Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.05.2025(Qua)18:41

Responder  [ 47 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Ricardo Miranda_Projecto, Coleção e Ideias (act.pag.4) 
Autor Mensagem

Mensagem Ricardo Miranda_Projecto, Coleção e Ideias (act.pag.4)
Saudações caros colegas (‘’,)

Como já tinha escrito no fórum das apresentações (http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-4877.html) tenho um projecto a decorrer neste momento. Além do projecto comum a todos nós que é saber cada vez mais sobre plantas carnívoras e fazer crescer as nossas colecções pessoais, estou a começar a estar em condições de dar nova vida à colecção de plantas carnívoras do Jardim Botânico do Porto.
A situação é a seguinte, as estufas estão em mau estado e a colecção apesar de ter muitas plantas, o número de espécies é reduzido, sendo necessário dar mais diversidade à colecção. Noticia de ultima hora, hoje mesmo soube que as estufas vão ser recuperadas no seguimento do projecto de recuperação dos caminhos pedonais que já acabou. Disseram-me que foi colocado no Jardim Botânico do Porto um comunicado com esta informação, logo é para acreditar! Fixe! Jardineiro Sr. António, tem de ser agora que este projecto vai em frente.
A seguir vou postar as fotos tiradas a semana passada numa fase em que todas as plantas estão a despertar da dormência do inverno.

Esta é a entrada da estufa, como podem ver está em mau estado, as boas noticias apareceram mesmo em boa hora
Imagem

As próximas fotos é do interior, bancas em cimento, o que retêm umidade, e com uma profundidade razoável. O solo usado é turfa vinda da Holanda à muitos anos, pelos vistos as plantas não se mostram nada ressentidas. Como podem ver nas fotos em determinados locais existe sphagnum a crescer, foi colocado à relativamente pouco tempo e pelos vistos está a reagir bem, o objectivo é mesmo cobrir toda a plataforma com sphagnum e promover a cultivo, quer para as plantas carnívoras, como para as demais plantas do botânico onde se inclui as orquídeas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como já disse em cima, isto são fotos da semana passada, as próximas fotos são da nova mutação que a minha estufa sofreu para acolher as possíveis novas habitantes. Sra Doutora João, mãe da minha namorada, oficial sócia desta colecção na qualidade de compradora das preciosas sementes, chegaram todas as semana passada dos quatro cantos do mundo, desde locais mais perto como Inglaterra, como locais mais distantes como Canada ou mesmo Tailândia. Nesse sentido a estufa teve mesmo de crescer e foi assim que trabalhei até ao por do sol no sábado e domingo, com ajuda do meu vizinho Guilherme, a quem contagiei com o gosto pelas plantas carnívoras, o meu irmão Pedro e o meu pai, o homem dos sete ofícios e que fez (isso mesmo, fez) à alguns anos atrás esta estufa. Num próximo post vou mostrar fotos da fase anterior da colecção, ou seja, quando ainda tinha poucas plantas e guardava-as no parapeito da minha janela de quarto, na fase em que esteve das nas escadas de interior da casa e depois para a minúscula estufa que tinha montado até ao ultimo inverno. Nestes últimos meses o processo acelerou bastante e desta fez documentei fotograficamente a ultima fase deste projecto.

Como podem ver na minha apresentação, esta é a minha estufa numa fase anterior, foi assim que começou a desmontagem e aumento do tamanho.

Imagem

Imagem

Imagem

Nesta foto mostro este pormenor, não é mais do que um pequeno pedaço de cubo rijo de água que serve como mola para segurar o plástico. Ideia do meu pai, excelente ideia para manter o plástico esticado e seguro à estufa.

Imagem

Estufa virada a sul, metade da estufa foi sombreada para poder albergar todo o tipo de plantas.

Imagem

Chão da estufa, assim posso alagar o solo da estufa com água para ter muita umidade e poder caminhar na minha estufa sem tocar na lama que eu provoco.

Imagem

A partir deste ponto a estufa está montada, agora é voltar a colocar material lá dentro e trabalhar nos tabuleiros.

Imagem

Imagem

Imagem

Agora foi preparar o indispensável material de trabalho, esterilizar sphagnum

Imagem

Imagem

Este é o meu pseudo-berçario, apesar das nepenthes ainda não darem resposta, 10 novas pinguiculas surgiram pelo método de destacar folhas.

Imagem

Imagem

As próximas duas imagem são boas noticias para mim, à cerca de um mês atrás algumas divisões de sarracenias correram mal, ficando sem raiz. O que eu fiz? Peguei nelas e metias numa meia garrafa de plástico cheia de água, e passado um mês surgiram novas raízes, ou seja, são mais 3 jovens plantas para a colecção.

Imagem

Eu sei que não se vê bem, mas com esforço consegue-se ver as duas novas raízes desta sarracenia.

Imagem

Estas fotos são sobre as sementes. Foram compradas as seguintes espécies (vou ver se agora de cabeça não me esqueço de nenhuma). Drosera broomensis, d. paradoxa, d. madagascariensis, d. petiolaris, d. filiformes, pack com 200 sementes de drosera que diz ter 40 especies e variedades diferentes (pessoalmente não acredito muito, mas…) darlintognia californiana, sarracenia flava, s. purpurea, s. leucophyla, nepenthes mirabilis, n. rafflesiana, n. ampullaria hotlips e acho que é tudo.

Imagem

Sphagnum com areia grossa

Imagem

Sementes de drosera só com cotonete molhad…

Imagem

Uma parte semear, outra parte para o frigorifico para estratificar

Imagem

Imagem

A n. a. Hotlips veio com a flozinha, que giro

Imagem

Vista final sobre a estufa em 3 fotos

Imagem

Imagem

Imagem

Estas são as plantas que doei esta semana para a o jardim botânico, as sarracenias que ainda não sei o nome de todas porque são híbridas e uma drosera scorpioides, sem contar com as sementes são as únicas plantas que eu tinha que o botânico não tinha qualquer exemplar.

Imagem

Ultimo objecto a ser colocado na estufa, comprei um medidor de temperatura e umidade, lixei e envernizei um pedaço de madeira e fixei os dois aparelhos… ficou lindo não é? Estou orgulhoso ihihih agora é ter atenção aos valores e controlar ;)

Imagem

Nota de fecho de edição (ehehe), comprei hoje um belo vaso duma Nepenthes ventricosa…. é tão linda, tenho que a fotografar e mostrar para vocês.

Abraço e desculpem o grande “testamento”, mas já sabem como é, eu perco-me com isto (‘’,)

Editado pela última vez por Ricardo Miranda em 27.09.2009(Dom)14:47, em um total de 3 vezes.

09.04.2009(Qui)19:01

Mensagem 
Muito legal seu trabalho ficou bem legal mesmo hehe
Onde comprou as sementes?? Ai que vontade de ter umas heheh

Edit:
A minha ventricosa, olha que legal, eu fiz estacas, estao saindo 2 folhas da planta original, e ainda tirando uma arvore que crescia em seu vaso, eu vi que ela tava soltando um segundo galho :D

09.04.2009(Qui)19:49
Destaque

Mensagem 
Belo trabalho,com certesa vc vai ser recompensado,as nep´s estão bem mal hein ,mas com a nova estufa elas irão gostar. :wink:

09.04.2009(Qui)20:12

Mensagem 
Matheus:
As sementes foram compradas no ebay, a mãe da minha namorada é mestre em compras no ebay e eu só tinha de aproveitar. Quanto à ventricosa, foi comprada ontem numa loja de bonsais e consegui um excelente negocio porque ela estava ficando com os copos castanhos e depois de chorar um bocadinho consegui um desconto de cerca 40% no preço. :D

Edirlessandro Arruda: Aquelas nepenthes são estacas com um mês mas ainda não apareceram folhas novas... não sei que fazer mais a não ser esperar :?

10.04.2009(Sex)6:37

Mensagem 
Caramba ricardo, que projeto ein! Sorte para você no projeto!
Estou pensando em fazer uma divisao de risoma em uma sarra aqui em casa, so que não sei como fazer :S.

10.04.2009(Sex)17:22

Mensagem 
Espero que esta imagem ajude:

Imagem

Levantas a sarracenia do vaso e limpas a terra das raizes, depois analisas bem a planta para localizares os locais onde as plantas se podem separar (cortar), de forma a poderes ficar com secções de "bolbos" com raiz. Caso corra mal e ao efectuar o corte a secção não possuir raiz, então enche uma jarra com agua e deixa mergulhado até surgir uma raiz jovem. Mais ou menos dura um mês até surgir raizes, então você coloca a secção com raizes num novo vaso e assim terá mais uma planta na sua colecção :wink:

10.04.2009(Sex)20:52

Mensagem 
Agora me veio uma preocupação, será que vao cuidar bem dos bebês?

10.04.2009(Sex)21:24

Mensagem 
Opa! Valeu pelas dicas ricardo, vou dar mais uma procurada por aqui em algumas informacoes e meter a mao na massa eheheh.

11.04.2009(Sáb)9:51

Mensagem 
Minha estufa sofreu uma nova evolução, uma pequena obra para aumentar a umidade no interior. A ideia surgiu alguma em outro projecto que tinha feito algo semelhante e eu achei a ideia tão boa que fiz o mesmo.

Primeiro passo, levantar o estrado e colocar plástico no fundo
Imagem

distribuir uma camada de argila expandida à altura do "tijolo de barro" que suporta o estrado
Imagem

Criar uma "piscina", enchendo com água até aparecer ao mesmo nivel da argila explandida
Imagem

Voltar a montar a estufa
Imagem

Imagem

Pormenor do resultado do trabalho
Imagem

19.04.2009(Dom)16:43
Moderador

Mensagem 
Muito tri a tua estufa, parabéns.

19.04.2009(Dom)23:12
Perfil Visitar website do usuário