Serra do Ibitipoca, Janeiro de 2009
Autor |
Mensagem |
Vitor Albuquerque
Destaque
Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43 Mensagens: 268 Localização: Brasília
|
E U. laciniata  Até que chegamos a um dos lugares mais famosos do Parque, a Janela do Céu.  Nas margens puder ver U. pubescens em floração pela primeira vez.   Continua...
|
19.08.2009(Qua)16:40 |
|
 |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
Ah que dez! As misteriosas parecem ascendens mesmo (pelo menos as nativas que já vi, que são reduzidas). Ia ser legal se pudéssemos ver inflorescencia pra comparar com montana e tomentosa pra ver se não é mesmo híbrido com villosa.
Todo mundo que vai a Ibitipoca vê flores de pubescens, to doido pra ir lá. Eu passo repetidas vezes na estrada de acesso ao parque, mas nunca pude entrar.
Fora as carnívoras eu adorei as grutas e matas.
Parabéns!
Abraços.
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
19.08.2009(Qua)18:24 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Mto legal Vitor!!! Que fotos lindas, que saudades...
Lembro que discutimos aquelas dróseras misteriosas quando vc as encontrou no século passado -- ou será q foi mais recentemente? ;) Anyway, pena q eram juvenis, sem inflorescência pra sabermos se é algum híbrido novo ou alguma semente de ascendens q grudou no meu sapato de alguma outra viagem... Alias, isso é assunto sério aqui nos USA e na ultima caminhada que fiz, todos pisaram numa bacia com agua sanitaria antes de começar a caminhada! As sementes não sao a maior preocupacao e sim fungos, bacterias, etc.
Abs, Fernando
|
19.08.2009(Qua)18:31 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Esse caminho da lombada eu ja passei centenas de vezes e nunca vi essas coisas que parecem D. ascendens. não coletou nehuma pra herbario nem tirou fotos mais detalhadas delas, Vitor? Nunca vi D. ascendens em ibitipoca, mas uma coisa que o Fernando falou é verdade, eu ja estive em habitat de D. ascendens (Aiuruoca) e dias depois andei (por estes mesmos caminhos que o vitor passou) e acho que não lembro de ter colocado os tenis na agua sanitária XD XD XD. Por enquanto eu voto no hibrido pois cansei de ver florações conjuntas de D. tomentosa e D. villosa lá na Lombada, para mim parece o mais provavel.
Excelentes fotos Vitor!
|
19.08.2009(Qua)19:40 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Pras sementes, só agua sanitaria não basta. Seria necessario lavar as botas p/ tirar barro de outros locais.
Uns anos atras um amigo acho (e coletou) um unica D.chrysolepis em Itacambira, onde eu nunca as vi nem antes nem depois deste episódio -- apesar de buscar como louco no local onde foi vista com ajuda de outros. Suspeito q foi alguma semente q eu levei do Cipó em anos anteriores....
Abs, Fernando
|
19.08.2009(Qua)19:50 |
|
 |
Anderson S. Alves
Destaque
Registrado em: 14.03.2009(Sáb)20:26 Mensagens: 117 Localização: Curitiba-PR
|
Vixi...voces andam introduzindo especies invasoras é? hehe Eu tambem tô devendo um relato, mas o tempo ta curto . Confesso que estou com preguiça tambem .gif) Belas imagems!
|
20.08.2009(Qui)2:39 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Quantas PC's lindas. Essa turfeira de Sphagnum vermelho mais a Drosera villosa fizeram uma combinação perfeita. As misteriosas paracem D. ascendens mesmo. Parabéns pelo relato Vitor! Agora é só ficar na espera pela continuação...
Abraços
20.08.2009(Qui)14:30 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Hello Vitor, Belas fotos! Bem interessantes essas plantinhas misteriosas. Não acho que sejam ascendens, talvez um híbrido seja mais provável. Falando em novos híbridos, estou só esperando o Nílber se empolgar e começar o relato da nossa última viagem pra mostrar uma novidade que descobri (ou será que não devo mostrar?  )... Nílber (e outros interessados), vamos marcar nossa viagem pra lá! Eu devo ir com um amigo da USP (que está fazendo a flora de lá) na época de floração das villosas. Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
20.08.2009(Qui)15:06 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Paulo
O Povo do Jardim Botanico do RJ não estava fazendo a flora de Ibitipoca já? (a parte de laelinae ficou com uns erros grosseiros até onde vi os levantamentos prévios deles)
|
20.08.2009(Qui)18:28 |
|
 |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
Hibridos hibridos! Esses caras são do kct! E o que vc anda escondendo aí da gente Paulo? Quero saber! E quanto a viagem da USP, eu preciso dizer que pode contar com minha presença? Não né? É so me avisar com umas duas semanas de antecedência pra eu começar a vender picolé na praça pra juntar a grana da viagem. Só vendo mesmo essa ascendens esquisita. Tem gente do JBRJ estudando lá sim. A Beatriz, uma aluna de lá, está "fazendo" as Lents, mas o Paulo disse que tem um amigo dele "fazendo" as dróseras. Mais fotos Vitor!
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
20.08.2009(Qui)20:58 |
|
 |
|