Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.05.2025(Qua)19:19

Responder  [ 4 mensagens ] 
 Como tirar as sementes de dentro das capsulas?! 
Autor Mensagem

Mensagem Como tirar as sementes de dentro das capsulas?!
Falaew pessoal! Parece uma coisa um tanto estupida, e realmente e, mas eu gostaria de saber como voces fazem parar tirar as sementes de dentro da capsula?! Eu ja tentei de todas as formas possiveis, com tesourinhas e coisas do genero ... mas acabo sempre fazendo uma cagada e fica tudo misturado. Pedacos da planta, sementes ... fora que volta e meia eu deixo por muito tempo e a haste floral vai embora com o vento e eu fico sem as sementes :S. Ja vi hastes completamente secas e com as sementes la certinhas ... mas volta e meia eu perco as sementes, e as hastes ainda estao verdinhas verdinhas :S.

flw!

28.04.2009(Ter)10:22
Moderador

Mensagem 
De que espécie estamos falando?

Em geral, na hora de colher as sementes, eu não espero secar toda a haste, espero secar apenas as cápsulas, e quando elas estão secas eu corto ela da haste, coloco nums aquinho ziploc e deixo ele uns 3 dias aberto com um palitinho pra que toda umidade ainda presente se vá, depois fecho o saquinho e dou uns apertões pra quebrar a cápsula e liberar a semente e conforme vão se acumulando sementes no fundo vou separando com uma colher de café e colocando nos envelopes de papel para armazenar na geladeira.

Quando sobra muito pedaço de cápsula e pouca semente, despejo com a ajuda da colher numa placa de vidro liso comum e separo com uma pinça de ponta fina, descartando as cápsulas secas e guardando as sementes.

Outra opção é separar a cápsula das sementes sobre a placa de vidro logo após a coleta, dá um pouco de trabalho quando se tem uma quantia grande de sementes.

Uma outra dica é colocar um papel branco debaixo do vidro, ajuda a achar as sementes.

Abraço.

28.04.2009(Ter)11:11

Mensagem 
Caramba bode, ajudou para caramba! Eu não espero a haste secar toda não ... ate por que quando a haste seca toda muitas sementes ja se foram com o vento :/. Estou falando mais especificamente de droseras, as unicas que tenho (tinha, boa parte foi com o vento e a chuvarada que rolou ums dias) semente aqui.
Vlw pelas dicas!

02.05.2009(Sáb)11:55

Mensagem 
e o q eu faço e esperar as capsulas secarem e pego um jornal e bato as astes para não esmagar as capsulas, para não correr o risco de danificar as sementes...

11.05.2009(Seg)10:41
Responder   [ 4 mensagens ]