Ajuda na montagem de estufa
Autor |
Mensagem |
zemeczak
|
 Ajuda na montagem de estufa
Ola pessoal. Venho pedir ajuda a montar uma estufa que provavelmente vai ter 1,5m por 1,5m. Gostaria de usar metal nas estruturas,onde compro ? Qual o preço ? Para a cobertura gostaria de algum plastico trasparente não vou usar sombrite. Onde compro esse plastico e qual o seu preço ? Vou montar bogs de criaçao de Droseras. Como a estufa não ficara na minha casa vou usar um sistema de rega automatico,aquele com dosador de soro. A porta da estufa deve ser virada para que lado ?
_________________ EDUARDO <<<<<
http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak
|
04.07.2009(Sáb)21:27 |
|
 |
LuizGustavoNocera
Registrado em: 31.05.2009(Dom)15:44 Mensagens: 36 Localização: Castro- Paraná
|
Não sei se vc conhece um botãozinho chamado de BUSCA?. Mesmo assim, tem um post meu falando disso : http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -5211.html
|
04.07.2009(Sáb)23:24 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Estufa !
Olá Zemeckack ! em primeiro lugar, vc deve saber se no local onde a estufa será instalada há disponibilidade de água. Se houver, excelente, vc só precisa montar uma estrutura de irrigação e liga-la a um timer, para que ele controle os horários em que a irrigação se dará. Se não houver, ou se o fornecimento for irregular, vai ficar um pouco mais caro, porque vc terá de instalar uma caixa d'água para garantir que a válvula solenóide da irrigação não queime e que as plantas não morram. Quanto aos materiais, basicamente usamos madeira, pvc (com ou sem enchimento interno de cimento) e até estruturas de gazebo ! Dê uma olhada no tópico da montagem da minha estufa, por exemplo (chama-se "estufa de fundo de quintal - literalmente) e, também, no tópico da estufa do PHD... há várias outras no forum, e eu pessoalmente usei idéias de muitas delas, mas a funcionalidade da minha posso atestar. Se puder ser útil de qualquer forma, depois de vc ler os tópicos, por favor entre em contato. Grande abraço.
|
05.07.2009(Dom)2:50 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Esqueci de perguntar: que plantas vc vai manter na estufa ? sim, porque, dependendo da finalidade, vc poderá montar sistemas de irrigação diferentes, de acordo com as necessidades das plantas. Também convém saber o clima do local onde a estufa será instalada !
_________________ Eu acredito em SACI
|
05.07.2009(Dom)3:08 |
|
 |
zemeczak
|
Pretendo criar bogs com droseras e provavelmante algumas utricularias. Eu moro em Sao Bernarco do Campo a estufa ficara em uma lage.
|
05.07.2009(Dom)11:17 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Olá ! pense, então, no seguinte: talvez seja melhor vc montar um sistema de irrigação que simplesmente mantenha o nível da água sob o substrato, porque a irrigação que eu uso, por exemplo, vai prejudicar a mucilagem de suas droseras, já que a minha estufa foi programada para nepenthes. Fica mais simples um sistema baseado na teoria do vasos comunicantes, onde vc pode usar simplesmente um recipiente de água conectado ao seu sistema de alimentação do substrato... agora, estando sobre uma laje, talvez seja conveniente vc usar sombrite para proteger as plantas do sol forte - não conheço o clima de sua cidade, mas o excesso de calor mata as droseras, sim, eu já passei por isso aqui no Rio de Janeiro... outra coisa: se estiverem sob sol quente e direto, o pratinho de água funciona como uma verdadeira panela em banho - maria... as plantas morrem ... uma camada de sombrite seria fundamental... E, já que vc não vai estar diariamente na estufa para acompanhar os resultados, talvez seja conveniente usar bogs em vez de vasinhos em bandeja; monte os bogs com uma boa camada de substrato, de forma a manter a água tão profunda quanto possível, porque reduz a evaporação e a proliferação de algas... o melhor material que encontrei para isso foram jardineiras de concreto - mantém uma temperatura no substrato mais amena do que os vasos de plástico ou os potes de sorvete...
|
05.07.2009(Dom)20:25 |
|
 |
zemeczak
|
Okey. Só não entendi a irrigaçao. Vou fazer os bogs com vasos invertidos depois uma camada se argila expandida depois o substrato. Só não entendo o fundamento dos vasos invertidos.
|
05.07.2009(Dom)20:29 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Os vasos invertidos (ou potes de sorvete invertidos), furados no fundo, servem como bolsões de água, mantém reservatórios de água para sua gradual absorção pelo substrado - senão ele virava uma poça... A irrigação pode ser, simplesmente, um recipiente conectado ao bog, colocado em um plano ligeiramente mais alto, de forma que a água desça dele conforme evapore no bog... como naqueles bebedouros para cachorros ou pássaros, onde a água desce de um reservatório superior quando acaba a que se encontra no prato...
|
05.07.2009(Dom)20:33 |
|
 |
zemeczak
|
Mas a agua do recipiente que desce vai para onde para o prato ou para o substrato ? É que eu estava pensando em outro tipo de rega automatica. Eu queria comprar varios dosadores de soro e no recipiente dele colocar agua da chuva e deixar com que a agua desca aos poucos pelo tubo de rega do bog. O que acha ?
|
05.07.2009(Dom)20:42 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Olá Zemeczack ! os dosadores de soro terão uma quantidade de água muito limitada... aqui o forum tem projetos de dosadores com garrafas pet (é só procurar, na verdade não sei onde estão, senão destacava para vc), que podem ser instalados simplesmente enfiando o gargalo no substrato... já se vc fizer bogs profundos, de repente nem vai precisar disso - por exemplo, os bogs que montei com jardineiras de concreto armazenam cerca de vinte litros de água cada, sob o substrato (eu medi quando estava enchendo pela primeira vez), de tal forma que, mesmo no verão, só preciso completar o nível da água uma vez por semana... é o caso de fazer reservatórios inferiores maiores, usando potes de sorvete grandes... dê uma olhada no tópico de criação dos meus bogs e no tópico de criação dos bogs do Pedro Batalha, de quem copiei a idéia ! Sendo droderas, sarracenias ou dionaeas, sinceramente manter as condições do substrato fica mais fácil do que quando se fala nas nepenthes... para essas últimas, tive de montar uma estrutura de irrigação mesmo, com aspersores, dutos e até um filtro deionizador e uma bomba acionada por um timmer que liga uma válvula solenóide... as samambaias também adoram esse sistema ! Grande abraço. PS - quando no verão, nunca preciso completar a água toda dos bogs. Cinco litros em cada um já são suficientes para que eles transbordem. O substrato está sempre úmido, mesmo sob o sol. Então, teoricamente, eu poderia deixa -los sem completar a água por umas três semanas sem qualquer problema... nunca tentei isso, mas em tese funciona. Se vc for ao menos uma vez por semana na estufa, essa é uma soluçào
|
08.07.2009(Qua)8:13 |
|
 |
|