Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
(continua) O resultado é que consigo fornecer às nepenthes uma água com as seguintes características: ausência absoluta de cloro, ausência de minerais (água extremamente branda, ou leve, de acordo com o teste de dureza que uso para sua análise) e, ainda por cima, ácida !
É claro que faço as medições de quinze em quinze dias, usando aqueles kits para medir cloro, PH e dureza de água de aquários...
Todos os elementos e componentes que usei, e a forma da montagem da estufa, estão aqui no forum, em alguns tópicos como "Estufa de fundo de quintal - literalmente" e "filtro desmineralizador".
Só as ligações hidráulicas da caixa d'água da casa para a caixa d'água da estufa, e elétricas, da montagem da bomba centrífuga foram realizadas por um bombeiro hidráulico/eletricista que me presta serviços, o resto eu mesmo montei.
Quanto às dionaeas, elas não estão na estufa, porque o sombrite, ali, cria um ambiente próprio para as nepenthes... estão num bog feito com um pote de sorvete... como ainda não têm um ano, não fiz qualquer poda, mas podo as folhas mortas das dionaeas adultas, com certeza, como faço com as droseras, sarracenias e com as nepenthes... apenas evito faze-lo no inverno.
_________________ Eu acredito em SACI
|
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Mais um detalhe: a estrutura de pvc contém concreto e ferro em seu interior, de forma a tornar a estufa mais resistente ao vento e à chuva, muito embora ela sea revestida apenas por sombrite. Cheguei a esse modelo depois que o gazebo que usava como estrutura foi despedaçado em uma ventania... Um grande abraço a todos.
|
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Não sei se você informou Francisco, mas eu não achei, qual espécie é essa Nepenthes dos seedlings ae?
Abraços
|
 Novas fotos do berçário !
|