que ele pegue mais luz concerteza ele mude de cor!!

07.04.2009(Ter)12:45
Destaque

Mensagem 
Show Luiz! Ela está com uma aparência ótima. Teve uma época que a minha também ficou com essa coloração, realmente ficam lindas!

Legal a iluminação que você está usando. São lâmpadas especiais? Como a temperatura não é muito alta quem sabe não dá para tentar umas Darlingtonias e Heliamphoras no futuro hein?! :wink:

07.04.2009(Ter)15:51
Site Admin

Mensagem 
São belas plantas, parabéns!!

Além da cor mais verde há folhas no exemplar do Nivaldo, leia um pouco sobre a espécie.
Tem link lá na sala de plantas com 'pitchers').
A discussão sobre a planta do Miguel também é muito rica.

Um abraço.

08.04.2009(Qua)20:02
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Olá Luiz ! mesmo estando em Goiânia, vc mantém as plantas sob iluminação artificial ? não me parece ser por causa do frio - lógico - então, é algum tipo de sistema de cultivo ? ou estão em um local onde vc mantém a umidade ?
Estou perguntando porque conheço Goiânia e acho que o sol daí já seria suficiente para as plantas, mas, talvez, a umidade não seja a ideal - quando aí estive, em viagens para lecionar, não tive tempo de medir a umidade, é claro, até porque estava em hotéis onde isso não seria possível ou não seria prático.
Mas sei que o clima é bem diferente do de Brasília, embora esteja perto... é bem menos seco...
Por falar nisso, gostei muito da sua cidade ! fiz muitos amigos aí ! o povo é muito cordial e tem o hábito de conversar na rua, coisa que nós, cariocas, sempre tivemos e estamos perdendo... infelizmente...
Me diga uma coisa: ainda tem aquele stand de tiro com espingardas de chumbinho no parque da cidade ? fiquei maravilhado quando os alunos me apresentaram ao dono e mais ainda depois que eles ficaram pensando que eu seria um misto de sniper com serial killer, porque acertava os alvos sem parar, com uma expressão de felicidade que todo o mundo notou... é que aqui não temos mais lugar nenhum para a prática de tiro, que sempre foi o meu esporte, ainda que com espingardas de chumbinho e num parque, valendo alguma bala como prêmio...
Juntou um monte de criança para ganhar bala em volta da gente, foi uma farra ! um dia volto aí só para repetir a bagunça, e porque minha esposa não conhece a sua cidade e sempre falo dela muito bem...
Um grande abraço !

09.04.2009(Qui)4:25

Mensagem 
Citação:
Alex Moura
Show Luiz! Ela está com uma aparência ótima. Teve uma época que a minha também ficou com essa coloração, realmente ficam lindas!

Legal a iluminação que você está usando. São lâmpadas especiais? Como a temperatura não é muito alta quem sabe não dá para tentar umas Darlingtonias e Heliamphoras no futuro hein?!

Nada sao lampadas especiais! mas tb não sao lampadas que vc vai achar em supermecado! a que estou usando e uma de 48W compacta 6500K de temperatura de cor, deixo aceso durante 14 horas por dia!
a temperatura do ar dentro da ''bolha'' sobe pra uns 32 graus mas no substrato não passa de 28. a muita evaporaçao de agua pelo vaso oq faz a temperatura baixar naturalmente! esse e o segredo do vaso de barro!
e minha plantas que vivem em ambiente mais frio estao tudas no mesmo sistema do cepha! minha N. lowii esta em vaso de barro e com tampa tb! não sei como vou fazer quando ela crescer. mas do tamanho que ela ta, tenho muito tempo pra pensar e tentar resolver o problema!
em breve estarei tentando Heliamphoras por aqui!! vamos ver o resultado!

Citação:
Francisco Eduardo

Olá Luiz ! mesmo estando em Goiânia, vc mantém as plantas sob iluminação artificial ? não me parece ser por causa do frio - lógico - então, é algum tipo de sistema de cultivo ? ou estão em um local onde vc mantém a umidade ?
Estou perguntando porque conheço Goiânia e acho que o sol daí já seria suficiente para as plantas, mas, talvez, a umidade não seja a ideal - quando aí estive, em viagens para lecionar, não tive tempo de medir a umidade, é claro, até porque estava em hotéis onde isso não seria possível ou não seria prático.
Mas sei que o clima é bem diferente do de Brasília, embora esteja perto... é bem menos seco...
Por falar nisso, gostei muito da sua cidade ! fiz muitos amigos aí ! o povo é muito cordial e tem o hábito de conversar na rua, coisa que nós, cariocas, sempre tivemos e estamos perdendo... infelizmente...
Me diga uma coisa: ainda tem aquele stand de tiro com espingardas de chumbinho no parque da cidade ? fiquei maravilhado quando os alunos me apresentaram ao dono e mais ainda depois que eles ficaram pensando que eu seria um misto de sniper com serial killer, porque acertava os alvos sem parar, com uma expressão de felicidade que todo o mundo notou... é que aqui não temos mais lugar nenhum para a prática de tiro, que sempre foi o meu esporte, ainda que com espingardas de chumbinho e num parque, valendo alguma bala como prêmio...
Juntou um monte de criança para ganhar bala em volta da gente, foi uma farra ! um dia volto aí só para repetir a bagunça, e porque minha esposa não conhece a sua cidade e sempre falo dela muito bem...
Um grande abraço !

A temperatura aqui não e facil não! temos poucos dias de frio mesmo, no ano! de julho ate final de novembro a coisa ai fica complicada! muito quente e o agravante e o ar seco! em setembro passado registrei 13% de umidade do ar, muito complicado isso!
estou testando um cephalotus sem tampar o vaso, ele esta indo bem ate agora vamos ver nos proximos meses!
ja as nepenthes estou mantendo em um aquario estufa não e muito grande mas esta com um tamanho razoavel, ai controlo fotoperiodo, e umidade, temperatura la e meio dificil de controlar depende da temperatura do ambiente , mas uso um sistema de circulaçao de ar que mantema umidade sempre alta e segura a onda da temperatura tb não esquenta nem esfria muito!!
nunca vi esse lugar que vc diz sobre a arma de chumbinho! mas aqui o povo a mais tranquilo mesmo! so as mulheres que sao TODAS metidinha! mas normal! hehehehhee!
quando vir, se algum dia vir, avisa!

bom e isso ae! abraço!!

Editado pela última vez por Luiz Costai em 09.04.2009(Qui)13:46, em um total de 1 vez.

09.04.2009(Qui)13:43

Mensagem 
foto de como estou mantendo o cephalotus so pra dar uma noçao!

Imagem

09.04.2009(Qui)13:45

Mensagem 
Tem fotos da N. lowii também?? ia ser legal ver ela :D

09.04.2009(Qui)16:23

Mensagem 
Belo tópico, lindas fotos, heim?
abraço!!!

14.04.2009(Ter)2:14
Responder   [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2