Povo
Estas aqui são fotos de um habitat muito interessante numa area alagada no Setor Park way aqui de Brasília. Tal área é um pequeno parque ecológico que visa justamente preserver o ribeirão que por ali passa. Interessante notar que a area é cercada de casas, no meio de um dos bairros mais caros de Brasília. Espero que continue preservada e pouco mexida, pois pelo que vi, a vizinhança não da lá muita bola para o local, o que de certa forma ajuda com a preservação.

Vista de parte do local
Um pouco mais longe dágua, mas mesmo assim numa area degradada que ficava levemente umida, encontrei varias D. montana, várias com flores abertas (segunda vez no ano que presencio floração de D. montana, em dois lugares diferentes). Eram em sua maioria plantas bem pequenas de cor bem acentuada, bem diferentes da forma que conheço lá da serra da mantiqueira:

Pequena colonia delas

Se aproximando mais das areas alagadas, encontrei D. communis. Elas vegetavam embaixo de capim bem alto, quase que praticamente no escuro. Algumas populações ocorriam na beira dágua, com varios individuos inclusive crescendo dentro dágua, de uma maneria bem estiolada.

No meio desse capinzal encima da turfa, em alguns lugares podiamos encontrar MUITA Genlisea repens crescendo junto a mais D. communis e varias especies de Eriocaulaceae, infelizmente nada com flor.

Nos locais de agua corrente, é claro que apareceram Utrics aquáticas bem como também pude encontrar algumas G. repens tb crescendo de forma aquatica. Havia bastante U. gibba (que perdi as fotos), mas quem logo chamou a atenção foi U. cucullata que também ocorria em bastante quantidade (ainda que mais esparsa)

Essa utric aqui debaixo eu não sei o que é

Também ocorria mais esparsamente por lá.
O que mais gostei de encontrar na verdade foi U. olivacea. Vi umas florezinhas minúsculas flutuando na agua e fiquei intrigado, quando vi, a planta por baixo tinha utriculos então me lembrei de fotos que havia visto. Realmente a planta é MINÚSCULA. Se não me engano é a segunda menor planta florífera do mundo (sendo a U.biovularioides a menor de todas)

Detalhe da parte vegetativa

Flora simpatrica:

cambessedessia

diversas Melastomataceae

Malvaceae

Flor de planta aquatica que ocorria junto com as Utricularias

Orchidaceae Epistephium sclerophyllum
Por enquanto é isto, em breve posto mais um relato de uma viagem que fiz agora em Julho.
Adilson