Aquário - Estufa ! seria possível ?
Autor |
Mensagem |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Marcelucena, se o vidro do seu aquário for o liso comum, fique tranquilo que não terá o efeito de uma lupa, aliás, o vidro comum bloqueia os raios UV e ainda diminui a intensidade luminosa, no entanto ele aquece, e no terrário que fica no sol é aconselhavel garantir uma ótima ventilação para que suas plantas não cozinhem no vapor.
Outra coisa que pode fazer é uma estufa com plástico próprio, o que também segura bem o vento e também vai manter a umidade, e com essa construída você ainda pode adicionar muitas plantas, lógico que dependendo do tamanho que construir.
Francisco Eduardo, um ladrão para o excesso de chuva realmente é necessário.
Quanto a não querer misturar as águas, talvez com o tempo as pedras fiquem limpas e parem de liberar partículas, aí poderá utilizar a água circulante para as plantas.
Quanto a mesa, eu tinha o mesmo problema, ganhei um aquário de 1,5m e não achava mesa pra comprar, pra mandar fazer ficava uma fortuna, então eu mesmo fiz, comprei uma tábua de 1,6x0,8x0,05m e mais 4 toras de 40cm de diâmetro, deixei as extremidades das toras retas e todas com o mesmo tamanho, fiz os furos na tábua e parafusei tudo, invernizei e está na sala, uma mesa rústica e barata, e o melhor de tudo, muito resistente.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
22.09.2009(Ter)13:41 |
|
 |
Marcelucena
Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26 Mensagens: 246 Localização: Fortaleza/Ce
|
Ah entendi bode! Obrigado pelo esclarecimento! Abraço! ps: Acabei de ganhar de minha mãe uma mini-estufa pra germinação:  Ela me parece perfeita pra germinação das PCs. Ela veio com sementes de pimentas Dedo de moça,Malagueta e Jalapeño. Gostei muito delaa! acho que vou tentar a germinação das minhas sementes nela. Se os vasos fossem maiores seria melhor 
_________________ http://www.flickr.com/marcel_lucena
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
22.09.2009(Ter)21:36 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Bode ! uma vez mais, obrigado pelas dicas ! na verdade, esse aquário é motivo de dúvida permanente ! comprei em 2001 e, como um verdadeiro gênio, deixei de comprar o móvel para a sua instalação... o tempo passou, ele nunca foi sequer testado... agora gostaria de fazer um terrário ou uma estufa com ele mas, ainda assim, resta o problema de onde coloca-lo... também já pensei em montar uma mesa com toras de madeira mas, por enquanto, nem posso pensar em fazer isso... Ocorre que também tenho, em reserva aqui, o filme especial para estufas... e aí a dúvida aumenta: faço a estufa com o aquário ou faço com o filme ? Quando coloquei o filme na estufa das nepenthes, aconteceu o seguinte: a temperatura aumentou barbaramente mas a umidade, estranhamente, diminuiu, mesmo com a irrigação... até hoje não entendi o porque, mas retirei o plástico com menos de duas semanas de instalado, e já com as nepenthes pedindo para sair... Talvez esse tipo de estrutura seja mais indicado para droseraceas, porque evitará que a chuva e o vento estraguem a sua muscilagem, e fechem as armadilhas das dionaeas. Pelo menos é a minha intenção, já que as sarracenias estão indo muito bem sem qualquer tipo de proteção. Acho que vou fazer as duas estufas, quando puder... Um grande abraço. PS - se vc puder, posta umas fotos da mesa que vc fez. Uma idéia que funcionou é sempre bem vinda !
_________________ Eu acredito em SACI
|
23.09.2009(Qua)20:47 |
|
 |
alexandre rieper
Registrado em: 24.12.2008(Qua)11:11 Mensagens: 232 Localização: joinville, santa catarina
|
alguem de voces sabe onde consigo aquelas lampadas que fornecem intensidade do sol para as pc's? elas são capases de substituir o sol? sera que posso deixar o terrario na sala sem der algum problema?
_________________ droseras, dionaeas, sarracenias, utricularias logo logo ja vou poder fazer a minha Growlist
|
24.09.2009(Qui)21:51 |
|
 |
Pedro Emidio
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29 Mensagens: 244 Localização: Fortaleza-CE
|
 TerrárioXEstufa
Francisco Eduardo escreveu: Olá Bode ! uma vez mais, obrigado pelas dicas ! na verdade, esse aquário é motivo de dúvida permanente ! comprei em 2001 e, como um verdadeiro gênio, deixei de comprar o móvel para a sua instalação... o tempo passou, ele nunca foi sequer testado... agora gostaria de fazer um terrário ou uma estufa com ele mas, ainda assim, resta o problema de onde coloca-lo... também já pensei em montar uma mesa com toras de madeira mas, por enquanto, nem posso pensar em fazer isso... Ocorre que também tenho, em reserva aqui, o filme especial para estufas... e aí a dúvida aumenta: faço a estufa com o aquário ou faço com o filme ? Quando coloquei o filme na estufa das nepenthes, aconteceu o seguinte: a temperatura aumentou barbaramente mas a umidade, estranhamente, diminuiu, mesmo com a irrigação... até hoje não entendi o porque, mas retirei o plástico com menos de duas semanas de instalado, e já com as nepenthes pedindo para sair... Talvez esse tipo de estrutura seja mais indicado para droseraceas, porque evitará que a chuva e o vento estraguem a sua muscilagem, e fechem as armadilhas das dionaeas. Pelo menos é a minha intenção, já que as sarracenias estão indo muito bem sem qualquer tipo de proteção. Acho que vou fazer as duas estufas, quando puder... Um grande abraço. PS - se vc puder, posta umas fotos da mesa que vc fez. Uma idéia que funcionou é sempre bem vinda ! Francisco, Eu uso aquários 99,9% vedados com filme plástico de PC para alimentos. As nepenthes e o cephalotus adoram. Concordo contigo. Se puder, faça as duas. Quanto mais testes melhor. Na hora de colocar as plantas dentro da nova estrutura, seja prudente e use as mais resistentes como cobaias. Abraço. Pedro Emidio
_________________ "Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud
|
24.09.2009(Qui)22:12 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Pedro ! como vc faz isso ? deixa esses aquários vedados com plástico sob o sol mesmo ?
|
25.09.2009(Sex)6:55 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Francisco, deixe eu ver se entendi: você quer colocar esse aquário de 1 metro no sol direto?
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
Editado pela última vez por Miguel Pandini em 25.09.2009(Sex)9:18, em um total de 1 vez.
|
25.09.2009(Sex)9:09 |
|
 |
Pedro Emidio
Destaque
|
Francisco Eduardo escreveu: Olá Pedro ! como vc faz isso ? deixa esses aquários vedados com plástico sob o sol mesmo ? Sob o Sol? Nem pensar!! Com luz indireta, eles já ficam quentes como fogo. Meia-luz apenas. Pode pegar um pouco de Sol nas primeiras horas da manhã. Abraço. Pedro
_________________ "Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud
|
25.09.2009(Sex)9:12 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Olá Miguel ! sim, a idéia é essa, por isso estou perguntando aos mais experientes se isso é possível para o cultivo das droseraceas... não quero matar as plantas assadas... Olá Pedro ! ok, vc não deixa sob o sol direto, mas, vc usa algum tipo de irrigação ou algum outro sistema para aumentar a umidade lá dentro ? Grande abraço.
|
25.09.2009(Sex)11:55 |
|
 |
Pedro Emidio
Destaque
|
Francisco Eduardo escreveu: Olá Miguel ! sim, a idéia é essa, por isso estou perguntando aos mais experientes se isso é possível para o cultivo das droseraceas... não quero matar as plantas assadas... Olá Pedro ! ok, vc não deixa sob o sol direto, mas, vc usa algum tipo de irrigação ou algum outro sistema para aumentar a umidade lá dentro ? Grande abraço. Francisco, No fundo do aquário estufa tem argila expandida e m pouco de água. Fora isso, borrifo as plantas 1 vez ao dia apenas quando vejo que as folhas estão secas. Depois que o cultivador encontra o local adequado, é só sucesso. Abraço. Pedro Emidio
|
25.09.2009(Sex)12:14 |
|
 |
|