Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)19:26

Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Plaquinhas de identificação caseiras 
Autor Mensagem

Mensagem 
Estava usando as plaquinhas e canetas próprias e mesmo assim
com uns dois/três meses já estavam quase ilegível... Recentemente
comecei a usar o lápis e realmente duram mais! Comecei a usar
pois duas plantas que comprei do Sr. Ono estavam escrito assim
e até hoje nada de apagarem.

Abraço,
Brunodb

24.05.2009(Dom)11:41
Moderador

Mensagem 
brunodb,

Realmente as etiquetas próprias de identificação duram um absurdo sem se ressecarem, e o grafite, por ser carbono em uma forma muito estável, não se apaga nunca por não oxidar.

O máximo que pode acontecer é o carbono do grafite daqui uns milhóes de anos se transformar em diamante, e algum futuro arqueólogo chutar que a gente do passado escrevia em placas plásticas com diamante... se meu irmão historiador ler uma dessas ele me mata...hehehehe

Abraços.

24.05.2009(Dom)15:14
Destaque

Mensagem 
interessante, agora vou só usar lapis, pois com canetas eu tenho o mesmo problema.

24.05.2009(Dom)22:13
Moderador

Mensagem 
Um conselho útil, que aprendi testando, usem lápis 2B (de desenho) ou grafite 2B, que é mais macio e faz um risco mais grosso e mesmo sujo de terra não se encobre facilmente, o lápis nº2 ou o grafite HB fazem um risco muito fino pois o grafite é mais duro, e assim acaba encoberto mais facilmente por qualquer sujeira.

Abraços.

24.05.2009(Dom)22:48
Destaque

Mensagem 
Eu fiz as placas recortando as palhetas de uma persiana que quebrou. Muito prático e útil, uso lápis e até quando está sujo é fácil de limpar e não apaga.

Minha Growlist

25.05.2009(Seg)13:43

Mensagem 
Bode parabêns pelas explicações!No ceasa perto da banca do Ono, vende o cento baratinho, tem varios tamanhos,eu usava caneta especial para marcar mas com o tempo apagava foi ai que percebi as mudas que vem do Ono e a lapis e não se apaga assim facil,agora so uso lapis

25.05.2009(Seg)14:19

Mensagem Placas de identificação feitas a partir de garrafas PET
Eu já fabriquei placas de identificação com vários tipos de plásticos até descobrir que o tipo mais resistente ao sol era o PET das garrafas de refrigerante. Os outros plásticos terminavam por ser degradados pelo sol, assim foi possível conseguir um material resistente, gratuito e com a vantagem de possibilitar o aproveitamento ao menos parcial das tais garrafas. O tipo de garrafa que uso são aquelas transparentes com o topo tipo funil e tendo a parte mediana cilíndrica tais como as garrafas do refrigerante Fanta. Corto tiras no sentido do comprimento da garrafa com uns 2 cm de largura e 8 cm de comprimento e depois faço um corte tipo "v" em uma das extremidades para poder inserir mais facilmente no substrato.
E como escrever o nome das espécies? De início usava canetas tipo marcador permanente que quando expostas ao sol mas o que está escrito deixa de ser permanente com o tempo pois a tinta desbota. Daí tive a idéia de lixar as placas usando lixa comum tornando-as opacas e rugosas. Este procedimento posibilita escrever o nome das espécies usando um lápis ou lapiseira pois o grafite não desbota com o sol e também tem a avantegem de poder ser apagado facilmente com uma borracha comum caso seja necessário efetuar alguma correção. Devo frisar que a placa fica um pouco translúcida mas ainda assim permite um bom contraste com o grafite.

Espero que aproveiterm bem a dica.

Saudações,

João Roberto Gabbardo

And on its round leaves bind them

J.R.R. Tolkien's The Lord of the Rings revised

05.07.2009(Dom)17:52
Destaque

Mensagem 
Calazans escreveu:
Bode parabêns pelas explicações!No ceasa perto da banca do Ono, vende o cento baratinho, tem varios tamanhos,eu usava caneta especial para marcar mas com o tempo apagava foi ai que percebi as mudas que vem do Ono e a lapis e não se apaga assim facil,agora so uso lapis

Tem como vc olhar o preço para a gente? tem muito tempo que tento achar plaquinhas e vasos no atacado e nunca acho!

Abraços

Minha Grow List

06.07.2009(Seg)13:17
Destaque

Mensagem 
PHD Pereira escreveu:
Calazans escreveu:

Tem como vc olhar o preço para a gente? tem muito tempo que tento achar plaquinhas e vasos no atacado e nunca acho!

Abraços

Idem, idem! :wink:
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

07.07.2009(Ter)8:11
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem Re: Placas de identificação feitas a partir de garrafas PET
João Roberto Gabbardo escreveu:
Eu já fabriquei placas de identificação com vários tipos de plásticos até descobrir que o tipo mais resistente ao sol era o PET das garrafas de refrigerante. Os outros plásticos terminavam por ser degradados pelo sol, assim foi possível conseguir um material resistente, gratuito e com a vantagem de possibilitar o aproveitamento ao menos parcial das tais garrafas. O tipo de garrafa que uso são aquelas transparentes com o topo tipo funil e tendo a parte mediana cilíndrica tais como as garrafas do refrigerante Fanta. Corto tiras no sentido do comprimento da garrafa com uns 2 cm de largura e 8 cm de comprimento e depois faço um corte tipo "v" em uma das extremidades para poder inserir mais facilmente no substrato.
E como escrever o nome das espécies? De início usava canetas tipo marcador permanente que quando expostas ao sol mas o que está escrito deixa de ser permanente com o tempo pois a tinta desbota. Daí tive a idéia de lixar as placas usando lixa comum tornando-as opacas e rugosas. Este procedimento posibilita escrever o nome das espécies usando um lápis ou lapiseira pois o grafite não desbota com o sol e também tem a avantegem de poder ser apagado facilmente com uma borracha comum caso seja necessário efetuar alguma correção. Devo frisar que a placa fica um pouco translúcida mas ainda assim permite um bom contraste com o grafite.

Espero que aproveiterm bem a dica.

Saudações,

João Roberto Gabbardo

Cara, essa foi a melhor ideia que eu já vi aqui no forum!

Simples e genial!

Fiz aqui em casa, usei pet verde, lixei dos dois lados e pronto! ficou otimo!

Pra quem não consegue compara as plaquinhas essa é a melhor solução!!!

Parabens!

Abraços

Minha Grow List

08.07.2009(Qua)15:33
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo