Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 22.06.2025(Dom)7:25

Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Aquário - Estufa ! seria possível ? 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Aquário - Estufa ! seria possível ?
Olá ! mais uma vez, volto à minha seção favorita, a das idéias e projetos.

Como já disse aqui diversas vezes, tenho um aquário de 1 metro que jamais usei... pensava em montar um terrário para algumas PCs com ele, mas, morando no Rio de Janeiro, Capital, e tendo acesso a sol direto o dia inteiro em várias partes da casa, me pareceu uma má idéia manter as plantas sob luz artificial e em ambiente interno...

Dessa forma, penso em usar o aquário como uma pequena estufa.

Penso em coloca-lo sobre uma mesa que tenho no jardim de trás, fazer alguns furos no vidro de sua tampa, ou nas bordas superiores de suas laterais, para permitir a entrada de ar e de insetos, e, ainda, instalar uma pequena bomba para fontes que jogará água para cima, aumentando a umidade.

A forma de colocação das plantas será muito simples: pretendo mante-las em bogs feitos com potes de sorvete, que vou enterrar (esconder) nas pedras decorativas com que pretendo preencher o fundo do aquário.

Para a fonte funcionar, vou usar um tupperware furado, dentro do qual colocarei a bomba, e encherei de água não apenas esse recipiente, mas também a parte inferior do aquário (senão a água é esguichada e não retorna).

Isso porque não quero que a água circulante seja a mesma que alimenta o substrato das PCs.

Estou fazendo um teste com um aquário pequeno, sem nenhuma dessas especificações, onde coloquei uma dionaea padrão e uma drosera madagascariensis - para proteger as folhas de uma e a muscilagem da outra dos pingos da chuva e testar a teoria de que um aquário pode se tornar uma estufa.

Na verdade, quanto menos interferir no meio ambiente, melhor, ou seja, pretendo usar apenas uma bomba para confeccionar a fonte, nada mais !

Seguem umas fotos dessa primeira etapa do projeto. Agradeço, de antemão, as opiniões e críticas de todos !
Um grande abraço !

Imagem

Imagem

Imagem

22.09.2009(Ter)10:14
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Francisco Eduardo, a idéia é boa, só que não entendi o motivo para impedir que a água circulante não seja a mesma que regue as carnívoras, uma vez que a água circulante auxiliaria no resfriamento do substrato, mesmo estando num aquário.

Outra coisa, não faça furos na tampa do aquário, é melhor deixar a tampa semi-aberta, e quem sabe até colocar uma tela para que apenas pequenos insetos passem, pois os vidros das tampas de aquários costumam ser finos e ao furar eles costumam rachar ou quebrar.

Para esconder os bogs de pote de sorvete com pedras decorativas terá que colocar uma camada meio alta de pedras no fundo do aquário, o que o tornará muito pesado, então é melhor colocar o aquário sobre uma mesa que não curve e apoie o aquário em uma placa de isopor de uns 5 cm.

22.09.2009(Ter)10:46
Destaque

Mensagem 
Olá Bode ! obrigado pela ajuda ! na verdade, não quero misturar a água que irá circular no fundo do aquário com a água das plantas simplesmente para evitar que elas sejam regadas com água suja por partículas, etc... além disso, se porventura o nível ficar muito baixo pela evaporação, os bogs garantiriam, em tese, a manutenção das condições das plantas.

Vc tem razão quanto aos furos no teto do aquário. O melhor mesmo é furar nas laterais, próximo às bordas superiores. Isso evita que o aquário inunde com a chuva... outra coisa que terei de fazer é um dreno em uma das laterais, em certa altura, para esse mesmo caso...

Quanto à tela para os insetos, vc tem razão. É mesmo melhor usar uma tela ! pelo menos em uma das tampas (o aquário tem duas).

Ele é mesmo pesado e, com as pedras, ficará ainda mais. Esse foi o problema até agora... não encontrei uma mesa que possa aguentar o seu peso e que, ao mesmo tempo, possa ser colocada no quintal e, quando acho uma que pode ser usada, como aquelas de ardósia, é cara demais !

Um grande abraço.

22.09.2009(Ter)11:09

Mensagem 
Também tenho uns áquario ali que não uso e to pensando em fazer uma coisa parecida! mas eu fico pensando... será que ele pegando o sol diretamente o vidro do aquario não pode meio que virar uma "lupa" aumentando a intensidade da luz e até queimando as folhas??? o.O Se o sol atingir certa angulação acho que pode acontecer isso...

e penso em fazer isso nas minhas Droseras porque aqui tem muito vento e acho que talvez isso prejudique a sua muscilagem,se bem que elas estão com bastante mas acho que poderia ser maiores as gotas.

Vai mostrando como ela vai ficando pra agente ve!

Abraço!

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s

22.09.2009(Ter)11:32

Mensagem 
Marcelucena, se a "necessidade" da estufa for apenas proteger do vento, ela não é tão necessária, concorda? Você tem outras alternativas como, por exemplo, colocar outros vasos ao lado ou simplismente mudar de lugar..

22.09.2009(Ter)11:44

Mensagem 
Jackie escreveu:
Marcelucena, se a "necessidade" da estufa for apenas proteger do vento, ela não é tão necessária, concorda? Você tem outras alternativas como, por exemplo, colocar outros vasos ao lado ou simplismente mudar de lugar..

Jackie na verdade seria tanto pra proteger do vento como também aumentar a umidade.

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s

22.09.2009(Ter)11:49

Mensagem 
Marcel, como Droseras são pequenas você também pode usar a garrafa PET cortada ao meio e etc, esteticamente não é tão bonito, mas o resultado é o mesmo..

Francisco, não sei se é a mesma pedra que você já citou aqui, que é cara, mas aquelas usadas no fundo do laguinho do terrário do Nox não resolveriam seu problema? Sou ignorante total no assunto, então, se tiver muita bobagem aqui desconsidera :oops:

22.09.2009(Ter)11:51

Mensagem 
Jackie escreveu:
como Droseras são pequenas você também pode usar a garrafa PET cortada ao meio e etc, esteticamente não é tão bonito, mas o resultado é o mesmo..

acho que não daria certo com a minha D.Capensis acho que as folhas iam ficar dobradas encostando na garrafa

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s

22.09.2009(Ter)11:57

Mensagem 
Marcelucena, então, talvez pote de sorvete transparente com alguns cortes :roll:

22.09.2009(Ter)12:00

Mensagem 
HAUHAUAHUAHAUHAUH é vou ver aqui! mas penso em fazer tipo um terrario pra ficar bem natural e tal e colocar em um lugar que pegue sol. Mas minha duvida mesmo é essa... será que o vidro do aquario não aumenta a intensidade da luz como uma lupa e acaba queimando,e aumentando a temp, as folhas???? Penso eu que sim...

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s

22.09.2009(Ter)12:02
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo