Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)17:54

Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Flor de D. capensis muito louca! 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Flor de D. capensis muito louca!
Olá Pessoal!
Tive uma surpresa ao ver uma flor da minha D. capensis tipica aqui e gostaria de compartilhar com vcs...

Flor "biruta"

Imagem

Isso foi em um botão, percebam que há dois locais aonde estão os orgãos sexuais da flor(não sei o nome que se da a esse miolo!). Então nesse flor tem 2 orgãos masculinos e 2 orgãos femininos, nas flores normais tem apenas um de cada um :wink:
Reparem tb que a quantidade de petalas é bem maior.

Uma foto de flores normais:
Imagem

Eu gostei da "mutação"! rsrsrs

Abs, Bruno

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

17.08.2009(Seg)14:26
Destaque

Mensagem 
Quando eu disse que eu gostei da mutação disse que gostei da flor biruta que ela deu...
Depois vou postar fotos da capsula de sementes, é gigante!!! Hahahaha

Growlist Bruno Garcia:

17.08.2009(Seg)14:51

Mensagem 
Quantas petalas :o
Sera que as sementes iram sair diferentes ???

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

17.08.2009(Seg)16:23
Destaque

Mensagem 
Seria legal se as plantas que nascerem das sementes que eu plantar florirem todas desse jeito, iria ser um novo cultivar de capensis! mas acho isso mto, qm saberia dizer é o Fernando ou o Nílber que entendem bem de botânica.
Se alguém saber ai, pode dizer...
O fruto deve amadurecer até esse fim de semana ou no máximo no outro ai posto mais fotos...

Growlist Bruno Garcia:

17.08.2009(Seg)16:36

Mensagem 
.

Editado pela última vez por Matheus Dalazen em 29.07.2012(Dom)20:49, em um total de 2 vezes.

17.08.2009(Seg)16:52
Moderador

Mensagem 
Olá Bruno,

Essas "mutações" acontecem de vez em quando com as dróseras mesmo, até mesmo com a inflorêsncia. Tenho fotos de crhysolepis assim parecida com a sua e tb de montana com "mutações" nas partes femininas.
Olha essa capensis com inflorescencia bifurcada:

Imagem

É claro que essa capacidade de produzir flores desse jeito de vez em quando pode ser passada para os descendentes (é um dos principios da evolução) mas a probabilidade de o filhote produzir ou não essas flores não está atrelada especificamente às sementes desse fruto dessa flor mutante - qualquer semente de qualquer flor (mutante ou não) da planta vai ter as mesmas chances de carregar essa possibilidade de mutação. Isso porque tanto as flores "boas" quanto as mutantes são fruto do mesmo DNA (o da planta como um todo)

De qualquer forma essa possibilidade está em qualquer semente de qualquer planta. Já descobriram que os grupos de genes que regulam a formação das peças florais atuam de maneira muito semelhante em todas as plantas com flor. :wink:

Plante as sementes e vá observando. Essas minhas capensis, por exemplo, passam essa característica direto pros filhotes e hoje não é raro eu ter uma planta com inflorescencia bi ou trifurcada.

:D

Abraços.

Eparema, plantinha desinformada....

17.08.2009(Seg)17:19
Moderador

Mensagem 
Olá Mateus, isso foi só agora ou a planta sempre da esse tipo de flor?

17.08.2009(Seg)17:23
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
.

Editado pela última vez por Matheus Dalazen em 29.07.2012(Dom)20:49, em um total de 1 vez.

17.08.2009(Seg)19:54
Destaque

Mensagem 
Obrigado pela explicação Nílber!
Chique essas hastes bifurcadas heim!
Aqui essas capensis da foto está soltando uma terceira haste floral, acho que vou corta-la para não desgastar a planta, quanto a transição de genes, vou plantar as sementes e ver se consigo plantas com essa mutação, achei bem interessante, flores duplas em cada botão!
Tenho algumas perguntas, primeira:
Hj fiz um cruzamente de intermdia com capensis, esse hibrido pode dar certo? Tem chances das sementes não sairem ferteis?
Outra pergunta, tenho tudo isso florindo aqui: D. affinis, D. indica "pale pink flowers", D. madagascariensis, D. dielsiana, D. natalensis, D. burmannii, D. intermdia e D. capensis "tipica", poderia existir entre elas alguma possibilidade de fazer uma hibridização? claro tirando a intermdia x capensis que já fiz.
Se não me engano o Vitor Albuquerque cultiva uma D. madagascariensis x D. affinis, eu poderia tentar isso por aqui..
Obrigado Nílber desde já, e espero que não esteja abusando de sua boa vontade...

Abraços, Bruno

Growlist Bruno Garcia:

17.08.2009(Seg)21:40
Destaque

Mensagem 
Nílber escreveu:
É claro que essa capacidade de produzir flores desse jeito de vez em quando pode ser passada para os descendentes (é um dos principios da evolução)
Plante as sementes e vá observando. Essas minhas capensis, por exemplo, passam essa característica direto pros filhotes e hoje não é raro eu ter uma planta com inflorescencia bi ou trifurcada.
:D
Abraços.

Eu comfirmo.. as minhas D. capensis são "filhotes" das suas, e lançam hastes bifurcadas com uma certa frequencia!

Ah.. gostei da flor Bruno, interessante! A flor de D. capensis é uma das minhas favoritas..

17.08.2009(Seg)22:44
Responder   [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo