Fez muito bem expor elas ao sol Ricardo. É muito importante ter uma exposição diária e direta a luz solar, as plantas ficam com outra tonalidade e muito saudáveis. Essa sua estufa ficou muito boa também, agora só falta preparar o sistema de irrigação e colocar as Neps lá dentro Belíssimos seu projeto, parabéns.
zemeczak: Não aquece mais do que o ideal, está montada de baixo de uma ramada densa de Kiwis
Rafa: Pode deixa-las no exterior dia e noite, foi o que fiz, já apanhou chuvada e continua cada vez mais lindas, e cheia de insectos até ao topo! Não deixe de procurar um cantinho!
Fez muito bem expor elas ao sol Ricardo. É muito importante ter uma exposição diária e direta a luz solar, as plantas ficam com outra tonalidade e muito saudáveis. Essa sua estufa ficou muito boa também, agora só falta preparar o sistema de irrigação e colocar as Neps lá dentro Belíssimos seu projeto, parabéns.
Abraços
Nesta nova vai servir de berçário, as nepenthes estão na outra estufa e estão a crescer tão bem que o melhor mesmo é deixar estar exactamente no mesmo local. Quanto a irrigação vou deixar para uma outra altura, como estou de férias e tenho tempo, posso desfrutar do prazer de regar manualmente cada uma delas Obrigado pelas tua palavras Maurício
03.08.2009(Seg)14:10
Rafa
Registrado em: 22.02.2009(Dom)6:39 Mensagens: 93 Localização: Europa - PORTUGAL
a cena é que a sarracenia farhamii tem as armadilhas muito frágeis, e com o vento ainda se partem :S
ainda assim posso metê-las na rua, mas tb não apanham muito mais sol. e droseras? também posso deixar ao relento? sol, chuva, vento? tirando, como é obvio, para dentro de casa no inverno.?
cumps
_________________ "Só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana. E da primeira não tenho a certeza!" (Albert Einstein)
a cena é que a sarracenia farhamii tem as armadilhas muito frágeis, e com o vento ainda se partem :S
ainda assim posso metê-las na rua, mas tb não apanham muito mais sol. e droseras? também posso deixar ao relento? sol, chuva, vento? tirando, como é obvio, para dentro de casa no inverno.?
cumps
Eu só coloquei para já as sarracenias (incluindo farhamii), ainda não experimentei com droseras, mas uma coisa é certa, elas vivem na natureza e estão expostas a todas essas situações e estão sempre mais belas no estado natural
03.08.2009(Seg)14:17
Rafa
Registrado em: 22.02.2009(Dom)6:39 Mensagens: 93 Localização: Europa - PORTUGAL
hum... acho que com o aumentar do cultivo vou mete-las na rua, sem grandes cuidados, talvez com algumas protecções para o vento. e deixo as mais frágeis como estão agora: protegidas.
_________________ "Só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana. E da primeira não tenho a certeza!" (Albert Einstein)
parabéns! além da ótima aparência das suas plantas, o que impressiona também é o número delas! a dionaea com mutação mencionada me parece ser uma dionaea "cross teeth" (: