| Autor | 
            Mensagem | 

| 

orion 

Registrado em: 16.10.2009(Sex)15:42 Mensagens: 71 Localização: São Paulo, SP Iguatemi

| 

Polemica! Colocando água nos jarros da sarracenia!  

Comprei uma sarracenia, ela é uma caçadora nata capturou diversos mosquitos e pernilongos, mas ao observar o interior dos vasos, notei que os insetos permaneciam vivos e muitos mortos em estado de decomposição, pois morriam de fome e de sede. A planta não tinha suco gástrico! Então eu coloquei água, espero que ela consiga digerir o alimento. Pergunto? Agi certo?	 Muita polemica cerca o assunto, mas eu não quero insetos em decomposição ameaçando a saúde de minha planta.   

_________________ Universo infinito dentro do infinito como um fractal!

| 

| 16.10.2009(Sex)21:56 | 

| 

| 

| 

Valdemar Schossland 

Registrado em: 18.02.2008(Seg)23:21 Mensagens: 51 Localização: joinville-sc

| 

Até onde eu sei não se deve colocar agua no interior dos jarros de sarracenias,salvo ddeterminadas especies como as purpureas por exemplo... 

| 

| 16.10.2009(Sex)22:34 | 

| 

| 

| 

Matheus 

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP

| 

As enzimas das sarracenias ficam bem no fundo da armadilha, se elas sobreviveram assim através dos anos e estao ai até hoje, melhor deixar assim, se quiser testar, teste, mas só vai diluir as enzimas deichando o processo mais lento, é oque eu penso Isso só se faz em plantas que não possuem enzimas digestivas e conta com ajuda das bacterias para se "alimentar" 

| 

| 16.10.2009(Sex)22:50 | 

| 

| 

| 

Maurício Ervilha 
				Destaque 

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ

| 

Como o Matheus disse, se você colocar água vai deixar o líquido digestorio mais diluído assim terá menos ação na absorção de nitrogênio. Com a água, os insetos não vão morrer rapidamente como quando eles caem nas enzimas digestivas, eles vão morrer afogados. 
  Abraços 

| 

| 16.10.2009(Sex)23:22 | 

| 

| 

| 

PHD Pereira 
				Destaque 

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG

| 

Lembre-se isso eh uma Sarracenia, naum uma nep ou Heliamphora...
  Salvo a S.purpurea e a S.rosea (eu acho), nenhuma delas tem suco gastrico em grande quantidade. E a decomposicao dos insetos eh algo totalmente normal. Quando a folha secar, se vc tiver curiosidade, abra ela e vc vera uma porrada de insetos (principalmente formiga) em estagio avançado de decomposiçao... 

_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List

| 

| 17.10.2009(Sáb)0:40 | 

| 

| 

| 

orion 

Registrado em: 16.10.2009(Sex)15:42 Mensagens: 71 Localização: São Paulo, SP Iguatemi

| 

Suco Gástrico!  

Irei verificar a evolução dos fatos e posto as ocorrências. Quem tiver mais conhecimento do assunto, por favor, continuem a escrever e muito obrigados a todos! 

_________________ Universo infinito dentro do infinito como um fractal!

| 

| 17.10.2009(Sáb)9:00 | 

| 

| 

| 

Valdemar Schossland 

Registrado em: 18.02.2008(Seg)23:21 Mensagens: 51 Localização: joinville-sc

| 

Ficaria a duvida quanto aos hibridos da sarracenia purpurea,afinal,a maioria tem as tampas posicionadas de uma forma que aceitem a entrada da agua da chuva.... 

| 

| 17.10.2009(Sáb)16:10 | 

| 

| 

| 

kato 

Registrado em: 12.08.2007(Dom)16:07 Mensagens: 224 Localização: Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG

| 

De todas sarras que tive nunca coloquei agua e eu ja encontrei insetos bem grandes ate BARATAS dentro dos jarros nunca ouvi dizer que se deva colocar água (exceto a purpurea!)... Abraços! 

| 

| 17.10.2009(Sáb)17:33 | 

| 

| 

| 

pcs 

| 

eu tb so ponho agua na purpurea. nas restantes especies não é aconselhavel, não so porque vai diluir o suco digestivo e aumentar o tempo da digestao, como tambem pode fazer com que os cones verguem e partam. 

| 

| 18.10.2009(Dom)0:00 | 

| 

| 

| 

Jully 

Registrado em: 13.08.2009(Qui)16:18 Mensagens: 128 Localização: Goiânia-Go

| 

Gente agora fiquei pensando... E as nepenthes precisan de colocar águanos jarros?? Eu tenho uma Nep e acho os jarros muito sequinhos... Mas não coloco água! rsrs
  ;) 

_________________ *Juliana*   

| 

| 19.10.2009(Seg)8:55 | 

| 

| 

|