Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 21.05.2025(Qua)20:28

Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Viveiro de Mudas G.A.I.A! 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Viveiro de Mudas G.A.I.A!
Olá pessoal, com o ínicio das férias tenho um tempo livre e consigo me atualizar com o forúm. Já faz algum tempo que queria divulgar esse projeto aqui, mas só agora estou conseguindo. Faço um curso Técnico de Meio Ambiente e recentemente, cerca de 2 anos atrás, uma turma anterior a minha fundou esse Viveiro dentro da escola. Esse viveiro foi criado com o intuito de produzir mudas de árvores NATIVAS e destribui-las para a população. Através de doações vindas da internet, amigos e buscas por sementes no próprio habitat, conseguimos constituir a maioria das mudas que hoje o viveiro comporta. Infelizmente contamos com apenas quatro estágiarios ativos, incluindo eu, não somos remunerados e não ganhamos nenhum benefício para manter nossas mudas em dia. Fazemos por vontade própria. Para construir tivemos ajuda de algumas indústrias que doaram materiais como madeira, sombrite, etc. Com a intenção também de reaproveitar, nós plantamos as mudas em caixas de leite e garrafas pet's. Já fizemos doações grandes, que infelizmente não são regulares, e regularmente destribuimos algumas mudas. Bom, chega de enrolar e vamos ao que interessa, fotos:

Uma primeira imagem do viveiro, não me recordo de cabeça suas medidas. Essas mudas que se encontram do lado de fora estão passando por um processo de aclimatação, depois de um período fora do viveiro estão propícias a serem doadas.
Imagem

Uma imagem do seu interior.
Imagem

Seu interior de outro ângulo.
Imagem

Esses palet's servem para nós acomodarmos as plantas fora do viveiro.
Imagem

Em Dezembro passado o Viveiro sofreu um processo de ampliação. Como vocês podem ver na foto abaixo, seu teto tem diferença no formato. O formato com a caída para a esquerda foi o ampliamento feito por nós estágiarios.
Imagem

Essa Embaúba nós plantamos em Dezembro também. Sete meses se passaram e elas está com mais de Dois metros já. Cresce que é uma beleza :lol:
Imagem

Ganhamos uma caixa d'água, canos e uma pequena bomba, agora só falta montar o sistema de irrigação. A plataforma para a caixa d'água ja foi feita e nós testamos. Pela soma tem +\- 250kg em cima e nem tremeu uhahua.
Imagem

Recentemente fizemos uma limpeza geral dentro do viveiro. Colocamos várias mudas para aclimatar e doamos uma boa quantidade no dia 06/06 em um evento referente ao Dia do Meio Ambiente(05/06)
Imagem

Essa prateleiras a direita e a outra mais ao fundo, antes eram uzadas como suporte para as mudas, hoje servem de suporte para os recipientes que fazemos as semeaduras.
Imagem

Uma foto de fora depois da mudança.
Imagem

Nos mesmo dia já plantamos mais duas Embaúbas.
Imagem

Ambas ficaram próximas da que ja háviamos plantado em Dezembro.
Imagem

Mudas prontas para doação.
Imagem

Caixa d'água em cima do suporte com os canos já presos na parte superior do viveiro.
Imagem

Um monte de mudas de Araçá.
Imagem

Algumas melastomataceas ainda dentro do viveiro.
Imagem

Mesa de semeaduras que posteriormente são repicadas em potes individuais.
Imagem

Grumixama.
Imagem

Bom pessoal, por enquanto é isso. Amanhã dou uma editada no post, to com sono e nem consegui ver nenhum erro por enquanto uhauhauha. Espero que gostem do nosso projeto, quem puder fazer doação de semente de qualquer espécie nativa por favor me envie um MP. Qualquer dúvida é só perguntar.

PS: esqueci de explicar o nome uhauha, G.A.I.A significa Grupo de Ação Intensiva Ambiental!

Abraços

04.07.2009(Sáb)23:14
Destaque

Mensagem 
Olá Maurício ! parabéns a todos vcs pela iniciativa e pela realização do projeto. Sei que é necessária muita perseverança para um empreendimento desse tipo sem qualquer ajuda ! a idéia é excelente ! porque vcs não procuram o comércio e a indústria locais para que eles ajudem, sob o pretexto de estarem zerando a taxa de emissão de carbono, ou coisa parecida ? está na moda e vai servir como publicidade para os empresários... de outra forma, dificilmente eles vão abrir a mão para ajudar - filantropia só se faz, no Brasil, quando dá mídia. Mas isso não é um impeditivo, mas sim um meio de se conseguir realizar um sonho...

05.07.2009(Dom)2:56
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Concordo plenamente Francisco. O problema é que essas coisas não somos nós que cuidamos e sim o 'pessoal' da escola se é que você me entende. Nosso trabalho é voluntário mas sempre tem uma pessoa que dá um palpite de como fazer (ao olhar dela), é como se tivessemos um chefe entende? Mas eu acho, que se conseguissemos mais materiais para melhorar ainda mais o viveiro, ele ficaria parado no canto por um bom tempo. Se nós estágiarios não fizermos nada, ninguém faz. Na hora de dar os palpites todos dão, mas quem coloca em prática somos nós. Acho que você me compreende. Essas coisas são muito complicadas, até pra produzir algumas mudas temos burocracia. Mas mesmo com tudo isso nós fazemos o possível pra manter a organização e as mudas sadias, pronta pra doação. Obrigado pelo elogio e o incentivo.

Grande abraço

05.07.2009(Dom)10:29

Mensagem 
Gostei, ficou bem legal. Ótimo o aproveitamento de recipientes para semeio e para as mudas. Parabéns!

05.07.2009(Dom)11:44
Destaque

Mensagem 
Gostei na iniciatica Mauricio!
Vcs aceitam doação de sementes de ipê? Essa semana posso coletar algumas sementes e se quizer eu envio....

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

05.07.2009(Dom)12:32

Mensagem 
Parabéns, cara.
Pela iniciativa, pelo trabalho voluntário, pela reciclagem, e, claro, distribuição das mudas.
De atitude assim que precisamos.
Quando tiver acesso à sementes de plantas nativas, envio pra você.
Abraços

05.07.2009(Dom)13:55

Mensagem 
Também faço tecnico e meio ambiente estou no 2º ano, vo fala disso na escola. Na verdade temos muita gente que ajuda lá. Tem uma horta.
Que ano você está?

05.07.2009(Dom)19:36
Destaque

Mensagem 
Olá Maurício ! nunca desista, porque burocracia existe em todos os lugares ! mas se vcs infernizarem os professores e coordenadores com a idéia, com certeza acabam conseguindo - eu sei, sou professor... é só cada membro do grupo falar nisso todo dia com cada professor que possa tomar a decisão, em conversas separadas, para tomar mais tempo, e nos horários em que eles estiverem mais ocupados ou tentando descansar... se vcs conseguirem segui-los até o refeitório, a cantina ou até o escritório particular de cada um deles, então é tiro e queda ! vai por mim !
Um grande abraço.

[/quote]

05.07.2009(Dom)19:43
Destaque

Mensagem 
Citação:
Também faço tecnico e meio ambiente estou no 2º ano, vo fala disso na escola. Na verdade temos muita gente que ajuda lá. Tem uma horta.
Que ano você está?

Olá Adriel ! uma horta é sempre interessante... pena que não dá para compensar as emissões de carbono com as ramas dos rabanetes... quem sabe se com as flores não funciona melhor ? flor de maracujá é muito bonita e a planta pode ficar dependurada sobre a horta... by the way, na horta ainda se usa espantalho ou já chegamos a uma tecnologia mais sofisticada ?

05.07.2009(Dom)19:55
Destaque

Mensagem 
Bruno, aceitamos sim. Temos muitas mudas de Ypê, só não lembro qual cor. Mas pode mandar que aceitamos sim!

Adriel, estou no 2º módulo, são três. 1 ano e meio de curso. Recentemente organizamos uma gincana entre os cursos, uma das provas eles tinham que montar uma horta suspensa, ficou bem legal. Mas horta em si nós ainda não temos.

Francisco, muito boa sua técnica. Vinda de um professor é porque deve ser eficiente mesmo, muito obrigado pela ajuda.

Obrigado a todos pelos elogios! Mais uma vez eu peço, quem puder doar sementes é só me avisar!

Abraços

05.07.2009(Dom)21:17
Responder   [ 53 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo