Olá pessoas,
Estava a dever uma atualização sobre a
Darlingtonia californica que mantenho em cultivo em São Bento do Sul-SC, ao invés de apenas escrever ou postar imagens ocasionais resolvi mostrar imagens da planta com algum tempo de intervalo, assim fica mais fácil para compreender como e quanto ela cresce.

30/11/2008 -» Essa é a planta ao sair da dormência, o broto da gema apical foi devorado por uma lagarta, essa é uma brotação que veio a surgir rapidamente após o incidente.

21/12/2008 -» Esse é o método de manutenção, o vaso é de plástico marron, número dois. O substrato é composto por musgo sphagnum em 100%. Uma bacia com água da chuva é mantida a 1/3 da altura do vaso. A planta é mantida rente ao solo, atrás de uma mureta para que a bacia fique na sombra maior paret do dia enquanto a parte aéra da planta receba luz solar direta por um período não inferior a seis horas. Mantenho uma proteção de tela sobre a planta para evitar ataques de aves que me roubam o sphagnum ou procuram insetos nos vasos, é um dilema, ou protejo os vasos e as lagartas comem as plantas ou tenho os vasos revirados.

21/12/2008 -» ‘Pitcher’ juvenil

21/12/2008 -» Essa é uma pequena surpresa, eu não plantei semente nesse vaso, então desconfio que seja uma brotação ocorrida a partir das raízes da planta.

21/12/2008 -» Pode-se ter uma idéia do tamanho da planta e do seu pequeno ‘clone’, utilizei um paquímetro para facilitar a visualização.

28/12/2008 -» Vista geral das plantas, adicionei mais sphagnum, reparem que há uma nova brotação, o ‘Clone 2’.

28/12/2008 -» ‘Clone 1’

28/12/2008 -» ‘Clone 2’

04/01/2009 -» ‘Planta mãe’, ‘Clone 1’ e ‘Clone 2’ em

04/01/2009 -» ‘Clone 1’

04/01/2009 -» ‘Clone 2’
Espero que o tópico ajude a quem pretende cultivar essa espécie tão singular.
Um abraço.
Carlos.