Mais um praga na minha coleção (dion)
Autor |
Mensagem |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
As minhas também tem isso, principalmente a khasiana X x mixta, nunca causou problema algum.
Abraços
06.07.2009(Seg)11:15 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Agora fiquei curioso ! nunca vi nada disso nas minhas nepenthes... vou passar a olhar com mais atenção...
_________________ Eu acredito em SACI
|
07.07.2009(Ter)8:07 |
|
 |
Luiz Costai
Registrado em: 03.04.2008(Qui)12:26 Mensagens: 113 Localização: Goiânia - GO
|
poraki tenho algumas plantas com manchas bem maiores que as suas e estao indo bem! medida que a planta vai bortando para de formar essas mançhas! notei que aparecem mais dpois que mexi com elas! tipo mudar de vaso! vc mexeu nela?
|
07.07.2009(Ter)13:37 |
|
 |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
Não estão do mesmo jeito. ainda estou analisando as opiniões postadas, pra depois tomar uma decisão.
abçs
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
07.07.2009(Ter)13:42 |
|
 |
Daniel Souza
Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23 Mensagens: 414 Localização: Manaus / AM
|
Apareceram essas "coisas" em algumas Nepenthes aqui, percebi que estava aparecendo, desde quando eu passei a burrifar agua durante o dia, assim que eu parei, esses fungos que dao nas seivas que elas soltam sumiram.
acho que de certa forma, em epocas mais quentes as nepenthes soltam essa seiva... nectar... sei la oque é isso, mas elas soltam, e isso atrae formigas, sendo assim, acho que a agua em contato com essa seiva + a alta umidade faz aparecerem esses fungos. Quando eles por acaso passam pra jarros em formação estes nascem sem a parte de cima do jarro, isto é, sem "tampa". mas isso foi aqui neh, não quer dizer que puraew vai ser igual^^ Resolvi o problema borrifando agua somente a noite, nunca mais de dia.
abraço
07.07.2009(Ter)17:17 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Informação interessante, Daniel ! aqui elas recebem água "vaporizada" pelo sistema de irrigação no mínimo de 12 em 12 horas, no inverno, e no máximo de 6 em 6 horas, no verão, e nunca percebi qualquer sintoma semelhante... seria porque venta sempre onde elas se encontram e a estufa é revestida apenas com sombrite, que deixa o vento passar ? Em se tratando de fungos, acho que o principal elemento incentivador é a ausência de circulação de ar em um ambiente úmido, certo ? Daí a minha sugestão de mudar a planta para um local mais ventilado... Grande abraço.
_________________ Eu acredito em SACI
|
09.07.2009(Qui)5:44 |
|
 |
Luiz Costai
|
Bom dion! 2 fotos pra ver e ajuda! observe como fica aki, concegui pegar foto so do jarro mas na gavinhas tb da, algumas vezes cria no peristomio inteiro, a foto 2 da pra ver um pouco!! não axo que seja praga não. obs: planta fica em estufa e borrifo agua duas vezes ou 3 vezes por dia! mesmo assim ainda forma! foto 01 : observem os pontinhos brancos  Foto 02: alem dos pontos brancos. da pra ver cobrindo parte do peristomio 
|
09.07.2009(Qui)11:15 |
|
 |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
Ola Se der isso na minhas nep, eu tenho um treco. só de olhar, eu ja fiquei horrorizado, e vc não vai fazer nada, pra tirar isso? cuitada.
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
09.07.2009(Qui)19:39 |
|
 |
Daniel Souza
Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23 Mensagens: 414 Localização: Manaus / AM
|
Francisco Eduardo escreveu: Informação interessante, Daniel ! aqui elas recebem água "vaporizada" pelo sistema de irrigação no mínimo de 12 em 12 horas, no inverno, e no máximo de 6 em 6 horas, no verão, e nunca percebi qualquer sintoma semelhante... seria porque venta sempre onde elas se encontram e a estufa é revestida apenas com sombrite, que deixa o vento passar ?
Olá Francisco! Então, no meu caso, eu mantenho elas em estufa, quase toda fechada (80%) Ao contrario do que todos indicam, eu evito molhar as folhas e anforas das minha neps. Notei, que ambiente com umidade relativa alta, é diferente de Nepenthes constantemente molhadas, alias, quando se molha as folhas, as goticulas de seiva que elas produzem "vão pro saco", por isso que na região envolta de onde saiu a seiva ,fica com manchas escuras e feias. Se vc colocar uma N. rafflesiana 'nivea' dentro de um aquario 90% fechado por uma semana, vai perceber que ela esta em um ambiente muito umido, porem, as folhas não ficam molhadas, somente expostas a umidade, sem goticulas de agua ^^ Molhar as folhas, em ambiente umido, ajuda na proliferação e surgimento de fungos, aqui, mesmo em estufa, eles sumiram, desde quando parei de borrifar agua nelas, nem por isso elas deixaram de crescer ou dar anforas. Eu evito o vendo la dentro, pois ele leva a umidade. Ambiente abafado, muito umido e quente é mais natural, até porque, florestas são assim (ao menos as florestas daq , que sao sufocantes, fadigantes e abafadas, procuro raciocinar dessa forma, pra entender como algumas coisas funcionam. O lado ruim disso, é que não posso passar horas pensando na minha vida dentro da estufa, pois o ambiente ali é meio "desagradavel" a humanos, mas a estufa é pra elas, não pra mim:lol: Abraços OBS: Quero deixar bem claro,que tudo que escrevi aqui não deve ser seguido e coisas do tipo, sao ideias e observaçoes minhas, caso algum novato inesperiente leia, não faça, siga os metodos mais tradicionais de cultivo
09.07.2009(Qui)20:52 |
|
 |
Luiz Costai
|
dion eu não me preocupo com isso, e normal. nunca tive problemas com isso! sobre molhar as folhas em estufas, eu ja percebi quando tem pouca luz ou esta escuro a agua que ficas sobre as folhas dpois de borrifar não evapora! mas e so acender a luz em pouco tempo as folhas estao ''secas'' sem goticulas em cima. para que funcione tem que esta bem iluminado, se não a folha fica sempre molhada. minha estufa e toda fechada tem algumas pequenas aberturas apenas. umidade minima ficam em torno de 80% aproveitando o tópico, isso estava me preocupando, essas manchas apareceram em algumas folhas mais antigas, nas novas quase não se ve, não precebi nenhum problema que isso possa ter causando a planta ja que esta normal porduzinho jarros e crecendo bem, mesmo estando frio por aki! mas queria saber se alguem sabe oq e!    
|
11.07.2009(Sáb)9:30 |
|
 |
|