Autor |
Mensagem |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
Fernando Rivadavia escreveu: Citação: Seguindo essa linha: Deus não é Grande - Christopher Hitchens Cleo, o interessante é que este livro não segue a linha ateista do Hitchens, Dwakins, e Sam Harris. É um ateismo acidental, digamos, pois o intuito do livro é mostrar a origem das religioes, é um livro de história. No caminho, o ator sem querer acaba expondo mtos dos mitos "sagrados" de cada religião com fatos históricos. Abs, Fernando P.S. De qq forma, eu já havia citado Hitchens acima... ;) O engraçado Fernando é que o Elogio da loucura é um pouco assim também. O crucial aí é que em algumas partes do livro ele crítica justamente os mitos "sagrados", tem partes que considero pesadas até para os dias atuais, imagina naquela época! Embora a proposta do livro não tenha, em principio, nada a ver com isso, o autor acaba se levando nesta direção, questionando os valores religiosos e traçando paralelo com os valores economicos. Mas ele faz isso voltando-se para igreja católica - pois ele recebeu educação escolástica. O curioso é que quando o livro foi escrito, lá pelos idos do séc. XVI, o autor teve que fugir pela Europa pois, logico, foi perseguido e tal. Bem bacana! Ah sim, um dos amigos dele, e inspirador da ideia do livro, era Thomas Morus, autor da Utopia, livro do qual tirei uma frase que não sai da minha cabeça, ela está em todo lugar, principalmente nos políticos brasileiros. Lá vai: "Algumas pessoas, quando estao de pé, se esquecem daquilo que acreditavam enquanto estavam sentadas". Parece uma frase boba, mas quando se imagina que o "de pé" é o locutor e os "sentados" sao os ouvintes a coisa ganha outro sentido, ideológico e tal, lembra bem o que fez o Fernando Henrrique ("esqueçam de tudo que eu escrevi") e Lula (não escreveu nada mas também esqueceu de alguns valores que tinha enquanto estava sentado). Enfim, viajei que nem o Houlden Caulfield mas acho que valeu! hehehehe Francisco Eduardo escreveu: Olá Cléo ! depois me diga qual das minhas sugestões vc acatou para podermos eventualmente discutir os temas ! isso seria um belo desdobramento desse tópico, o que vc acha ? Grande abraço. Eu estou sendo extremamente seletivo, não pela qualidade dos livros (a maior parte das indicações aqui eu adoraria ler), mas pela necessidade de tempo para ler todos. Muitos dos indicados, principalmente os indicados por Francisco, PHD e Fernando eu já havia lido, aliás, temos gosto em comum. Entao, dos indicados que eu não li, marquei *: Jared Diamond 1991. O Terceiro Chimpanzé; (escolhi pois adoro evolução, humana entao, é bem legal!) Aldous Huxley 1931. Admiravel mundo novo; (váaarias indicações!) Aldous Huxley 1963. A Ilha; (segundo li é uma "antítese ao Admiravel mundo novo") Otto Kirchheimer & Georg Rusche 1936(?). Punição e Estrutura Social (escolhi pois adoro evolução das sociedades) Julio Jose Chiavenato 2002. Religião da Origem à Ideologia; (tem a ver com evolução das sociedades. Na verdade me interesso pela importância da história na conduta e pensamento do homem). *Acabei pondo meu "critério" de lado. hehehehehe Abração
31.01.2009(Sáb)10:21 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá Cleo, Vou botar Elogio da Loucura na minhas lista! ;) Lembro q vc falou que leu Guns Germs & Steel, mas vc leu tbm Colapso do Jared Diamond? E já q vc gosta de evoluçào, recomendo tbm o The Red Queen do Matt Ridley (leia um pouco sobre isso aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Red_Queen) além de outro livro dele chamado Genoma (não gostei da tradução p/ o portugues deste livro). Além disso tem um livro antigo porem clássico do Richard Dawkins chamado The Selfish Gene. Outro livro que gostei muito nesta linha foi O Gene da Matemática de Keith Devlin: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/jun ... matica.htmNa verdade o livro tinha uns capítulos bem chatos, mas tinha outros fantásticos sobre como teria ocorrido o surgimento da linguagem na evolução humana e como a gramática de linguas levou à matemática. O mais legal de tudo é a teoria dele sobre a verdadeira utilidade da linguagem p/ nos: a FOFOCA!!  Abs, Fernando
|
31.01.2009(Sáb)14:29 |
|
 |
Scherer
Registrado em: 16.09.2008(Ter)2:06 Mensagens: 16 Localização: Palmeira das Missões/RS
|
Alô amigos,
Alguém já leu ai, AS DIGITAIS DOS DEUSES, de Graham Hancock, editora Record.
Se leu , e gosta desta linha de Pesquisa ou de discussão baseado em fatos, e quizer comentar, fique à vontade, tenho muitos outros livros interessantes.
Um abraço,
SCHERER
PS- a propósito, muito interessante a diversidade de livros, e quem gosta muito de livros, tem aí, uma bela seleção para se orientar, às vezes um livro que não se conhece causa uma decepção. Só não sei se a gente vai ter tempo (e$$) suficiente nesta vida corrida para ler todos, mas que valeria a pena ah, isto valeria, com a tecnologia mudando a toda hora, e vc tendo que se atualizar sempre, para poder acompanhar este nosso mundo louco, não é fácil, tem que ter uma linha e não se dispersar. Isto que o mundo é cheio de belos e fascinantes atrativos a nos ocupar mentes e corpos diariamente, e parece que o tempo esta a correr depressa demais e nunca há tempo para se fazer tudo que se quer, porque são muitas as variaveis a ocupar a nossa atenção. SERIA ESTA A SENSAÇÃO QUE TODO TEM? POR FAVOR OPINEM, OU É APENAS UMA QUESTÃO SIMPLES DE ADMINISTRAÇÃO (ORGANIZAÇÃO) DO TEMPO A CADA DIA DE NOSSAS VIDAS SEM CONTAR IMPREVISTOS QUE BAGUNÇA QUALQUER PLANEJAMENTO.
** A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO PODE ATÉ MERECER UM TÓPICO ESPECÍFICO DE DISCUSSÃO.
|
01.02.2009(Dom)8:53 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Francisco Eduardo escreveu: Citação: O que eu mais gosto de ler é:
Suspense no ar.....
HQ's(História em Quadrinhos) Diga quais ! eu adoro o Will Eisner (O Edifício, Para dentro do Coração da Tempestade, o Spirit); Frank Miller (Cavaleiro das Trevas, Batman - Ano Um - esse com David Mazzuchelli, Demolidor e Electra reestilizados, etc) e, principalmente, The Watchmen. No Brasil, o Flavio Colin ! há pouco tempo atrás surgiu uma revista em quadrinhos brasileira, mas ficou na primeira edição... foi uma pena .... by the way, who whatches the watchmen ? Ora, sejamos sinceros: quem não adora HQs ?????????????????? HQs são bons mesmo! Eu tenho uma queda por graphic novel, spirit, 300, watchmen, Sin city, V from vendeta, Civil war estão entre os meus favoritos!
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
01.02.2009(Dom)12:39 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Ultimamente comecei a investir em "audio-books" e fico escutando no iPOD no carro, em avião, na academia, etc. Assim não tenho desculpa de "falta de tempo para ler", hehehe!
Abs, Fernando
|
01.02.2009(Dom)14:18 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
Fernando Rivadavia escreveu: Lembro q vc falou que leu Guns Germs & Steel, mas vc leu tbm Colapso do Jared Diamond?
Eu ouvi falar deste livro, um amigo meu tem, mas eu ainda não li. Vou ver se pego com ele emprestado. Vou adicionar as novas indicações, principalmente o The Red Queen do Matt Ridley!  Abração
03.02.2009(Ter)21:01 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
Scherer escreveu: Alguém já leu ai, AS DIGITAIS DOS DEUSES, de Graham Hancock, editora Record.
Pela sinopse o livro parece ser bem interessante! Adicionei na lista. Scherer escreveu: A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO PODE ATÉ MERECER UM TÓPICO ESPECÍFICO DE DISCUSSÃO.
Me despertou a curiosidade, embora eu já tenha lido algumas coisas sobre o assunto, tipo "A tríede do tempo", gostaria de ouvir outras opiniões sobre o assunto, aproveitando que ele foi levantado. Abração
04.02.2009(Qua)12:34 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
Agora eu estou lendo "O Senhor do Anéis", bem diferente -- e melhor -- que o filme, pena que não li antes, já comprei "O Hobbit" e "Mestre Gil de Ham" para ler depois, todos do Tolkien.
|
14.06.2009(Dom)12:08 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Cristiano,
Na ordem cronológica, o Hobbit tinha q ser lido primeiro, antes do Senhor dos Aneis, hehehe! Tudo bem, não importa tanto, vc vai adorar de todas as maneiras. ;) Eu sou fã desde os 10 anos de idade, quando os li pela 1a vez (acho que ja li umas 3 vezes a série completa). Mas infelizmente nunca me empolguei mto com os outros livros do Tolkien.
Abs, Fernando
|
14.06.2009(Dom)14:17 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
Pois é, é que aqui não é facil encontrar O Hobbit, nem na biblioteca pública de Igrejinha, nem da faculdade, eu tive que comprar mesmo, e para não ficar parado fui lendo O Senhor dos Anéis.
|
15.06.2009(Seg)10:47 |
|
 |
|