|
Página 1 de 1
|
[ 10 mensagens ] |
|
Mudando de vaso. E agora?
Autor |
Mensagem |
mauzao
Registrado em: 21.09.2009(Seg)18:41 Mensagens: 140 Localização: Campinas-SP
|
 Mudando de vaso. E agora?
E aí gente beleza? Bom, é o seguinte: minhas Dionaeas estão lindas, porém ainda estão naqueles vasinhos pretos minúsculos. Pois bem, quero mudá-las de vaso. Já comprei um vaso grande pra elas hoje, e só falta eu saber exatamente o que usar no vaso e como transportá-la para a "nova casa". Até pq não sei o que os caras usam de substrato nos vasinhos pra venda...deve ser só terra, ou como uma me disse hoje aqui num local que vende carnívoras: "é uma mistura de terra que sobra das outras plantas". Vai entender.... Por favor, me ajudem! elas estão num lugar que toma sol das 8 ao meio dia todo santo dia e com muita água! Agora precisa da ajuda de vocês. Procurei e não encontrei exatamente o que preciso. Sei da vermiculita, do musgo de esfágno (sphagnum)....mas não sei ao certo como proceder.... Estou no aguardo. Abraços a todos e agradeço desde já!
_________________ bom cultivo!
Growlist / Wishlist
|
31.10.2009(Sáb)19:44 |
|
 |
Marcelucena
Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26 Mensagens: 246 Localização: Fortaleza/Ce
|
Você muda se quiser geralmente não é preciso,depende do vaso que ela está e das condições de substrato onde ela se encontra. Mas se você quiser trocar você terá que fazer o substrato para o novo vaso que pode ser feito com diversos componentes ,mas sempre com o sphagnum no meio disso!. Cada cultivador tem seu próprio substrato, eu uso a seguinte combinação Vermiculita+sphagnum+pó de coco. Da uma pesquisada com a ferramenta "busca" que você vai encontrar muita coisa sobre isso! Mas NÃO use TERRA!. Para fazer o tranplante é fácil mas tem que ter muito cuidado... primeiro você retira a planta do vaso antigo com muito cuidado em seguida tenta tirar o máximo de substrato lavando tomando cuidado pra não quebrar a "raiz" lava bem e tal e depois coloca com cuidado no centro do vaso novo, pronto hehe! Se você entender bem inglês,ou não, olha esse video que da pra ver bem como ele faz! http://www.youtube.com/watch?v=Zpli8m7r ... re=channelBoa sorte!
_________________ http://www.flickr.com/marcel_lucena
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
31.10.2009(Sáb)22:24 |
|
 |
mauzao
|
E aí Marcel! Tá muito vago esse negócio do transplante até pq não sei o que colocar de substrato para um melhor crescimento da planta. E juro que procurei no forum por "transplante", "transporte" etc, mas nada muito específico. O sphagnum já notei que é essencial; falta ver só o resto e o quanto necessário de sphagnum, vermiculita, realmente não sei a quantidade para cada um no vaso. Valeu e ainda espero ajuda! hehe Abraços! p.s.: muito bom esta "video aula" do youtube, já dá uma baita base  Ah, a raiz da Dionaea é muito sensivel, fina?
Growlist / Wishlist
|
01.11.2009(Dom)3:50 |
|
 |
Marcelucena
Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26 Mensagens: 246 Localização: Fortaleza/Ce
|
Vago? hehe eu já disse tudo  e se sua dúvida é só o que colocar no vaso, vai na ferramenta "busca" e coloca substrato. Mas um que te aconselho é esse que eu uso Vermiculita+Pó de coco+sphagnum coloca na proporção 1:1:1 ou um pouco mais de sphagnum as vezes coloco uns 2 cm de sphagnum no fundo do vaso ai coloco a mistura e no topo mais uns 2 cm de sphagnum puro e as vezes ainda coloco mas um pouco da mistura em cima dessa camada. E a "raiz" da dionaea tem ramificações bem finas e é bom evitar quebra-lás no video da pra você ver como ele faz! Mas como vi as fotos de sua dionaea,que está com haste floral acho melhor não mecher nela agora e só depois que ela der sementes e sem haste floral! boa sorte!
_________________ http://www.flickr.com/marcel_lucena
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
01.11.2009(Dom)9:11 |
|
 |
mauzao
|
Bom, ressucitando este tópico, para eu não abrir outro, venho aqui tirar algumas outras dúvidas. Comprei uma jardineira de 40 cm de largura x 17 cm altura x 18 cm profundidade. Estou também com argila expandida, sphagnum e pó de côco. Farei uma camada de argila e uma mistura de 1:1 do musgo e pó de côco, cobrir quase todo o vaso e depois recobrir com uma nova camada SÓ de sphagnum. Este é o melhor procedimento? Ah, também vou utilizar o mesmo sistema de cano e drenagem que o Pedro Batalha utilizou neste vaso dele: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -3367.htmlCom base nas medidas desta minha jardineira (cultivadeira) que comprei, qual deve ser a altura ideal para o furo de escoamento da água? ainda não a preparei por conta desta dúvida. Vale lembrar que usarei-a para semear algumas sementes de droseras, dionaeas e byblis. Se puderem me ajudar -e me dar o máximo de dicas e cuidados- vou ficar muito agradecido! Abraços a todos!
Growlist / Wishlist
|
10.11.2009(Ter)1:27 |
|
 |
mauzao
|
Lembrei de outra pergunta que eu tinha que fazer: sobre a mistura do musgo com o pó de côco...eu a faço com os 2 já previamente molhados? ou seco mesmo? enxarcado? úmido? qual o recomendado? Abraços 
Growlist / Wishlist
|
10.11.2009(Ter)8:55 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
mauzao escreveu: Bom, ressucitando este tópico, para eu não abrir outro, venho aqui tirar algumas outras dúvidas. Comprei uma jardineira de 40 cm de largura x 17 cm altura x 18 cm profundidade. Estou também com argila expandida, sphagnum e pó de côco. Farei uma camada de argila e uma mistura de 1:1 do musgo e pó de côco, cobrir quase todo o vaso e depois recobrir com uma nova camada SÓ de sphagnum. Este é o melhor procedimento? Como te disse no MSN, não sei se é a melhor forma, mais com os materiais que tem e economizando sphagnum, não tem muita alternativa.Ah, também vou utilizar o mesmo sistema de cano e drenagem que o Pedro Batalha utilizou neste vaso dele: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -3367.htmlCom base nas medidas desta minha jardineira (cultivadeira) que comprei, qual deve ser a altura ideal para o furo de escoamento da água? O furo de escoamento deve ser feito pouco abaixo do nível que pretende colocar o substrato, evitando que a água acumulada cubra o substrato ainda não a preparei por conta desta dúvida. Vale lembrar que usarei-a para semear algumas sementes de droseras, dionaeas e byblis. Já que são sementes, vale proteger com um plástico ou em algum lugar coberto até que as plantas estejam num tamanho que aguentem a chuva. No caso das Byblis liniflora é bom evitar chuvas mais fortes até mesmo depois de adulta pois os ramos são muito frágeis.Se puderem me ajudar -e me dar o máximo de dicas e cuidados- vou ficar muito agradecido! Abraços a todos! A mistura é melhor que seja feita com eles pelo menos úmidos, pois o sphagnum libera muita partícula quando manuseado seco, e se essas partículas são aspiradas em excesso podem causar problema respiratório (algo como pneumonia por aspiração de corpo estranho).
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
10.11.2009(Ter)8:57 |
|
 |
mauzao
|
Maravilha, Bode! valeu pelas respostas! Agora, como assim não sabe se é a melhor forma? a areia ou vermiculita ou sei lá que outro igrediente, faz(em) tanta falta assim? Ah, e as plantas vão ficar na sacada do meu apartamento, onde pega sol somente pela manhã e é tudo coberto, não pegam chuva! completando...se for o caso, posso providenciar mais algum componente. Abraços!
Growlist / Wishlist
|
10.11.2009(Ter)23:54 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
mauzao, evite postar mensagens seguidas num intervalo pequeno de temo, quando acontecer isso, use o botão "edit", que se encontra no canto superior direito da sua mensagem. Sobre o substrato ideal, o melhor é 100% sphagnum pra essas espécies que quer semear, agora se não for possível, a mistura substitui muito bem. 
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
11.11.2009(Qua)8:53 |
|
 |
mauzao
|
Ok, desculpe. Valeu mais uma vez, Bode! 
Growlist / Wishlist
|
11.11.2009(Qua)17:12 |