Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.05.2025(Seg)17:37

Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Dionéias da Camila 
Autor Mensagem

Mensagem 
Oi pessoal!

Comprei hoje minhas Dionaeas... no início pensei que fossem daquelas "anãs", hehehe, pois achava que elas não desenvolvessem as folhas sendo tão pequenas, mas o cara me falou que é assim mesmo... acreditei, embora ele parecesse não entender quase nada do assunto. Elas são realmente bem pequeninas, e veio na terra com fibras... preciso trocar logo o substrato, mas não achei as coisas que preciso pra comprar. Comprei esse musgo, gostaria que vocês me dissessem se é Sphagnum pois não consegui identificar. O musgo "vivo" só encontrei de outros tipos, que com certeza não era Sphagnum. Amanhã cedo vou atrás da areia, e já tenho a argila expandida pra colocar no fundo... mas não sei se já é suficiente pra trocá-las de lugar. Não sei se esse é o tópico ideal pra colocar as fotos, mas preferi não abrir outro... então aí vão as danadas! Hehehe.

Obs: eu realmente ACABEI de trazer elas pra casa, então falta fazer muita coisa... tirar as folhas secas, etc.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aceito comentários e dicas de todos os jeitos :P
Se alguém puder identificar o musgo, ficaria agradecida também.
Mas podem deixar que eu to lendo sobre o cultivo delas aqui no fórum.
Obrigada... até mais!

12.08.2009(Qua)19:41

Mensagem 
Parabens é o musgo certo e não precisa trocar o substrato não, só enxarca ele agora. :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Tem 2 Drosera intermedia ai.

Editado pela última vez por Adriel Faust Martins em 12.08.2009(Qua)19:53, em um total de 1 vez.

12.08.2009(Qua)19:51
Destaque

Mensagem 
Seja bem vinda Camila,o musgo é sphagnum sim .

12.08.2009(Qua)19:52

Mensagem 
Eu tinha desconfiado que aquelas 2 plantinhas eram outra espécie... hehehe...
dá pra tirar elas dali e tentar plantar num vaso sozinhas ou tão muito pequenas?

Ué, não tem que tirar da terra e replantar no musgo?

12.08.2009(Qua)20:05

Mensagem 
Não precisa fazer nada do que vc perguntou. das Drosera vc tira sementes e planta depois. Se quiser mudar as Dionaeas pode plantar as duas em um meso vaso mas tem que ser bem bonito.

http://www.karnivoras.com/articles/15/1 ... ea-de-vaso

12.08.2009(Qua)20:13

Mensagem 
Hehehe... é que o jeito que elas tão me parece tão diferente de tudo que eu li :shock:

12.08.2009(Qua)20:18
Destaque

Mensagem 
Suas Dionaeas estão bonitas Camila. A que tá mais verde precisa de um pouco de sol pra ficar parecida com a parceira dela.

A Drosera intermedia é uma praga, nasce em qualquer tipo de substrato. Não sei não, mas pela primeira foto a Drosera do canto direito parece que tá quase morta, a do canto esquerdo se recupera. Se quiser pode transplantá-las sim sem problema. Só umedeça bastante o substrato da Dionaea pra não ter perigo de quando for retirar a Drosera suas raízes não se partirem, faça o transplante com o auxílio de uma pinça, se tiver claro. Antes de usar esse Sphagnum como substrato, limpe ele. Tire os galhos e folhas que vem no meio, assim evita a decomposição desse material que posteriormente seria um veneno pras PC's. Corta ele com uma tesoura também quando for colocá-lo nos vasos, esteticamente fica muito bonito e é bem mais fácil de se manusear.

:wink:

12.08.2009(Qua)20:30

Mensagem 
Uma das Droseras está quase morta mesmo... eu quero umedecer aquela terra enquanto não troco de vaso mas não tenho a água adequada agora e não aprece que vai chover logo. To insegura quanto a tudo que faço, com medo de matá-las, hehehe. Ouvi dizer que tem gente que ferve o Sphagnum pra evitar qualquer contaminação, pode? É necessário? Meu plano é preparar o novo substrato com o musgo e areia de rio bem limpa, espero que seja suficiente, pelo menos por enquanto... não encontrei turfa nem vermiculita.

Encontrei um fórum onde você falou que é aconselhável esperar a primavera para replantar as Dionaeas... mas não estou confiando muito no local onde elas estão agora... não sei se é pura impressão minha.

12.08.2009(Qua)20:41
Destaque

Mensagem 
Então Camila, a melhor época é a primavera sim, para todas as plantas. Mas sem grilo, eu comprei uma Dionaea recentemente que está nesse mesmo substrato que a sua e por enquanto vou deixar. Se você realmente deseja trocar não tem problema, só cuidado pra não afetar as raízes. Recentemente aconteceu um acidente aqui, duas Dionaeas e uma Sarracenias cairam do telhado e tive que plantá-las denovo, estão super bem agora. Prova que elas também podem ser replantadas agora, mas a primavera é mais segura mesmo.

Olha, não sei se vai te ajudar, mas, desencana um pouco quanto a água. No começo eu fazia que nem você, esperava água de chuva e tudo mais. Concordo que com a água da chuva a planta pode ter um desenvolvimento melhor e tudo mais, mas aqui eu uso água da torneira que é filtrada através de um filtro comum e as plantas estão muito saudáveis. Se sua planta fosse mais exigente com relação a água eu concordaria em você só usar esse tipo de água, mas as Dionaeas são tranquilas. Se elas conseguem sobreviver várias semanas nas floriculturas sem um pingo d'água, acho que a comum, de torneira mesmo, não faz nenhum mal pra elas. Você vai ver que depois que tiver várias espécies e algum tempo de cultivo, vai desencar um pouco desse negócio de água.

Com sementes e plantas mais "raras" eu constumo ferver o musgo sim, e fervo bastante. Se você quiser ferver pras suas pode sim, é até bom porque ajuda a limpar ele mais fácil. Mas se não quiser ferver também não é tão necessário, é só lavar ele bem que pode usar sem problema.

Areia + Sphagnum é um ótimo substrato. Antes eu usava xaxim também e um pouco de vermiculita, mas recentemente larguei mão. Agora só areia de filtro de piscina granulação média e musgo sphagnum. vi que minhas Pinguiculas melhoraram bastante no novo substrato. Só dou uma dica, escolha uma areia grossa e a lave bem. Se pegar areia fina, ela pode compactar o solo e deixá-lo impermeável. Uffa! Escrevo pouco né huahuauh

Espero ter ajudado um pouco.

12.08.2009(Qua)21:22
Moderador

Mensagem 
Movi pra cá como tópico a parte.

Quanto à saúde das plantas, acho que já falaram tudo! :o

Abraços.

Eparema, plantinha desinformada....

12.08.2009(Qua)21:29
Responder   [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo