Hello pessoal,
Em concurso de espécies nativas, eu não poderia ficar de fora é claro, hehehe!
Apesar de ter infinitas fotos de espécies nativas, começando desde o final dos anos 80, não demorou muito p/ decidir qual espécie usar neste concurso. Uma espécie, mais do que qq outra no Brasil, representa p/ mim o sonho realizado, a conquista do impossivel: D.meristocaulis!
Durante longos anos esta planta misteriosa era o sagrado graal das PCs do Brasil (e talvez do planeta!). Nunca esquecerei o sacrificio e perigo que foi a 1a expediçao na virada de 1998/99 ao Pico da Neblina, um local quase impossível de se chegar e na época pouquissimo visitado, na divisa Brasil/ Venezuela. Foi uma expedição tao difícil quanto decepcionante, pois não consegui achar D.meristocaulis. Heliamphora, D.roraimae, U.humboldtii, U.campbelliana e outras maravilhas não me consolaram pela frustração de ter voltado de lá sem D.meristocaulis.
Só em 2004 que eu tive nova oportunidade de voltar ao Pico da Neblina para uma segunda tentativa de encontrar D.meristocaulis -- viagem da qual eu quase não volto vivo devido a um acidente com facão. Mas teria morrido feliz, tendo visto finalmente D.meristocaulis em seu habitat natural!
Portanto, vai aqui uma das minhas fotos preferidas da minha querida D.meristocaulis:
Abs, Fernando Rivadavia