| Autor | 
            Mensagem | 
         
        
			| 
				
				 WGuedes 
				
				
					 Registrado em: 04.05.2009(Seg)13:12 Mensagens: 12 Localização: São Paulo / SP
				 
				 
			 | 
			
				
				  Areia no substrato.  
					
						Olá pessoal,
  Quando se fala em composição do substrato 1/2 sphagnum e 1/2 areia.
  Esta areia é aquela de construção mesmo ou não? Ela deve ser lavada para retirada de impurezas?
  O musgo deve ser esterelizado (fervido)? Quanto tempo? E no microondas como faço? O sphagnum deve ser picado ou não? Separo uma parte para que rebrote?
  Misturo os dois e aplico no vaso?
 
  Obrigado. 
					
  
			 | 
		 
		
			| 06.05.2009(Qua)13:54 | 
			
				
					 
					
					 
				  
			 | 
    	
		 
	
	
		  | 
	 
	
			| 
				
				 bgraciano 
				
				
					 Registrado em: 28.07.2008(Seg)22:17 Mensagens: 15
				 
				 
			 | 
			
				
				
					
						 E ae blz?  Olha, pelo que tenho visto nos posts aqui, é o seguinte:  A Areia é a de construção, e deve ser lavada sim.  O Sphagnum deve ser fervido, não sei quanto tempo, e de preferencia picado.  Após isso, é só misturar os dois e colokar no vaso.  Eu mesmo nunca utilizei esse tipo de substrato. Eu uso 1/2 pó de coco e 1/2 de sphagnum. Fervo os dois, misturo bem e uso. Mas devo falar que usei isso umas duas vezes, para tentar propagar uma dionaea por leacutting, e não obtive sucesso.. hahaha.  De qualquer maneira, tem vários tópicos sobre substrato, e penso que existem vários meios de prepará-lo, sempre com componentes diferentes.  Mas me atendo a sua pergunta, é isso, fever bem os dois, pica o substrato, mistura bem e manda vê.  Abração.[/quote] 
					
						 _________________ Olho por olho, dente por dente, e o mundo acabará cego (Gandhi).
					
  
			 | 
		 
		
			| 06.05.2009(Qua)14:27 | 
			
				
					 
					
					 
				  
			 | 
    	
		 
	
	
		  | 
	 
	
			| 
				
				 Bode 
				Moderador 
				
					 Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
				 
				 
			 | 
			
				
				  Re: Areia no substrato.  
					
						WGuedes escreveu: Olá pessoal,
  Quando se fala em composição do substrato 1/2 sphagnum e 1/2 areia.
  Esta areia é aquela de construção mesmo ou não? Ela deve ser lavada para retirada de impurezas? Sim, é aquela areia GROSSA de construção, que deve ser lavada até que a água saia completamente limpa para eliminar toda e qualquer matéria orgânica.
 
  O musgo deve ser esterelizado (fervido)? Quanto tempo? E no microondas como faço? A esterilização do musgo não é obrigatória, a fervura serve mais pra eliminar fungos e sementes de outras plantas invasoras que podem sufocar a que te interessa e pra matar o musgo, que pode acabar brotando. Você pode ferver por uns 15 minutos em água pura no fogão ou no microondas por uns 5 minutos espera um pouco e mais 5 depois.
  O sphagnum deve ser picado ou não? Se preferir pode bater o sphagnum no liquidificador pra triturar, mas não é necessário.
  Separo uma parte para que rebrote?  Se quiser ter um cultivo de sphagnum, é sempre interessante, pois pode utilizar dele futuramente pra fazer seus plantios ao invés de comprar.
  Misturo os dois e aplico no vaso?  Você pode fazer uma camada no fundo do vaso só de musgo pra evitar que a areia vase, depois no meio coloca a mistura e por cima pra acomodar as sementes pode colocar uma outra camada pura de musgo, mais nada impede que utilize só a mistura.
  Obrigado. Abraço.  
					
						 _________________ Abraços, Bode (Eduardo).
					
  
			 | 
		 
		
			| 06.05.2009(Qua)14:37 | 
			
				
					 
					
					 
				  
			 | 
    	
		 
	
	
		  | 
	 
	
			| 
				
				 bgraciano 
				
				
					 Registrado em: 28.07.2008(Seg)22:17 Mensagens: 15
				 
				 
			 | 
			
				
				
					
						Citação: Se preferir pode bater o sphagnum no liquidificador pra triturar, mais não é necessário.  Hahahah, se eu fizer isso aqui em casa, fico sem cabeça... hahaha.  
					
						 _________________ Olho por olho, dente por dente, e o mundo acabará cego (Gandhi).
					
  
			 | 
		 
		
			| 06.05.2009(Qua)14:43 | 
			
				
					 
					
					 
				  
			 | 
    	
		 
	
	
		  | 
	 
	
			| 
				
				 André Urdhamuck 
				
				
					 Registrado em: 22.05.2008(Qui)12:49 Mensagens: 56 Localização: SP,Guarulhos
				 
				 
			 | 
			
				
				
					
						Agora fiquei com uma duvida. O problema do musgo rebrotar seria apenas por causa dos seedlings ou por algum outro motivo???    
					
  
			 | 
		 
		
			| 06.05.2009(Qua)14:47 | 
			
				
					 
					
					 
				  
			 | 
    	
		 
	
	
		  | 
	 
	
			| 
				
				 Bode 
				Moderador 
				
					 Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
				 
				 
			 | 
			
				
				
					
						 bgraciano, aqui em casa pra não ter problema eu comprei um copo novo pra usar em casa e peguei o velho pra usar nas carnívoras...hehehehe
  andreurdhamuck, o problema do musgo rebrotar é que ele na maioria das vezes cresce mais rápido que as mudinhas de carnívoras, e pode acabar sufocando elas.
  Abraços. 
					
						 _________________ Abraços, Bode (Eduardo).
					
  
			 | 
		 
		
			| 06.05.2009(Qua)14:52 | 
			
				
					 
					
					 
				  
			 | 
    	
		 
	
	
		  | 
	 
	
			| 
				
				 bgraciano 
				
				
					 Registrado em: 28.07.2008(Seg)22:17 Mensagens: 15
				 
				 
			 | 
			
				
				
					
						Citação: bgraciano, aqui em casa pra não ter problema eu comprei um copo novo pra usar em casa e peguei o velho pra usar nas carnívoras...hehehehe
   Pois eh, eu ja tenho: faca, tesourinha, pinça, copo, funil, peneira, e um daqueles potes de microondas, tudo separado pras minhas plantas. E o melhor eh q eu nem precisei comprar, tinha tudo aqui! hahaha, alias, a tesourinha e a pinça eu comprei, o resto naum! hehehe.  O proximo passo vai ser "adquir" um liquidificador....  hahahah.  Abração.  
					
						 _________________ Olho por olho, dente por dente, e o mundo acabará cego (Gandhi).
					
  
			 | 
		 
		
			| 06.05.2009(Qua)14:57 | 
			
				
					 
					
					 
				  
			 | 
    	
		 
	
	
		  | 
	 
	
			| 
				
				 WGuedes 
				
				
					 Registrado em: 04.05.2009(Seg)13:12 Mensagens: 12 Localização: São Paulo / SP
				 
				 
			 | 
			
				
				
					
						 Valeu pessoal.
  Agora que já não tenho tantas dúvidas acho que já posso iniciar.
 
  Muito Obrigado a todos. 
					
  
			 | 
		 
		
			| 06.05.2009(Qua)16:15 | 
			
				
					 
					
					 
				  
			 | 
    	
		 
	
	
		  | 
	 
	
			| 
				
				 Leandro SP 
				
				
					 Registrado em: 27.04.2009(Seg)18:14 Mensagens: 87 Localização: São Paulo - SP
				 
				 
			 | 
			
				
				
					
						 se eu deixar o sphagnum vivo, ele pode matar minha mudinha ?? 
					
  
			 | 
		 
		
			| 06.05.2009(Qua)16:45 | 
			
				
					 
					
					 
				  
			 | 
    	
		 
	
	
		  | 
	 
	
			| 
				
				 Bode 
				Moderador 
				
					 Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
				 
				 
			 | 
			
				
				
					
						 Leandro SP, você pode deixar o sphagnum vivo sem problemas, desde que mantenha uma area longe da planta sem ele, deixando que cresça apenas ao redor da mudinha, caso contrário ele crescerá sobre ela e a sufocará.
  WGuedes, bom cultivo e qualquer dúvida é só postar.
  Abraços. 
					
						 _________________ Abraços, Bode (Eduardo).
					
  
			 | 
		 
		
			| 06.05.2009(Qua)16:52 | 
			
				
					 
					
					 
				  
			 | 
    	
		 
	
	
		  | 
	 
	
	
		 | 
	 
	
	 
	
	
 
	 
	
	
		Quem está online | 
	 
	
		Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 14 visitantes  | 
	 
	 
 
	 | 
	Enviar mensagens: Proibido Responder mensagens: Proibido Editar mensagens: Proibido Excluir mensagens: Proibido
  | 
 
 
 
	 |